Começo da caminhada

Boa noite, nobre colegas.

Pelo que vejo é normal demorar um pouco seu chamamento referente a inscrição, e não estou aqui para contestar isso, estou usando o tempo de espera para me aprofundar e praticar. Agora, cá está minha duvida, eu posso seguir o curriculum do estudante sem ao menos ter um instrutor, posso pesquisar, testar, treinar, ter um diário? - Digo, poder qualquer um pode MAS para ser mais especifico isso iria atrapalhar meu caminho ou me traria algum problema com meu futuro instrutor?

Outra questão é sobre livros, eu devo compra-los? Qual livros os colegas diriam que são “obrigatórios” possui-los de forma física?

Agradeço desde já;

Boa noite!

1 curtida

Atualização/Update:

Oque eu achei que seria “mais” fácil me pareceu ser o mais difícil. Menciono o Ásana, meus amigos, como é complicado…

Estou buscando uma posição ideal, fiz uns 3 dias com a posição de “Deus” e se mostrou extremamente penosa de fazer, meus joelhos não ficam firme “juntas”, eu fazia 5 minutos e ficava suado(vale ressaltar, não sou gordo, possuo uma estatura mediana de 1,71cm/82KG e pratico avidamente esportes) ou seja, pensei que iria tirar de letra esse primeiro “obstáculo”. PASMEM! Eu não consegui fazer a de “Deus”. E agora?? Pensei, vou trocar, irei fazer a posição do “dragão” e consegui 9:42~47 segundos(até eu alcançar o celular para parar o tempo). Sim, doeu demais tb, pernas dormentes, joelho se dobrando todo e notei que não tenho a elasticidade necessária para fazer exatamente como diz no liber e = “encostar as nadegas no calcanhar”, eu fico “flutuando” em cima da minha perna e com o tronco ereto eu fico forçando a minha descida utilizando a gravidade ao meu favor.

Tenho me divertido muito fazendo e marcando meu progresso, claro, entendo que não é uma corrida e sim uma maratona e em como qualquer perspectiva esportiva ninguém se torna mestre com uma semana de pratica ou workshop etc.

Tenho dividido meus estudos em 30minutos de pratica e uns 60m de leitura do curriculum, estou no segundo livro “Raja Yoga”, eu li o Equinox disponível no site da hadnu (em PTBR) e estou seguindo a ordem indicada.
Penso futuramente comprar alguns livros que julgo interessante para se possuir como: “Aba”, “Gems”, “Dogma e Ritual” e acho que dá para conseguir.

Depois que terminar esse ciclo de leitura vou voltar e dá uma chance para a Gemas pois é mais direcionado “introdução” > “yoga” .

Uma dúvida, penso em praticar a asana até atingir uns 30 minutos, depois que conseguir começar a implementar a pranayama até 30 minutos(juntas) é correto ? Ou devo focar em fazer os 3 tipos juntos ? Não ficou claro para mim lendo o “liber e”.

Att

1 curtida

Sobre o diário magico, o que é considerado necessário ou exagero? vi alguns diarios para ter uma base-modelo e tem uma galera, principalmente gringa que coloca posição da lua etc.
é necessário aplicar essa metodologia?

Acho essa uma atitude saudável.

Não, pelo contrário, você já teria uma bagagem de conhecimento e experiências que facilitaria a comunicação entre os dois.

Eu me pego consultando os livros do Crowley quase que diariamente, então gosto de tê-los em forma física. Eu cheguei a adquirir a bibliografia completa, mas não me pego por exemplo abrindo o “Dogma e Ritual de Alta Magia” todos os dias. É bonito vê-lo na estante, mas não consulto ele com a mesma frequência que um “Liber ABA” por exemplo.

Acho que hoje em dia é muito fácil usar um software para determinar qual era a fase da lua, céu astrológico ou até mesmo a condição climática numa determinada data/local, então não anoto isso no diário, a não ser que eu tenha talvez tomado alguma decisão especificamente por causa daquela condição. Eu me concentro mais no que eu fiz e no que aconteceu.

Olá!

Eu não direi o que você deve ou não fazer, mas contarei apenas o que eu fiz em uma posição parecida, para assim talvez ajudar um pouco.

Atualmente eu sou aspirante e estou seguindo o currículo de leitura com algumas indicações a mais do meu instrutor. Mas o caso é que eu demorei para decidir e conseguir entrar em contato com a A. ’ . A. ’ . e, quando consegui, percebi que já havia lido uma boa parte dos livros necessários do aspirante, faltando apenas alguns de difícil acesso, e isso foi muito bom pra mim, por isso, não vejo problema algum em prosseguir com as leituras antes de um contato efetivo.

Sobre o Diário Mágicko, segui um caminho parecido e individual. Procurei não me contaminar com opiniões alheias e mantenho um diário há quase um ano, onde registro minhas experiências e anoto informações relevantes sobre as leituras. Sinceramente, não me importo se essa é “a maneira correta,” desde que esteja sendo produtivo pra mim - e está sendo.

E a respeito dos livros, eu procuro ter todos em versões impressas, seja comprando ou mandando imprimir aqueles que são difíceis de encontrar à venda. Acredito que aquilo que é palpável é mais útil como ferramenta mágicka e eu me sinto muito mais conectado com o conteúdo dessa forma.

Mas, como eu disse, estou compartilhando um pouco da minha experiência, não significa que você deve fazer o mesmo. Dificilmente mais pessoas comentarão aqui sobre esse assunto, justamente por ser um tema delicado e pessoal, a maioria acaba seguindo sua intuição e adaptando o caminho da melhor forma possível para o seu aprendizado e evolução particular.

Imaginei inclusive que poderia “atrapalhar” esse progresso.

Você mencionou sobre possuir livros que de certa maneira servirá para futuras consultas e citou o “liber aba” e eu consegui comprar um num sebo em Niterói - RJ . Uma versão muito bonita azul com comentários do Mota. Já arrumei um espaço para essa primeira aquisição.

Perfeito, sua opinião serviu de grande ajuda, eu sou uma pessoa que tenho mais agilidade para anotar em portáteis(celular) porque nem sempre estou com um caderninho, e como as vezes eu viajo fds ou durmo fora. Se eu sentir algo diferente eu uso app de diário no celular que tem portabilidade com todos os sistemas. E, inclusive é bem legal, porque sempre que eu adiciono algo ele pergunta como está meu “humor” e existe outras paradinhas que achei legal como “desenhar a dedo” e até mesmo adicionar registro de áudio. E eu posso converter em .pdf (convertendo o registro mensal e enviando pro meu e-mail ou drive).

Obrigado pelo conselho, amigo! E das suas palavras eu seguirei pois penso da mesma forma. " Faz o que tu queres", né?

Desde que funcione para nós(singular) está valendo. As suas opiniões acabam sendo importante porque eu não tenho ninguém da ordem conhecido ou seja, eu não tenho um “norte” e acabei me interessando e querendo cada vez aprender mais, e de certa forma eu sei que o caminho é solitário e não devo esperar muito da relação instrutor-aluno mas isso não deixa de ser importante para mim.

Eu entendo todavia obrigado por expor sua opinião e me dá uns insights! Vocês são 10!

1 curtida

Não só pode como deve pesquisar, testar, treinar e ter um diário mágico. Isso não vai te atrapalhar, muito pelo contrário. Se jogue! Tente não se apegar muito a modelos de diário, faça o que te deixa confortável, funciona da mesma forma. Com o tempo, claro, você criará um padrão seu e assim como numa prova você deve responder de acordo com o que foi perguntado, caso futuramente venha a ingressar em alguma ordem, só precisa “adaptar” para os padrões que eles exigirem. O importante é que você já vai ter uma base. Que os Deuses te guiem!

Eu consegui resposta da A. ’ . A. ’ . até que rápido e logo me aprovaram como estudante, estou iniciando agora meus estudos, já conhecia um pouco da bibliografia mas nada que eu tivesse lido por completo. Meditação é algo que tenho MUITA dificuldade, principalmente os ASANAS. Eu tentei algumas vezes a posição do Dragão e Deus e arrisquei a do Raio, esta última a mais difícil e insuportável de todas. Mas a do dragão também era tanto quanto. Agora descobri que há um banquinho para realizar este (e outros) asanas, e a dor fica menos pior. Entretanto não estou me dedicando ainda tanto quanto gostaria as meditações. Mas quando terminar o Equinox I vou me dedicar bastante a isso e a iniciar com o diário, por enquanto apenas fiz resumos que meu mestre pediu. Li apenas os textos do primeiro Equinox estou atualmente no diário magicko João São João. Vim aqui no fórum, pois o diário me deixou bem animado e assustado com o Caminho e sinto-me bastante atrasado e até relaxado com os estudos. Mas esta percepção me fez ter mais vontade de me dedicar ao assunto.

93 irmãos

Quanto a método, acredito muito neles e no valor científico deles para verificação da eficácia dos exercícios e práticas. Entretanto, a posição da lua, entre outras informações, só adicionaria se tivesse algum propósito secundário e não apenas por capricho.

Aproveitando o tópico, gostaria de enviar algumas sinceras dúvidas a respeito de Asana e Pranayama.

Pelo que entendi as duas são feitas ao mesmo tempo. Sentar-se em alguma posição escolhida e executar pranayama durante um determinado tempo. O que eu não entendi é se só o exercício 1 do Liber E é para ser feito tampando uma das narinas ou o 2, 3 e assim por diante também? Outra dúvida é se os pranayamas podem (e devem) ser feitos de olhos abertos, dado que nos instrui a cronometrar as respirações no relógio. O que vocês acham?

Vi que apagou a resposta, mas li a edição, e ainda não li o Raja yoga, porém era o que eu já estava fazendo. De qualquer forma obrigado, vai ser o próximo livro que lerei, junto ao Equinox volume 2.

1 curtida