Astral ou Etherico?

Qual a diferenca de corpo astral e corpo etherico?

Segundo o Crowley é a mesma coisa, é tudo o "Corpo de Luz".

Segundo a Teosofia, também, é tudo o Linga-Sharira.

No entanto, já vi algum autor, se não me engano a Dion Fortune (tenho que conferir), dizer que o duplo etérico seria um corpo intermediário entre os dois, algo mais físico do que sutil, e que seria ele que chamaríamos de "aura".

http://www.ocultura.org.br/index.php/Corpo_de_Luz

http://hadnu.org/liber-o-vel-manus-et-sagittae

A aura do corpo físico, também denominada duplo etérico (Teosofia), corpo vital (Rosacruz), pranamayakosha (Vedanta), holochacra (Conscienciologia), corpo bioplásmico ou bioplasmático (pesquisadores russos) ou simplesmente corpo energético (pesquisadores ocidentais). Essa aura reflete apenas as condições do corpo físico no momento e suas predisposições energéticas. Contudo, é bom lembrar que o soma (Grécia: "soma": "corpo") é afetado diretamente pelo clima psíquico dos corpos sutis.

http://www.asmrpg.com.br/wiki/Aura_e_Clarivid%C3%AAncia

Acho que o corpo etherico só é mais usado em estudos de Prana em geral !!!

93,93/93

Ftt:

CARDOSO.

Vi uma nota de "Frater Kneph" em um texto sobre "O Pilar do Meio" que quando a Golden dawn falava de Aura ela se referia a emanação energetica do corpo etérico, que é profundamente influenciada pelo corpo físico, nada tendo haver com o corpo Atral, que é relacionado com o corpo de Desejos. A Aura é emanada de Malchut, o Corpo Astral é emanado de Yesod.

A minha verdadeira duvida esta na parte em italico...

Mas não consegui achar referencias satisfatorias a respeito...

Não tá no 777, hein? hehehe

Existem muitos "esquemas de corpos". É bom conhecer vários, mas se não há nenhuma diferença prática, não precisa bater cabeça tentando entender porque cada autor explica de um jeito (a menos que você realmente queira se aprofundar no assunto).

O que quero dizer é que não sei se você viaja no seu corpo astral, duplo etérico, se isso é mais físico ou mais sutil, se a viagem é real ou apenas um mergulho no seu emocional; se a viagem deu certo e teve alguma utilidade, isso é o que importa.

Bem, vou esplicar o motivo da duvida...

Uma das MINHAS maneiras de dividir os "Corpos" era a divisao em 4 elementos:

Corpo fisico TERRA

Corpo Astral AGUA

Corpo mental ou mente AR

Essencia ou espirirto FOGO

Mas...

Se essa informação for verdadeira, minha nova divisão será:

Corpo Fisico TERRA

Corpo Etherico (ligado ao corpo fisico e emoções e que emana Aura) AGUA

Corpo Astral (ligado a mente e sua projeção ou "Interiorização") MENTE

Essencia Espirirto FOGO

Mas vcs devem ta se perguntando... e daí? Qe diferença isso vai fazer?

Pra quem leu Raja Yoga de Swami Vivekananda, deve lembrar que ele fala algo a respeito de usar sua energia vital sem necessidade dos canais energeticos. Pelo menos pra mim fez parecer que insinuava o desprendimento do corpo energetico ao corpo fisico e não simplesmente de uma projeção de consciencia...

E o autor vai alem, ele propoe que esse corpo se torne independente do corpo físico.

Entendi, daí você quer saber qual é o corpo exato. Eu não lembro disso, do que se trata? Desprender o corpo para viajar?

Não, não e sobre viagem astral, e sim sobre "sidh's" (habilidades yogi).

Elas dependem da correta manipulação desses canais energeticos...

Não lembro exatamente em que parte do livro vi isso, mas vou dar uma olhada agora e jaja posto a parte exata aqui!

O Hathayoga Pradipika e o Siva Samhita tem formas diferentes de obter os siddhis, a maioria físicos mesmo. Então se voce tá atrás deles e não descobrir o que é o corpo certo ou como manipulá-lo (pelo que você me disse o Vivekananda não se aprofunda muito no assunto), você pode seguir um desses

Tava confundindo mesmo...

Os siddhis eu vi nos Siva Samhita.

No Raja Yoga de Vivekananda ele fala de uma pratica chamada samyama! Que aplicado de diferentes formas no Yogi parecem despertar os siddhis.

A meu ver, o que é descrito sobre os siddhis na pratica de hatha yoga em Siva Samhita parece algo simbolico e "fantastico" e talvez até "inaplicavel, já o ponto de vista de Vivecananda ME pareceu mais coerente...

Fala sobre ela aqui:

http://hadnu.org/raja-yoga-o-caminho-real/os-poderes

Samyama é o objetivo do Raja Yoga: Dharana, Dhyana, Samadhi. Você já sabe atingi-lo, é só sentar quieto e parar de pensar (ô, muito fácil...rs)

Mas a chave acho que é esta: o duplo etérico seria formado de energia vital, certo? Prana. Agora procura o capítulo do Raja Yoga sobre Pranayama, e veja que vai muito além de "controle da respiração"...

Eu sei, já li a respeito de pranayama...

Mas Vivekananda fala do TOTAL desprendimento do corpo energetico e sua TOTAL independencia do corpo fisico atraves de samyama...

Lê o texto todo que vai ter mais embaixo...

Dharana, Dhiana e Samadhi são comentados no inicio do link que eu mandei...

Mas em baixo fala a "aplicabilidade" fisica do controle do "Corpo energetico" associado com longevidade e projeção não só de consciencia, como tambem do corpo fisico, bilocação, não necessidade de se alimentar e entre outras...

Esta a partir da referencia 39

39

Afrouxando os laços de escravidão, por seu conhecimento dos canais de atividade de chitta (isto é, os nervos), o yogui entra no Corpo de outrem.

O yogui pode entrar num corpo morto e fazer com que se levante e se mova ainda que agindo, ele mesmo, em seu próprio corpo...

Olha, até o Crowley teve que comer e tomar remédio. Ou talvez ele fazia que nem a Blavatsky, que dizia que era um ser tão espiritual que comia carne e fumava para manter seu corpo "grosseiro". [:lol:]

Eu ainda não entendi: qual é o seu objetivo?

Experimentar a aplicabilidade de tais métodos...

Não quero viver pra sempre!^

Pura curiosidade cientifica! [:)]