Tecnognose [Techgnosis]

Nao sei se estou postando no lugar certo (nao sei nem mesmo se estou postando no site certo! [:D] ) mas tecnognose eh um novo conceito "mistico-tecnologico" ligado a Cybermagick (conceito bem caoista!).

Um outro conceito semelhante mas provavelmente mais pratico do que filosofico seja a "tecnomancia", presente em alguns livros de RPG.

Queria saber se ha alguem no forum que entenda um pouco mais a respeito.

Confesso que mesmo meu interesse seja grande, meu conhecimento sobre isso seja extremamente limitado.

Li que ha um livro que trata detalhamente sobre o assunto, Techgnosis de Eric Davis.

Tambem li outro artigo de mesmo titulo de Steve Mizrach.

O conceito dele parece muito similar ao caoista em que o Caos em vez de desordem seja uma ordem superior, ou "processos interativos nao lineares".

E ele mescla isso ao conceito termodinamico de entropia, mas associado a informacao (como forca oposta a entropia!!!).

Para ele, a informacao eh tao importante como tempo, o espaco, a materia e a energia.

Tambem eh chamado de "Modelo Informatico de Magia" ou "The Information Model":

O Modelo Informático

O Modelo Informático da Magia tem se sido desenvolvido desde 1987 e ainda temos vários debates sobre a direção que tomará no futuro, mas suas premissas básicas são as seguintes:

a) Energia é cega, precisando informação que determine o que deve ser feito. Estes podem ser as chamadas Leis da Natureza ou ainda comandos diretos ou estatutos de vontade.

b) Informação não possui massa ou energia. Portanto é mais rápida que a luz e não encontra as mesmas limitações do Espaço-tempo Continuum de Einstein. Pode então ser transmitida ou adquirida em todos os lugares e em qualquer tempo. Em analogia, pode estar conectada mais aos fenômenos quânticos do que a relação relativística entre massa e energia. Ela pode, no entanto, se aderir a algum meio, a alguma organização ou a qualquer aparelho de arquivamento de memória.

No começo desse debate ainda se acreditava que a existência de um campo morfogênico como aquele postulado por Rupert Sheldrake deveria ser essencial para explicar o modo como ocorre a transmissão de informação. Isso ainda está em discussão, mas não aparenta ser essencial para explicação do modo como a Magia opera. O que parece mais provável é que outros conceitos o substituirão no futuro.

A aplicação desse Modelo em construção levou a criação de um Sistema de Magia designado de Cyber-Magia (derivado de "cybernetics", ou seja, a "ciência dos sistemas de controle"). Ao contrário dos outros modelos descritos acima, a Cyber-magia não depende do estado de transe para que os efeitos sejam atingidos. O cyber-mago ativa seus próprios bancos de memória (seu cérebro e coluna vertebral) ou aqueles de outros praticantes. A informação desejada é então transferida de forma análoga ao comando de copy-paste. Essa analogia serve porque a informação (que não possui massa) não se perde nesse processo (como seria no caso da energia), mas acaba sendo apenas duplicada e transmitida. Esse é um ponto importante porque permite que o adepto seja capaz de realizar o ato de Magia mesmo num estado de fraqueza generalizada, talvez até em estado de completa intoxicação, contanto que seus sistemas básicos de suporte de vida estejam em pleno funcionamento e os comandos sintáticos adequados sejam empregados.

É claro que essa técnica exige um grande domínio daquilo que costumava ser chamado de efeitos da kundalini e a pratica tem nos mostrado que bastante yoga e a experiência da meditação ajudam muito no treinamento da Cyber-Magia.

Mesmo que seja muito moderna, o aspecto pouco-tradicionalista dos princípios básicos da Cyber-Magia podem na verdade ser uma das mais antigas formas de prática de magia já concebida. Por exemplo, podemos encontrar vários relatos no Oriente de gurus que são capazes de transmitir todo seu conhecimento a um adepto antes da sua morte, o que é conseguido na prática de um longo período meditativo em parceria.

Isso mostra que diversos Sistemas de Magia, em sua totalidade, sempre coexistiram, o que mudou é a ênfase que se dá a cada Modelo em determinadas circunstancias.

Tudo bem, eu nao ligo, podem me chamar de louco... [:)]

Voltando ao foco do topico, ha alguem que conheca um pouco melhor esse sistema de "magia"?

Outro texto a respeito:

http://translate.google.com.br/translate?js=n&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww2.fiu.edu%2F~mizrachs%2Ftechgnosis.html

Olá. Bem...espero que vc não esteja louco, por que tenho pesquisado este assunto desde que li o manual de Mage pela 1ª vez.É o melhor compêndio de Cybermagia que eu já vi. E funciona direitinho, também, pelas razões especificadas pelo artigo que vc citou. Há muito a ser pesquisado hoje em dia, a Ciência mainstream tem perdido força rapida e implacavelmente. Em termos conceituais, a nova Biologia( Sheldrake e Lipton), a nova Física ( os modelos de Realidade Simulada de Fredkin e Zuse e a torção da energia de Ponto Zero de Kozyrev) e a Psicobiologia (Dr. Ernest L.Rossi) nos permitem modificar ativamente o inconsciente coletivo,através das redes neurais que compartilhamos com nossos PCs.Como diria o Arthur Clarke:" Isso é Magia, acreditem ou não, bibidibobidi-bum!"

PS Estou prestes a adquirir o livro do Erik Davis, Tecnognose, e assim que for possível ele estará disponível aqui [:D]

Domo Arigatoo! [:mrgreen:]

Acho que essa discussão é bastante promissora. O livro do Erik Davis, 'Tecnognose' chegou de Portugal em tempo recorde, o que acende ainda mais a impressão de que Tecnologia é apenas outro nome para Magia. Só que tem um problema, digamos, metafísico: não existe mago 'per se', um mago é um intermediário, coisa que também se pode dizer do tecnocrata.Se é o caso, de onde está vindo a mensagem? Estou supondo que essa seja uma questão que vale a pena responder...mesmo que seja para admitir que não sabemos a resposta, ou que ela não importa, e que o simples fato de haver esta 'media' já é o suficiente.

PS: Assim que for possível, compartilho o livro pelo 4share.

Nao entendi o seu 'per si' mas se puder compartilhar o livro eu ficaria bastante grato.

Desculpe pelo latim...é um hábito difícil de perder para um bibliotecário [:)]

Só quis dizer que acho que não existe mago por si só, é preciso ter um contexto.Tenho feito uma ou outra experiência de auto-hipnose, e noto que qto mais sucessos uma 'operação' mágica alcança, maiores as chances de repeti-la no futuro.É um bom exemplo de reforço positivo,acho eu, e vem de encontro às descobertas da Física de partículas e tudo o mais.Alguém aqui pesquisa na mesma direção? Seria legal poder discutir isso com alguém...