A.A. e Golden Dawn - Diferenças.

..............93........................................

Caríssimos,

Pergunta de 'novato', para darmos início, no dia de hoje, à discussão envolvendo a Sagrada Ordem de Golden Dawn.

Em quais pontos fundamentais a Golden Dawn se distingui da Astrum Argentum?

Ela não adotou o Livro da Lei?

Qual relação há entre a GD e a OTO?

Confesso que adquiri o livro 'O Essencial da Golden Dawn- Introdução à Alta Magia', mas ainda não tive tempo para lê-lo, tampouco os livros postados no espetacular Hadnun.

Qualquer informação será bem vinda.

FilhodoSol - AJustiça8

Caro amigo,

93

Como sabes quem difundiu ao mundo os misterios da G.'.D foi Crowley, muitos membros da mesma Ordem dizem que isso foi traição porém que ajudou muitas pessoas.

A G.'.D.'. tem aspectos iguais e outros diferentes da A.'.A.'. por exemplo no currículo da G.'.D.'. engloba todos os aspectos da Tradição Hermética, incluindo teurgia( magia ritual), alquimia, astrologia, qabalah, tarot, geomancia, e cristianismo esotérico, assim como os mistérios e magia Egípcia, Enochiana, Grega e Caldéia.

Como foi dito a eles "G.'.D.'. na Tábua de Esmeralda de Hermes,"Como abaixo, assim acima; e como acima é abaixo. Com somente este conhecimento você poderá realizar milagres." Embora não sendo uma religião, A Ordem Hermética da Aurora Dourada mantém todas as religiões em reverência e ensina a filosofia Hermética e a ciência do desenvolvimento espiritual

Isso te lembra algo ?

A A.'.A.'. ensina a ciência Hermética também entre outras da descrita acima.

Não ela não adota o Livro da Lei. e muitos membros até acham que Crowley era simplesmente um drogado compulsivo..."está no site oficial da G.'.D.'."

A O.T.O ensina todas as ciências descritas acima porém o que distingue da A.'.A.'. de forma mais tocante é que a O.T.O tem templos, abadias, etc...e seus membros congregam entre sí...

Ou seja;

Crowley saiu da G.'.D.'. e formulou alguns anos depois a chegada do novo AEON em 1904 com o concebimento do livro da lei adotado depois pela A.'.A.'. e pela O.T.O.

Espero que tenha te explicado um pouco mais é muito importante saber mais sobre isso e tem vasto material espalhado pela internet sobre o assunto.

Fraternalmente:

THIAGO CARDOSO.

1 curtida

Caro amigo,

93

ja ia esquecendo-me de falar que várias organizações contemporâneas seguem os preceitos thelemicos, aceitando ou não o Livro da Lei como sua obra sagrada. As mais importantes foram comandadas por Aleister Crowley durante sua vida: a Astrum Argentum (fundada por Crowley tendo por base os Graus iniciáticos da Aurora Dourada) e a Ordo Templi Orientis, originalmente uma organização maçônica que sob o comando de Crowley afastou-se da Maçonaria em termos de filosofia e ritualística, não possuindo mais ligação nenhuma com esta. Dentro da O.T.O. encontra-se também a Ecclesia Gnostica Catholica, seu braço religioso.

Desde a morte de Crowley em 1947 várias organizações foram formadas sob a égide de Thelema ou adotaram-na como filosofia principal. Dentre estas podemos citar o Colégio de Thelema de Phyllis Seckler, o Templo de Thelema, a Ordem Typhoniana de Kenneth Grant, a Sociedade OTO de Marcelo Ramos Motta (sem ligação com a Ordo Templi Orientis), a Ordem Thelemica da Aurora Dourada, a Sagrada Ordem de Ra-Hoor-Khuit, a Ordem Aberta da Aurora Dourada, a Ordem dos Cavaleiros Thelemicos e a Ordem dos Cavaleiros de Thelema de Euclydes Lacerda (sem ligação com a Ordem dos Cavaleiros Thelemicos).

e mesmo aquelas que não têm Thelema como filosofia principal buscam inspiração em Thelema ...

93,93/93

1 curtida

Só lembrando que o Esoterismo, seja de toda e qualquer tradição, NÃO é extático. O Esoterismo está sempre evoluindo, progredindo. As Fraternidades Iniciáticas Modernas possuem determinados tipos de conhecimentos que não existem em nenhum templo intitulado Golden Dawn ou OTO.

Uma coisa que é comum são as pessoas ficarem "fascinadas" quando ouvem alguma coisa relacionada à Golden Dawn, a OTO ou a alguma Ordem dita Rosacruciana a ponto de perderem o bom-senso. Um indivíduo pode ter atingido o último grau de iniciação em uma dessas ordens iniciáticas sem, no entanto, ter atingido o 1º grau de iniciação interna. Para entender isto basta ler "A Nuvem sobre o Santuário" de Karl Von Eckartshaussen.

1 curtida

Vou ressuscitar o tópico só pra postar esse trecho do "Visions & Voices" de James Eshelman (mesmo autor do "The Mystical & Magickal System of A.'.A.'."):

no alt