Ajuda com informações

Boa tarde a todos!
Gostaria que alguém pudesse me auxiliar com informações sobre alguma organização mistica/magica confiável. Tenho 40 anos e sou relativamente novo no campo do ocultismo e sempre leio em fóruns sobre picaretagem em várias organizações. Tenho profunda admiração por cabala, tarô e hermetismo. Os campos que menos me interessa são thelema, umbanda, e martinismo, não que tenha alguma coisa contra, somente tenho pouco interesse nestas áreas. Como vejo bastante "ofertas" de ordens pela internet acabo ficando perdido e gostaria muito pesquisar e encontrar uma organização, ordem ou templo sério para a pratica da magia e treinamento nas mais diversas áreas do ocultismo. Na certeza de alguma informação valida por parte dos membros do Hadnu, sou grato!

(Comentário removido pelo administrador)

Ethar, obrigado pela resposta. Procuro sim a Iniciação Real, já li muito em pouco tempo (Bardon, Eliphas Levi, Israel Regardie, etc) e sinto essa necessidade na Alma desde muito novo, mas devido a família e trabalho nunca me aprofundei, agora desejo me aprofundar o mais rápido possível para não perder mais tempo. Sim, sou do Brasil, Rio de Janeiro e aqui já li sobre a FRA (mas achei muito católica...), Golden Dawn (essa tem um monte, inclusive uma que cobra R$ 350,00 só para entrar, rs), AMORC, etc. Me sintonizei muito com o sistema da Golden Dawn (já li tudo que havia aqui disponível) mas como voce mesmo diz fica difícil saber quem é correto e quem é fraude. Por isso pedi a ajuda de quem tem mais experiência do que eu. Quero me desenvolver espiritualmente (não sei se é assim que se define uma busca pelos caminhos do ocultismo), responder as velhas questões: quem eu sou, de onde vim e para onde irei retornar e de que forma, desenvolver minhas faculdades interiores e ajudar o próximo dentro do que eu conhecer.. Acredito que um mestre e uma organização séria que estude e pratique o hermetismo e a cabala seriam o ideal, mas também tenho ciência que isso é difícil hoje em dia pois não domino inglês. Quanto a Thelema li bastante sobre Crowley e a OTO, mas o que não me chama a atenção é o sistema em si. Grato novamente.

Como Thelema veio da Inglaterra e a foi bastante disseminada nos Estados Unidos, esses dois países são a fonte dos grupos mais tradicionais e dos autores mais conhecidos do meio.

Mesmo assim, o Brasil é um país grande e é difícil julgar o que existe de bom por aqui sem se envolver com tudo. Tem muita gente maneira, apesar das flamewars que rolam na Internet.

Gregorian, existe um grupo de thelemitas que estudam a magia da Golden Dawn aí no Rio de Janeiro, tente entrar em contato com eles:

http://www.collegium.org.br/

Abs

Dyulax,

Obrigado pela resposta, mas tirando a área de Thelema, qual outro grupo ou organização poderia ser considera confiável no estudo e pratica do hermetismo/cabala?

Abçs.

Não sei dizer, pois aí sai da minha praia :bowtie:

(Comentário removido pelo administrador)

Ethar,

Compreendo, mas não vejo o Livro da Lei da forma como Crowley pregava, na verdade sinto mais inclinação para vertentes Rosa-Cruzes, me senti muito desconfortável com conceitos como Nossa Senhora Babalon entre outros, sei que são simbolismos, mas não pretendo ir contra minha mente, quero sim aprender e praticar, mas não desejo ter ligações com conceitos metafísicos do tipo novo aeon entre mais, desculpe se de alguma forma isso agride as convicções de alguns mas preciso ser verdadeiro pelo menos comigo mesmo. Desejo algo mais tradicional. Obrigado a todos que estão respondendo pois está me ajudando a pensar com mais clareza e quem sabe em breve encontrar a ordem que mais se encaixa nos meus desejos e inclinações.

Olá gregorian, existe a Arcanum Arcanorum:

da uma olhada no site do marcelo para mais informações:
http://www.deldebbio.com.br/a-a/

espero ter ajudado.

(Comentário removido pelo administrador)

Marcos17, obrigado pela dica.
Ethar, irei fazer sim como indicado, é que as vezes são tantas informações diferentes em diversos livros que fico me perguntando por onde começar. Uns indicam processos como o da Golden Dawn (banimentos, meditação, etc) já alguns indicam começar por uma analise de si mesmo (?) para depois agir, enfim é uma verdadeira salada. Estive lendo o texto: A Corrupção Moderna da Magia do Prophecy (que eu não conhecia) e percebi que estou na situação que ele passou, meio que um beco sem saída: se encher de conteúdo e nenhuma pratica é meio que perda de tempo, além claro do risco de gastar dinheiro em organizações espúrias (vi na internet cada site de "Ordens" tão esquisitas que é de deixar até uma pessoa com pouca experiência como eu de cabelos em pé). Acredito que tenho que mudar mesmo que devagar minha visão sobre as "bases" de algumas boas organizações, assim terei um mapa para seguir e não ficar dando voltas em torno da mesma questão. Meu problema é que:
* Ordens martinistas não servem porque vou ter que estudar a Bíblia e seguir Jesus Cristo, o qual tenho cá minhas duvidas se realmente existiu.
* Ordens Thelemicas não servem porque não quero uma nova bíblia na minha vida (Livro da Lei) e acho que Crowley era um depravado de marca maior (e quem não é um pouco?) embora reconheça ele como um Mago e um homem muito inteligente, mas não acho que ele é o profeta de coisa nenhuma, isso para mim se aproxima dos Dogmas religiosos.
* Ordens Bardonistas (se existe alguma) não servem porque não encontrei nenhuma.
* Ordens Wiccanas não servem porque não me vejo na floresta nu em noite de lua cheia rodando em volta de fogueira sendo picado por mosquitos.
* Cabalisticas não servem porque é uma confusão de siglas: FRA, FRC, FCO, são muitos efes misturados alguns com cristianismo outros com judaísmo e por ai vai.

* Sem contar as "ordens" onde tem uns mestres que vivem num disco voador ou em algum templo etéreo girando em volta da terra.
Sei que parece engraçado, mas é triste.

Emfim, estou na fase que um mosquito me picou (lembrando Sócrates) e agora me sinto num beco sem saída. Quero ir, quero começar, quero continuar, mas pra onde? As vezes perco o sono pensando nisso, nessa ânsia de aprender e transformar, mas parece que cheguei na estrada e tem uma placa que aponta todas as direções ao mesmo tempo.
Então acho que estou perdendo meu tempo, por isso pedi ajuda aqui, já não sou mais criança e sei que o tempo aqui neste plano é precioso e passa muito rápido.

gregorian...

Novamente creio que caiba a pergunta referente ao que você Busca. Você já considerou trilhar um caminho auto-didata? Ordens e iniciações “formais” absolutamente não são garantia de coisíssima nenhuma e acredito que o futuro religioso da humanidade deverá se tornar cada vez mais algo semelhante a uma colcha de retalhos. Um pajé perdido no meio do mato, deitado num amontoado de folhas secas e coberto de carrapatos, pode alcançar muito mais sabedoria do que você ou eu, e não é uma questão de orientação, mas de sinceridade e devoção.

Como já lhe foi dito, esse fórum contém muita, mas muita informação sobre quaisquer dos assuntos que você deseje saber referentes ao oculto, assim como pessoas das mais diversas opiniões a respeito disso tudo, e que são realmente interessadas em ajudar. Mas claro, eu não acreditaria cegamente em nada do que a gente fala aqui (eu incluso), mas certamente levaria em consideração. : )

Entendo que deva estar confuso sobre um primeiro passo a ser dado e alguma orientação será sempre bem vinda, mas não esperaria pela instituição perfeita, pois eu não creio que isso exista, nem tampouco creio que existam sistemas perfeitos, mas sei que Buscadores sinceros (e persistentes), invariavelmente obtém resultados satisfatórios de forma independente dos meios. Existe (eu creio), um Mestre Perfeito e Secreto, um observador silencioso “tranquilo e infalível como Bruce Lee”, no entanto, ele não está liderando Ordem nenhuma e nem, muito menos, recrutando adeptos em parte alguma do mundo... ele está onde você ainda não procurou, e é claro que você já sabe onde.

Infelizmente eu não tenho ordens para lhe indicar, tampouco creio (como você já deve ter notado) que se precise delas para alcançar auto-conhecimento ou mesmo a sabedoria. Eu também procurei e não achei, mas na Busca achei algo melhor e maior, algo muito mais próximo, muito mais íntimo, muito mais essencial.

Sorte pra você, muito embora a sorte nada tenha a ver com isso. Talvez eu devesse lhe desejar trabalho duro, isso sim faz alguma diferença. "Sucesso será tua prova".

Olá Gregorian!

Respondendo a sua pergunta aqui do meu sofa :) , não conheço nenhuma Ordem segura para você se afiliar hehe.

E, você precisa mesmo de uma Ordem para se afiliar?
De um "tal método pra seguir", de tais normas e coisas de uma ordem exterior a você, para se fazer e cumprir?
De pessoas ao seu redor, iguais a você? Buscando, coisas parecidas?
Você precisa mesmo de uma Ordem esotérica? Para quê?

E, acho que você tem uma visão equivocada de Thelema.

Ah, e se você precisa de um Ordem para a sua vida, beleza então :)

(Comentário removido pelo administrador)

faço minhas palavras a do ethar,

Continue estudando e se familiarizando com todos os sistemas por enquanto

Me parece que se o sujeito quer se iniciar em tradições Afro (como os Europeus e Americanos que tão inundando partes da África e Brasil) ele viaja até o local geográfico de raiz. Isso vale também para as tradições do norte do globo. Aqui no Brasil o que você vai encontrar - flamewars é um termo muito brando, fica melhor egowars - umas panelinha com efeito sanfona (crescem no começo e depois somem, como o grupo citado do Rio, sem deixar vestígio do que ocasionou tal efeito, puro obscurantismo administrativo e falta de compromisso.). Pense comigo, assim como aqui tem terreiros profissionais - os mais sérios pelo que tenho visto são assim - onde você consegue puxar toda a história de quem fundou, porque fundou e é nítido o vinculo fraternal com uma missão social, etc; o contrário é verdadeiro para as tradições “nortenhas” que operam no Brasil. Na hora do pega pra capar os lideres correm. Da mesma maneira, lá no norte, pelo que pesquisei, as tradições afro passam pelo menos problemas que as “nortenhas” passam aqui, não tem vinculo social forte. Entretanto as tradições de raiz geografica (cabala, magick, tarô, etc) são bastante profissionais e tem um vinculo social mais sério onde você poderá facilmente questionar a autoridade e receber respostas claras e objetivas, em vez de falácias baseada na personalidade de X ou Y.

Sul - la - mente seu,

Z.

Obrigado a todos pelas respostas, entrei em contato com o LVX et Nox e estou aguardando resposta, acho que tá na hora de quebrar paradigmas e conhecer mais a fundo a obra de Crowley. Descobri que tem um grupo deles de estudo na minha cidade bem próximo a minha casa. Ainda não me sinto preparado para caminhar sozinho. Espero ter sucesso nesta nova empreitada, neste novo caminho.

Boa Sorte Gregorian!!!

Tudo de bom pra ti.