Aleph, O Louco ou o Mago?

Enqaunto Crowley associa Aleph ao Louco, Levi parece associa-lo ao Mago.

O sistema de crowley parece mais logico já que o "zero" vem antes do "um" matematica e logicamente...

Essa modificação não altera todo resto?

Pode ser que a relação que ele viu entre Aleph e o Mago é que o primeiro vale 1 e o segundo é o Atu 1, mas vai saber. Ele relaciona O Louco a outra letra, ou só fez essa mênção "meio solta" no livro? Aliás, de onde é o comentário?

93

Para aqueles que ficam perdido no assunto.

Aliester Crowley: http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/apendice_taro.htm

Eliphas Levi: http://hadnu.org/dogma-e-ritual-de-alta-magia

Aliester Crowley: http://hadnu.org/liber-777

Para facilitar em possiveis consultas.

93.93/93

Nos capítulos do Dogma de Levi ele associa cada capítulo a um assunto correspondente a cada letra hebraica e a cada carta do tarô. Mas também há outro trecho do livro que ele associa ALeph ao Mago. Assim que achar posto aqui!

Eu já li a respeito. Lévi diz que a figura do mago com um braço apontando para o céu e o outro para a terra esta desenhada desta forma porque assim assemelha-se ao Aleph. Já ao Louco ele associa a letra Schin, letra que Crowley associa a à carta O Aeon.

Interessante lembrar que mesmo Aleph sendo associado ao Louco, o numero de Aleph eh um e o numero do Arcano o Louco eh zero!

Essa mudança de Aleph para o Louco já era feita pela G:.D:., então não foi só o Crowley. Veja a Quarta Preleção de Conhecimento (pg 88 da edição da Madras de A Golden Dawn). Justiça e Força também são trocadas pela G:.D:., mas não sei se no tarô de Crowley tem essa mudança.

No tarô de Crowley a VIII carta é O Ajustamento, associada à letra Lamed, e a carta XI é a carta da Volúpia que substitui a carta A Força. Ela é associada à letra Theth.

Realmente essa associação eh bastante antiga sim...

Inclusive crowley alem de trocar as cartas de libra e leao em torno do eixo de virgem.

Tambem troca aries(imperador) por aquario(estrela) em torno do eixo de peixes.

E o que isso significa praticamente em termos de associações feitas às cartas no momento da interpretação destas?

Isso dependerá da carta!

Com sua associação outra letra hebraica provavelmente seu significado sera alterado!

A Estrela sendo associada a he por exemplo eh mais facilmente identificada com Nuit ou o aspecto feminino do Tetragrammaton. Ja que he representa os aspectos femininos que se repetem em Binah e em Malchut

Mas o significado so eh levemente alterado ja que nao são mudadas as atribuições zodiacais.

Apenas as atribuições às letras hebraicas são trocadas.

Cada letra hebraica tem um significado, por exemplo:

Lamed: L - Atraves do equilibrio M - e do auto sacrificio D - esta o portal

Mais referencias podem ser encontrada em Liber LVIII

ALP. A Condenação Estúpida é ruim.

BITh. O Trapacear com o Segredo do Universo.

GML. O Sagrado Anjo Guardião obrigado ao Auto-sacrifício e ao Equilíbrio.

DLTh. A Porta do Equilíbrio do Universo. (Note D, o highest do caminho recíproco.)

HH. A Mãe é a Filha e a Filha é a Mãe.

VV. O Filho é (mas) o Filho. (Estas duas letras mostram a verdadeira doutrina da

Iniciação dada em Líber 418; oposta do exorcismo protestante.)

ZIN. A resposta dos Oráculos encontra-se sempre na Morte.

ChITh. O Carro do Segredo do Universo.

TITh. Ela que Rege a Força Oculta do Universo.

IVD. O Segredo da Porta da Iniciação.

KP. Nos Risos há Guerra.

LMD. A Porta pelo Equilíbrio e Auto-sacrifício.

MIM. O Segredo encontra-se escondido entre as Águas de Cima e as Águas de Baixo.

(Símbolo, a Arca contém o segredo da Vida nascido do seio dilúvio debaixo da nuvem.)

NVM. A Iniciação é aguardada em ambos os lados pela Morte.

SMK. O Autocontrole e o Auto-sacrifício Governam a Roda.

OIN. O Segredo da Geração é a Morte.

PH. A Força do Altíssimo.

TzDI. Na Estrela encontra-se a Porta para o Santuário.

QVP. Ilusória é a Iniciação da Desordem.

RISh. No Sol (Osíris) encontra-se o Segredo do Espírito.

ShIN. A Ressurreição encontra-se oculta na Morte.

ThV. O Universo é o Hexagrama.

fonte:http://www.cursosdemagia.com.br/liberLVIII.pdf

Eu tenho muito interesse nesse assunto. Estive lendo esse link (é muito completo). Se alguém tiver mais para acrescentar, eu apreciaria muitíssimo.

http://www.tarotelements.com/hebrew-letters/hebrew-for-tarot-readers-mother-letters/

Muito bom o site Walberta!

Fala exatamente sobre o que estamos falando no topico.

Eu que agradeco a contribuicao.

Aluvaia e Lorkshem, saudações fraternas

Interessantíssimo o debate, digno de palmas.

Gostaria de lembrar que Aleph, essencialmente nos remete ao número um, que consequentemente nos faz pensar na unidade. A unidade se deu, depois do ain soph auer, pelo pensamento coordenado, a vontade direcionada e o desejo implícito do destruimento do caos.

Ora, se o caos foi destruído pela basificação do universo e houve com isso a disseminação da ordem, do verbo, que trouxe consigo a forma perfeita, penso eu ser pouco provável que o número correspondente a esse fenômeno tão maravilhoso (digo cabalísticamente) nos remeta ao louco, mesmo porque, o louco é aquele, dentre outras razões, que não conseguiu coordenar suas vontades e pensamentos ou não conseguiu interpretar a luz arquétipica que buscou ou que foi submetido.

Gostaria de encerrar votos de profundo respeitos a vcs dois, que me demonstram o estudo aprofundado, característica reservada não aos iniciados, mas àqueles que conheceram a verdadeira iniciação.

Kleber Antunes.'.

Aluvaia e Lorkshem, saudações fraternas

Interessantíssimo o debate, digno de palmas.

Gostaria de lembrar que Aleph, essencialmente nos remete ao número um, que consequentemente nos faz pensar na unidade. A unidade se deu, depois do ain soph auer, pelo pensamento coordenado, a vontade direcionada e o desejo implícito do destruimento do caos.

Ora, se o caos foi destruído pela basificação do universo e houve com isso a disseminação da ordem, do verbo, que trouxe consigo a forma perfeita, penso eu ser pouco provável que o número correspondente a esse fenômeno tão maravilhoso (digo cabalísticamente) nos remeta ao louco, mesmo porque, o louco é aquele, dentre outras razões, que não conseguiu coordenar suas vontades e pensamentos ou não conseguiu interpretar a luz arquétipica que buscou ou que foi submetido.

Gostaria de encerrar votos de profundo respeitos a vcs dois, que me demonstram o estudo aprofundado, característica reservada não aos iniciados, mas àqueles que conheceram a verdadeira iniciação.

Kleber Antunes.'.

Caro Kleber

Primeiramente gostaria de dizer que o meu conhecimento sobre cabala e tarot é absolutamente superficial, me aplaudir por conta disso é no mínimo um equívoco. Ainda que estes sejam assuntos que me fascinem ainda deixo muito a desejar.

Já o Lorkshem inegavelmente é um "monstro" devorador de informações e associações, ele sim é o dono do tópico e do crédito.

E já que você mencionou acho que é oportuno citar uma pequena discordância... [:D]

Na minha opinião caos não é desordem. Caos é latência.

Primeiramente acredito que houve uma ordenação parcial do caos e eventualmente possa ocorrer uma caotificação da ordem. Isso tanto no Universo como também na vida da gente... Uma moeda, duas faces, sua vez de jogar.

Vejo o caos como um estado de "nâo ser" que pode "vir a ser". Todo receptivo a qualquer influência que o fecunde.

E também creio que o louco não seja um arquétipo de uma força limitada ou submetida, ao contrário... o louco tráz o frescor do começo da jornada. Impetuosidade irresponsável, destemor, vitalidade, alegria, inocência, desapego, pureza...

E o louco é caos sim, com todas as suas possibilidades infinitas. [8-)]

Ah, e o respeito é mútuo, querendo trocar uma idéia "estamos aí". [;)]

aluvaia

Eu Sou o que Sou, Sou o primeiro e o último, sou o alfa e o ômega, Sou o louco do 0 e do 22, também sou conhecido como Coringa, o bobo. Sou então o que anda em todo os aspectos da Vida, Sou o amor que então é a base de toda Vida. Estou em todas as simbólicas cartas do tarô e também em todos os ciclos ou dobras da serpente. Sou também o que não é visto ou entendido, sou Aleph ou tanto faz. Dizer de mim é dizer de tudo e de nada. Por isto estou aqui e ali e Sou tantas vezes trocado de lugar, estando porém sempre em todos os lugares. Dizer de mim é dizer de todos os símbolos e de toda a Vida. Sim, Sou também o Mago, o magista, o profeta e o iniciado, Sou tudo. Sou também todas as representações de Mim mesmo como gráficos e templos, Sou Atlântida e Sou o Tabernáculo sagrado, Sou também a besta simbólica e Sou o Cristo, Sou também o homem. Disseram de mim como números ou gráficos alternados, onde em cada um Sou de um jeito, hora sou 418, hora 666, hora sou 22 e hora Sou nada, também sou 18.000 côvados da Cidade Santa, a Nova Jerusalém, sou Babalon e sou a Virgem Maria. Sou tudo, também Sou as quatro rodas de Ezequiel e estou no meio dos Quatro. Sou Malkut e Kether e Sou toda a Árvore Sagrada da Vida e da cabala.

Porém dizer isso é fácil para aquele que entende um pouco a mais e também tão pouco, mas torna-se sempre complicado de entender, então dizem que é bobo, sim sou o bobo, já o disse.

Mas também sei dizer de forma quase ininteligível, mas a forma que a maioria conhece, ou seja o jeito simbólico de sempre que então torna-se o mesmo, quase ninguém entende. Por isto sou o louco, o não entendido. Sou o bobo, porque também o que só diz supostas besteiras. Mas a outros Sou o mago, o que faz sua magia, que também, quase não é entendida. Então direi Ser o amor sempre, o tão colocado por muitos.

Também me coloquei como três dimensões: matéria, energia e pensamento ou espírito, e então sou mais entendível, pois assim é menos complicado. Sou a semente de Malkut a entrar em outros planos, porém como Malkut Sou o mesmo sistema trino, onde disse que cada simbólica sefirá é também outra ou a mesma árvore cabala. Então dizem que é bobo, pois então Sou só o mesmo louco ou bobo a dizer asneiras.

Achei interessante a colocação de "chania schinaider-eu". Atualmente acho que faz mais sentido associar "O Louco" a Aleph, já que a unidade pode ser qualquer coisa, até o Universo. A Consciência Pura (Purusha) se condiciona a se manifestar de diferentes formas em Prakrti.

É interessante a associação com a ideia de Louco, um louco confunde-se com algo que ele não é. É muito semelhante a ideia de Avidya (Ignorância) da Yoga, onde a Consciência Pura (Purusa) se identifica com a Consciência condicionada (A Consciência pura se expressando através de veículos). Isso pode levar a pensar que O Louco pode ter a consciência de ser qualquer coisa menos a consciência de si mesmo de forma pura. Já a Consciência Pura "percebendo a si mesma" (Dharma-Mega-Samadhi) não sei se possui algum Atu associado.