Alterações no RmBP em função do Aeon de Hórus

Caríssimos, 93!

Nos comentários do RmBP publicado no portal astrumargentum.org, lemos:

1- A pessoa que quiser usar as forças do Æon de Hórus nesse ritual deve prestar atenção num detalhe: a troca das tradicionais imagens dos querubins Rafael e Gabriel. O Novo Æon trouxe uma nova atribuição dos elementos com as quatro bestas: Água agora é Homem/Anjo e Ar é a Águia.

Esses conceitos foram passados a Therion nas experiências dos Aethyr 23 e 24, em Liber 418. O comentário a seguir é do 24º:

“O Querubin-Águia no 23º Ar é Aquário. Escorpião é a Mulher-Serpente. Isso é importante para a antiga atribuição da Águia para Escorpião.”

Therion deixou isso visualmente registrado no Tarô de Thoth, mais especificamente nos arcanos V e XXI: reparando nas extremidades das cartas, a Águia vem antes do Homem/Anjo. Fica melhor se sobrepormos essa distribuição no pentagrama. Nele, se começarmos a leitura da esquerda para direita, no sentido horário, tem-se Ar – Água – Fogo – Terra. Repare também, no arcano XXI do Tarô de Marseille, a antiga atribuição.

Portanto a sua frente, Leste (Boleskine), a figura com Cabeça de Águia e corpo de homem atrás, cabeça de Homem em corpo masculino, à direita, cabeça de Leão com corpo masculino e a esquerda, cabeça de Touro com corpo também masculino.

Nessa mesma página, são expostas num apêndice as seguintes representações gráficas dos anjos:

no altno alt

Em suma, na direção Leste, ou Boleskine, teríamos o anjo com cabeça de águia, signo de Mercúrio no peito, cor predominante amarelo dourado, (segundo a ilustração, carregando o nome de Gabriel), e ao Oeste, cabeça de homem, signo lunar cor predominante azul (carregando o nome de Rafael).

Pressuponho, após os banimentos, virado para o leste, o operador diga "A minha frente, Gabriel. Atrás de mim, Rafael". Gabriel estaria relacionado ao ar, ao HVHI, enquanto Rafael com a água, e com HIHA. Suponho que as armas mágicas correspondentes a cada direção, assim como as demais correlações também sejam trocadas.

Entendi tudo isso corretamente? Alguém faz ou fez uso dessa versão? Algum comentário ou adendo além de "Sucesso é tua prova"?

Fontes:

http://astrumargentum.org/arquivos/ht/apendice_rituais_rpm.htm

http://astrumargentum.org/arquivos/ht/apendice_imagens_ke.htm

Pressuponho, após os banimentos, virado para o leste, o operador diga "A minha frente, Gabriel. Atrás de mim, Rafael". Gabriel estaria relacionado ao ar, ao HVHI, enquanto Rafael com a água, e com HIHA. Suponho que as armas mágicas correspondentes a cada direção, assim como as demais correlações também sejam trocadas.

93

Esta errada, para o aeon de Horus, pois tem que inverter!

A minha frente Raphael, atrás de mim Gabriel etc.etc

O Correto é Raphael relacionado a aguia e com o simbolo do sol no peito, corresponde ao elemento AR, conforme o próprio sitio que vc colocou.

Releia, pois esta claro, pode tbm consultar o ocultura.org que tbm fala

Att,

G.'.

Caríssimo Guthiere, no RmBP "clássico" já usavamos "A minha frente Rafael, atrás de mim Gabriel". Nesse caso, invertemos apenas a representação dos anjos? E quanto ao signo do Sol no peito, não é o que mostram nas ilustrações. Mostraram o signo do sol na ilustração de Mikael.

Revendo o que tu disse:

Então temos Rafael a frente, cabeça de águia, cor amarelo dourado, portando a arma elemental do ar, com o signo do sol no peito?

Observe também que na ilustração provida no apêndice, provavel fonte de confusão, a legenda do anjo com cabeça de água é "Gabriel", e em seu peito, não é o signo do Sol que vemos.

Caro Rafael,

93

Não fiz confusão nenhuma, mas a sua forma de analise com analogia esta faltando algo como:

Para se fazer uma analogia conscia do objeto estudado deve-se fazer num todo, ou seja, todos os elementos, e aqui esta a prova para os ignorantes.

Na Árvore da Vida

Imagine que você está de pé na interseção dos Caminhos de Samekh e Phe. Você está de frente para o Sol – Tiphareth – portanto à sua direita está Netzach, à sua esquerda está Hod e atrás de você está Yesod, respectivamente Vênus, Mercúrio e Lua. Você está assim de pé numa coluna protegida por sua invocação microcósmica. O resultado sendo uma reação macrocósmica, o Hexagrama ou estrela de seis raios aparece também acima e abaixo de você sem qualquer esforço de sua parte (Note o equilíbrio do 5 e do 6).

Desta forma você está totalmente isolado das partes externas, qliphoticas, do Universo.

Tenha bem em mente a percepção desta Coluna com os circundantes pentagramas e os hexagramas acima e abaixo de você. Prática contínua é essencial. É essencialmente importante não relaxar qualquer parte dele; visualizar claramente e limpamente as forças invocadas, com exceção dos Entes Divinos, que não aparecerão, em circunstâncias ordinárias, por tão pouca causa.

Você pode figurar para si mesmo as formas dos Anjos ou antes Arcanjos. Por exemplo: Raphael, começando com “R”, terá cabeça de Glória Solar, e o “Phe” que segue mostra que o resto do aspecto dele é marcial; o “AL” que conclui o Nome (no caso da maioria dos entes angélicos) indica que ele leva a Espada e a Balança.

Este ritual pode ser estudado em: http://www.ocultura.org.br/index.php/Ritual_Menor_do_Pentagrama

Veja tudo antes de analisar uma!

Att,

G.'.

93

O sitio do Keron-E, também é explicado tudo que citei, só que as imagens apresentadas no apendice do sitio esta de uma forma, mas vc tem que muda-lo conforme é mostrado na escrita do próprio sitio.

Att,

G.'.

Caríssimo Guthierre,

Quando me referi à confusão causada pelas ilustrações, não quis dizer que tu havia se confundido. Falava de maneira geral. Queira me desculpar esse segundo mal entendido.

Ok. Entendi tua colocação. De forma que tu pratica o RmBP visualizando em ou associando a cada arcanjo, os signos planetários das esferas conforme o ponto de vista de quem está entre Samekh e Phe, voltado para Tiphereth. Poderia me auxiliar a entender por que os arcanjos carregam segundo o apêndice http://astrumargentum.org/arquivos/ht/apendice_imagens_ke.htm os seguintes signos e os seguintes nomes:

Tradicionais:

no altno alt

no altno alt

Thelêmicos:

no altno alt

no altno alt

No apêndice do qual já falamos, diz que "Água agora é Homem/Anjo e Ar é a Águia." Se tomarmos como interpretação as imagens que carregam o título "Thelemicos" no apêndice, se vê abaixo do Arcanjo com cabeça de águia escrito “Gabriel”, e abaixo do com cabeça de homem, Rafael. Não é o da cabeça de águia que deverá estar à frente, e o com cabeça de homem, atrás?

Agora, acho que apenas se equivocaram, ou não deram importância ao nome na ilustração. Mas se o signo do Sol deve estar no arcanjo davante, adinda escapa a mim porquê atribuiram, tanto na ilustração tradicional quanto thelêmica, à Michael.

Caro Raphael,

93

No apêndice do qual já falamos, diz que "Água agora é Homem/Anjo e Ar é a Águia." Se tomarmos como interpretação as imagens que carregam o título "Thelemicos" no apêndice, se vê abaixo do Arcanjo com cabeça de águia escrito “Gabriel”, e abaixo do com cabeça de homem, Rafael. Não é o da cabeça de águia que deverá estar à frente, e o com cabeça de homem, atrás?

Agora, acho que apenas se equivocaram, ou não deram importância ao nome na ilustração. Mas se o signo do Sol deve estar no arcanjo davante, adinda escapa a mim porquê atribuiram, tanto na ilustração tradicional quanto thelêmica, à Michael.

Entendi sua colocação! Sua duvida é quanto as figuras com simbolos que se divergem do que esta escrito, mas não ligue para as os simbolos não faça como falem anteriormente.

Exemplo: No leste, Homem com cabeça de Aguia, que vc pode usar as correspondencias conforme o caminho de Samekh e Phe, como atribuir ele ao simbolodo Sol, ao elemento Ar, ao elemento Ativo, aos três signo zodiacais do Ar, aos Planetas dos zodiacos ou elementos, e as sephiroth pertencentes ao Ar.

Essas atribuições e outras podem ser encontradas no Liber 777, e no Livro de Regardie na Preleção de Conhecimento do Neófito.

Esqueça as figuras do sitio citado, e use sua própria maneira de atribuir conforme os livros que citei, dentre outros que tambem achara, como a Visão e a Voz que fala no Anjo com Cabeça de Aguia no Leste, etc.etc.

Atenciosamente,

G.'.

93

Caso tenha duvida no Ritual Maior do Pentagrama, que também esta no sitio do Keron-E, veja uma ilustração no sitio do CALEN de como executar corretamente as atribuições dos pentagramas Ativo e Passivo, devendo realizar antes a Cruz Cabalistica no inicio e no final do ritual, que também não é descrito em Liber O. O texto de Liber O, também traz em seu bojo outras explicações.

O Ritual Maior do Hexagrama tambem não é explicado em Liber O, devendo fazer antes do inicio do ritual a analise da palavra I.N.R.I conforme o Ritual Menor do Hexagrama. Outras instruções são dadas no próprio Liber O.

Voce pode achar essas referencias em: thelemistas.org e thelemapedia.org

No mais esta tudo ok, é só atribuir conforme falei e mãos a obra!

Att,

G.'.