AMORC / Rosacruz

Amigos, ainda procurando aprender mais para focar um rumo a seguir, me deparei mais uma vez com vários pontos interessantes na Rosacruz. Minha pergunta é se consideram o estudo das lojas Rosacruz algo bom e válido ou se consideram desnecessário, conforme suas experiências.
Além disso, estive buscando informações sobre lojas em minha cidade, no Paraná, e encontrei algumas, todas filiadas à AMORC (http://www.amorc.org.br/).
Pergunto: é uma associação séria e confiável?

Grato!

(Comentário removido pelo administrador)

Cara, já rolou uma discussão sobre a AMORC, eu sei que é um calhamaço de coisas, mas dá uma filtrada aí...

http://hadnu.org/discussoes/65-visao-sobre-a-amorc?page=2

Na verdade, começa aqui: http://hadnu.org/discussoes/65-visao-sobre-a-amorc?page=1

enfatizado""O teste de qualquer Ordem é sua atitude para com a Lei de Thelema." — Mestre Therion*enfatizado*
Concordo e faz total sentido, Ethar.

enfatizado*Cara, já rolou uma discussão sobre a AMORC, eu sei que é um calhamaço de coisas, mas dá uma filtrada aí...*enfatizado
Obrigado, Aluvaia. Vou lê-la agora mesmo!

Nazeazeno, eu não fui muito longe na AMORC e não tenho muita atração por ela, então leve isso em conta ao ler os meus comentários abaixo e os que eu fiz no outro tópico.

De lá pra cá, me afiliei à AMORC e também já saí. O motivo foi que as instruções eram mais básicas do que eu imaginava, o que era de se esperar, já que eu estava começando, mas a “ementa” dos próximos graus também não me atraiu muito para a utilização no meu trabalho espiritual principal.

A AMORC parece ser um bom lugar para se começar do zero, mas algumas coisas me incomodaram:

  1. Eles alegam ser a Ordem Rosa-Cruz dos manifestos na Alemanha, e mais ainda: que a ordem deles existia como uma instituição organizada no Egito antigo. Eles afirmam e reafirmam isso o tempo todo nas monografias.

  2. Eles colocam citações de grandes nomes do ocultismo e dizem que eram rosa-cruzes. Como eles se dizem os rosa-cruzes, estão dizendo que todos esses grandes nomes do ocultismo no passado eram membros da AMORC.

  3. O preço da afiliação é muito alto, visto que para participar de uma sede física há uma taxa adicional (a cobrança é trimestral, de R$ 114). Acho mais vantajoso comprar um livro por mês.

  4. Parece que eles têm alguma coisa contra a magia.

"O teste de qualquer Ordem é sua atitude para com a Lei de Thelema." — Mestre Therion

Ethar, eu concordo, mas não acho que isso significa abertamente aceitar a lei de Thelema conforme exposta por Crowley, mas sim instigar os membros a ter a mesma liberdade e a fazer a mesma busca espiritual.

Espero ter ajudado,

Abs

"Parece que eles têm alguma coisa contra a magia."

Parece, não... eles são explicitamente contra a magia.

Foi também um dos pontos que me fizeram me decepcionar com a AMORC.

Uma coisa que eu não gostava era o fato de serem extremamente comerciais, tentando vender "bugigangas" o tempo inteiro. Chaveiro, brinco, colar, livro, curso, incenso, CD...

Mas sou bastante grato à AMORC. Nem tudo foram flores, mas foi la que tive minha base. E mesmo a Ordem sendo absolutamente contra a magia, foram responsáveis (ainda que sem saber) por um dos meus primeiros "atos mágicos". A AMORC mudou a minha vida, muito embora não da forma, nem pelos motivos, que se esperaria de uma Ordem Mística.

De fato, observando e lendo algumas coisas deles, percebi que até eu que sou ultra fresco no negócio compreendo bem melhor que o que estava escrito ali. Eu imagino, no entanto, que possa ser uma forma interessante para orientar minha esposa, sem sofrer grande choque devido às suas origens, para compreender melhor tudo e se interessar por uma nova vida com magick fazendo parte da vida, uma vida thelemita, ocultismo em todos os aspectos, por assim dizer.
Seria esse o caso? Ou eu deveria diretamente "evangelizá-la" para ouvir dela o desejo de se estar autoiniciando?

(Comentário removido pelo administrador)

93
Querido Ethar
Acho que você entendeu bem sim. Além disso, acredito que eu também te compreendi bem.
Como ela ter forte influência pentecostal em sua criação, uma reeducação espiritual é algo difícil. Porém, ela te a seu favor ser inteligente e por ouvir eu, há anos, contestar, inclusive publicamente, as várias invencionices da religião Cristã. Ela já concorda, não sei se totalmente ou superficialmente, com a Lei, mas sem saber o que, de onde veio e pra que serve, digamos. Concorda com 93 93/93 sem exitar.
Acredito que, conforme tenho estudado, futuramente eu mesmo devo lançá-la no caminho e deixá-la trilhar livremente. Pelo que tenho visto, ela se interessaria muito mais facilmente pela Cabala.
Enfim, vou continuar orientando e aprendendo mais para poder orientá-la futuramente. Meu desejo é que ela caminhe comigo, assim fica mais fácil até para mim, afinal, se ela não saber o que estou fazendo em minhas práticas diárias, ela achará tudo muito estranho e até mesmo se assustará quando me ver realizando o RmP.
Enfim, vamos caminhando.

Paz.
93 93/93.

Nazeazeno,

Estou num relacionamento de seis anos e resolvi essa questão explicando o que estou buscando, como estou buscando e porque estou buscando. Ela é católica praticante, mas entendeu que nada disso é do “capeta” e que eu sou até mais religioso do que o cristão médio.

Já tentei introduzi-la ao assunto, mas ela não teve interesse. Hoje em dia acho isso muito bom pra mim, visto que a Iniciação é algo extremamente pessoal e eu poderia ser contaminado ou contaminá-la com conclusões pessoais.

Você só terá um problema se não tiver convencido nem a si mesmo do que está buscando.

Acredito que num relacionamento (qualquer que seja), duas coisas sejam fundamentais para a longevidade.

A primeira é a questão cultural. As pessoas tem que ter gostos musicais semelhantes; gostar do mesmo tipo de filmes, gostar de frequentar lugares em comum, mesmos programas, leituras, enfim... afinidades. Pessoas de mundos completamente opostos normalmente não são capazes de conviver bem.

Outra é a questão religiosa.

Ok, não precisam acreditar exatamente nas mesmas coisas, mas uma concepção de Universo minimamente parecida tem que ter.

Dizer que em um relacionamento íntimo “opostos se atraem” é um equívoco.

E esse lance de "abrir os olhos de fulano para as questões espirituais" nunca deu certo. Tem que ser uma iniciativa de cada um.

A AMORC realmente não entra no aspecto "magia cerimonial", mas se pensarmos magia de acordo coma definição de Crowley, o que se aprende na AMORC se adequa muito bem ao termo e pode ser considerado magia sim. E muitos membros de garus mais baixo não sabem, mas nos graus superiores, há até mesmo uma monografia que cita o "Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei. Amor é a Lei, Amor sob Vontade", e explana sobre o tema, inclusive como algo positivo, ao invés do viés negativo que muito ignorante dá ao tema. Porém, não espere ler sobre a palavra Thelema, pois ainda há muito preconceito sobre.

Paz Profunda seja contigo nas Três pontas do Sagrado Triângulo!!!
A AMORC tem se revelado para mim como uma Ordem única. Tenho desejo de entrar para A O.T.O., e para a Tradicional Ordem Martinista (sem falar na Maçonaria). Mas para mim a AMORC tem um lugar especial. Ela é o que pode ser chamada deveras de uma Egrégora de Verdade!
As vezes tenho uma dúvida, e sem falar a mesma para ninguém, essa dúvida me é revelada através de Palestras e experimentos que a Ordem realiza. Algumas pessoas falam mal da AMORC, dizem que o Imperator era um ladrão visionário pois veem uma semelhança entre algumas característica de outras Ordens. Mas o nosso caminho é um só! Não é surpresa para mim que vejam semelhanças na cruz rosacruz ou em outros aparatos ritualísticos, pois isso é comum, e não é só ela que é assim... A O.T.O. tem coisas semelhantes com a da Astrum Argentum, que por sua vez parece com alguma coisa da Golden Dawn, que por sua vez parece com alguma coisa Martinista, que por sua vez tem semelhaça com algo da Maçonaria e daí por diante. O fato de serem semelhantes não quer dizer que foi copiado, alguém inventou o carro e acharam interessante colocar uma direção para guiá-lo, mas ninguém pode dizer que a direção é "propriedade privada" de determinada marca ou empresa.

As referências que posso te dar da Ordem Rosacruz são as melhores possíveis.. Um abraço e boa sorte na sua jornada.
Paz Profunda!!!