Apolonio imita Jesus ou Jesus imita Apolonio

Sugiro a quem abriu esse topico so por curiosidade a pesquisar uma biografia mesmo que resumida de Apolonio de Tyana ou ler "Carta a um Macon" Marcelo Motta (Fra Adjuvo).

E interessante notar que fazem prodigios semelhantes e nasceram na mesma epoca! Como poderiam ter sido conteporaneo e nao ter tido mencao um do outro em nenhuma circunstancia?

Seriam eles o mesmo?

Se a historia eh feita pelo os que vencem? Como consultar referencias historicas nesses casos?

E relendo o livro de Motta ele deixa EXPLICITO que a Igrja eh a praticante da Grande Feiticaria e que a magia faz oposicao direta a mesma... (nao ao cristianismo necessariamente)

Mas reavaliando o texto e comparando com textos satanistas que ja li...

A postura Thelemita parece bastante similar ao Satanismo.

A tenue linha que divide os dois parece ser unicamente o dominio dos desejos e a crenca do "Divino Nada" que eh um tipo de crenca oriental ou hindu.

Enquanto o satanismo adora unicamente ao EU (mas num sentido inferior) e prega a satisfacao de seus desejos e o dominio dos "inferiores", Thelema prega a uniao com o "Eu Superior" e realizacao da "Verdadeira Vontade" que ta bem longe de condizer com nossos desejos carnais (ponto de vista meu, a V.V. eh muito pessoal pra se afirmar isso). Resumindo, satanistas sao "meio que" escravos de seus desejos e Thelemitas sao senhores deles e de outras coisas...[:P]

Mas os dois se opoem a Igreja e ao lado "fraco" do Cristianismo Catolico Romano que foi como um cancer na evolucao humana nas ultimas decadas...

Sera mesmo que a Igreja eh a "grande vil~a" e perpetuadora das trevas e da ignorancia e nos (thelemitas) somos os "mocinhos"? (pode parecer um conceito de bem e mal mas na verdade eh uma comparacao de luz e ignorancia, a ignorancia das massas pode ser util ao poder da elite. mas isso parece nao se aplicar mais em nossos dias...)

Mas voltando ao foco...

Ate que ponto nossa historia foi sabotada?

Nossa, ninguem tem nenhuma informacao adicional a respeito?

Confesso que desde que li fiquei curioso!

Conheço pouco da história de Apolonio, mas existem muitas histórias semelhantes a de Jesus. Você já assistiu o [documentário Zeitgeist]("http://www.zeitgeistmovie.com")? (se sim, ignore o que eles falam de economia, que é ingenuidade medieval) Eu responderia a sua pergunta "Seriam eles o mesmo?" de forma afirmativa. Não possuindo o mesmo corpo, mas representando a mesma correspondência cabalistica solar de Tiphareth, assim também como Krishna, Prometeu, Bodhisatvas. São os "messias" que trazem o fogo e a luz dos céus para nós que estamos encarnados.

Quanto ao Satanismo, acho que comparação com Thelema pode ser feita usando a dualidade entre Hadit e Nuit que encontramos no Liber Legis. Como você colocou, os satanistas procuram a satisfação de Hadit, enquanto thelemitas procuram o equilíbrio entre eles pois "Had é a manifestação de Nuit" e "Nu é o esconder de Hadit". Os dois são um só. "Todo número é infinito; não há diferença".

Quanto a Igreja Católica, não tem como discordar que muito do que sabemos hoje foi de certa forma manipulado ao longo da história. Para começar, foram os concilios e as bulas papais que decidiram "canonizar" alguns dos evangelhos e deixar os outros "apócrifos", principalmente os mais gnósticos. Isso sem mencionar a inquisição e as caças às bruxas. Não acho que é uma questão de "bem e mal", mas de ignorancia mesmo.