93! Olá. Existe uma suposta ordem aí pela internet que utiliza as siglas A.'.A.'.,porém chama-se Arcanum Arcanorum. Esta ordem é liderada por um tal Marcelo Del debio. Ao fazer uma pesquisa no ocultura sobre a Astrum Argentum percebi que ela também é chamada de Arcanum Arcanorum, porém os graus desta são diferentes da A.'.A do Crowley e obviamente não se trata da mesma coisa.Sei que o Ocultura liberou o acesso para que os usuários editem o site, o que ao meu ver tira um pouco a credibilidade do mesmo.
Concluo com as seguintes questões?
1-Arcanum Arcanorum é realmente um outro nome oficial para Astrum Argentum, assim como Estrela de Prata ou Astrum Argon?
2-O Marcelo Del debbio seria um charlatão utilizando a sigla de uma ordem antiga para atrair seguidores para sua nova corrente?
3- Teria um de seus seguidores, ou ele mesmo, editado a página da Ocultura para confundir os verdadeiros interessados.
Creio que estas questões são de extrema importância.Já é difícil aceitar a magia como ciência devido a tanto charlatanismo.
Olá, Hadarquimedes, 93!
Aproveitamos para corrigir algumas informações erradas, mistificações e erros grosseiros que foram feitos nos comentários.
1 - Não. Não há nenhuma ligação nem com o "Alcoólicos Anônimos" nem com o "Astrum Argentum". Quando o Arcanum Arcanorum foi fundado, em 2004, tinhamos entre nossos membros Thelemitas (incluindo os fundadores das ARLS Aleister Crowley e ARLS Thelema, Lojas Maçônicas focadas no estudo da Thelema), porém também haviam muitos umbandistas, membros do Colégio de Magia fundado por Rubens Saraceni, haviam Satanistas (Adriano Camargo monteiro), Alquimistas, Rosacruzes, Martinistas e membros de diversas ordens filosóficas. No período de 2004 a 2008, a ARLS Madras e seu núcleo de estudos e pesquisas de ocultismo contou entre seus membros com pessoas como Wagner Veneziani (editor chefe da editora Madras), Alexandre Cumino (Umbanda), Rubens Saraceni (Umbanda Sagrada), Johhny de Carli (Reiki), Cláudio Roque Buono Ferreira (Grão Mestre do GOB), Sérgio Pacca (OTO, Thelemita e fundador da ARLS Aleister Crowley), Mario Sérgio Nunes da Costa (Grão Mestre Templário), Adriano Camargo Monteiro (LHP, Dragon Rouge), José Aleixo Vieira (Grande Secretário de Ritualística maçônica), Severino Sena (Ogan), Waldir Persona (Umbanda e Candomblé), Carlos Brasilio Conte (Teosofia), Alfonso Odrizola (Umbanda, diretor da Tv espiritualista), Ari Barbosa e Cláudio Yokoyama (Magia Divina),Marco Antônio “Xuxa” (Martinismo), Atila Fayão (Cabalá Judaica), César Mingardi (Rito de York), Diamantino Trindade (Umbanda), Carlos Guardado (Ordem da Marca), Sérgio Grosso (CBCS), entre diversos outros experts em áreas de hermetismo e ocultismo. Junte todos estes estudiosos em reuniões quinzenais onde um deles apresentava uma palestra sobre um tema ocultista e os outros podiam questionar e debater sobre o assunto proposto com seus pontos de vista e você começará a ter uma idéia do que é o Arcanum Arcanorum e o que isso representou em termos de avanço do conhecimento sobre ocultismo no Brasil.
O nome foi escolhido de comum acordo entre todos os membros, pois Arcanum Arcanorum nada mais é do que o local onde se guarda a Arca da Aliança. Então corrigindo sua primeira informação, não é uma "suposta" ordem; é uma Ordem que já existe ha pelo menos 12 anos, que conta com Loja Maçônica, Capítulo Demolay, Távola, Alguns Terreiros e pela qual já passaram mais de 7.000 pessoas, tendo atualmente em torno de 500 membros ativos.
Também não é "liderada" pelo Marcelo Del Debbio, ele é apenas um dos 22 membros fundadores e um dos membros mais "famosos" (e famoso para os profanos, visto que contamos com grãos mestres de ordens templárias, maçônicas, líderes umbandistas e cabalistas que são "famosos" em suas respectivas áreas de atuação. Marcelo Del Debbio foi Venerável Mestre no período de 2014-2015, tendo sido sucedido por Douglas Marinheiro 2015-2016e atualmente nosso Venerável Mestre é Antônio Carlos Dobrowsky.
2 - O fato de ser famoso é apenas reflexo da realização da Grande Obra e reconhecimento de seus pares. Tendo mais de 60 livros publicados e 250.000 exemplares vendidos, sendo duas obras, "Arkanun" e "Trevas" votados como os melhores livros de RPG brasileiros de todos os tempos, e a "Enciclopedia de Mitologia" uma das maiores obras em língua portuguesa sobre Mitologia Comparada, da cursos de História da Arte e simbolismo desde 2007; possui um blog desde 2006, atualmente com mais de 2.900 textos sobre alquimia, hermetismo, maçonaria, thelema, umbanda e simbolismo, cuja visitação diária ultrapassa 10.000 pessoas. Já foi Grande Marechal Adjunto da Ordem Templária no Brasil, Venerável Mestre de Loja Maçônica e fundador de duas lojas maçônicas de cunho thelemita. É atualmente uma das maiores e mais importantes referências em simbolismo, hermetismo e ordens iniciáticas no Brasil. Obviamente muitas pessoas o conhecem...
Mais sobre o Arcanum Arcanorum pode ser lido aqui:
http://www.deldebbio.com.br/2014/08/13/afinal-de-contas-o-que-torna-o-tdc-especial/
Sobre o Marcelo Del Debbio
http://www.deldebbio.com.br/about/
Como bem disse Crowley, "Sucesso é tua prova".
93!