Arquitectura Tradicional

Resolvi abrir este tópico porque sei que aqui acharão interesse ao tema.

Há uma região no Sul de Portugal que tem uma arquitectura popular assaz interessante: o Algarve.

Mas um pouco de História em primeiro lugar.

O Algarve situa-se no extremo sudoeste de Portugal. Neste região localiza-se a extremidade sudoeste da Europa, o Promotorium Sacrum, ou como é conhecido actualmente, Cabo de São Vicente. Dada a sua localização por ali passaram fenícios, gregos, cartagineses, celtas, romanos, germânicos. Durante mais de 5 séculos esteve nas mãos dos árabes: fez parte do Al-Andaluz. E nessa região floresceu a poesia, a ciência, e o estudo do Ocultismo.

As lendas populares dizem que os árabes tinham a capacidade de voar durante a noite e ir para qualquer lugar. Encantavam tesouros por baixo do solo e as filhas em fontes e poços. Podiam ver o futuro em alguidares com água e curavam doenças. Nesta époco viveu na região outra importante comunidade: os judeus sefarditas, onde floresceu o estudo da cabala.

Os cristãos, vindos do Noroeste da Península Ibérica, conquistaram o Algarve na sua totalidade entre o final do século XII e 1249.

Rezam as lendas que desde aí surgem nas fontes, poços, rios, na noite de São João, noite de 24 de Junho, mouras encantadas, à procura de um homem que as libertem. Segundo alguns autores tal é uma corrupção sobre outra realidade, as ondinas, seres do paganismo associados ao elemento água.

O Algarve permaneceu sempre como a região menos cristã de Portugal, a par do Alentejo. Os judeus foram expulsos na transição para o século XVI.

Ora vejamos a arquitectura popular.

no alt

no alt

no alt

no alt

no alt

O triângulo com o círculo no interior é comum nas casas tradicionais, tal como em algumas igrejas. Diz o povo que dá sorte e afasta o mau olhado.

Tenho notado nestes símbolos em muitas casas da região. Suponho que quem os colocou lá na maior parte dos casos não sabe o seu significado. Mas são símbolos tradicionais da região herdados de outras épocas.