As famosas ordalias

Ps:O que o buscador faz ao atear o fogo é o que Prometeu fez aos homens,e teve como ordálio eterno ser comido por corvos.

O homem que conheci que mais beirava à sabedoria me disse uma vez que o conhecimento é como uma enorme roda. Da qual quanto mais estivermos próximos, mais facilmente nos esmagará se cairmo no caminho.

Hoje noto claramente ele tinha razão...

Afinal de contas, ninguém nunca disse que seria fácil. [;)]

Ps:O que o buscador faz ao atear o fogo é o que Prometeu fez aos homens,e teve como ordálio eterno ser comido por corvos.

Contudo, o ordálio de Prometeu não foi eterno. O filho de Zeus mata o corvo (ou águia), liberta Prometeu, e eventualmente, por intermédio de Hércules, Zeus e o Ladrão da Centelha Divina se reconciliam.

Contudo, o ordálio de Prometeu não foi eterno. O filho de Zeus mata o corvo (ou águia), liberta Prometeu, e eventualmente, por intermédio de Hércules, Zeus e o Ladrão da Centelha Divina se reconciliam.

O.o'

93!

Vide "Doze trabalhos de Hércules".

Ps:O que o buscador faz ao atear o fogo é o que Prometeu fez aos homens,e teve como ordálio eterno ser comido por corvos.

Contudo, o ordálio de Prometeu não foi eterno. O filho de Zeus mata o corvo (ou águia), liberta Prometeu, e eventualmente, por intermédio de Hércules, Zeus e o Ladrão da Centelha Divina se reconciliam.

É verdade,foi malz aew que meus conhecimentos de mitologia grego-romana são quase zero hehe [:roll:]

*"Terríveis têm sido os ordálios do Caminho; tenho perdido tudo que possuía, e tudo que amava, tal como no Começo eu ofereci Tudo por Nada, sem saber naquela época o significado destas palavras.

Eu tenho sofrido muitas e dolorosas coisas às mãos dos elementos, e dos planetas; fome, sede, fadiga, doença, ansiedade, perda, todas estas dores e outras tem pesado sobre mim – e vêde!

Quando eu contemplo estes anos passados, eu declaro que tudo tem ido muito bem.

Pois tão grande é a Recompensa que eu (indigno) obtive, que os Ordálios parecem apenas incidentes, insignificantes a não ser pelo fato que eles são as Alavancas por intermédio das quais eu movi o Mundo.

Mesmo essas pavorosas fases de “secura” e desespero parecem apenas o necessário período de gestação da Terra após lançada a sementeira.

Todos esses “falsos caminhos” de Magick, de Meditação e da Razão não eram falsos nem caminhos: eram degraus sobre o verdadeiro Caminho, da mesma maneira que uma árvore necessita mergulhar suas raízes sob a Terra a fim de poder florir, e em sua estação dar fruto."*

(João São João - O Diário Mágico do Retiro de G. H. Frater, O.·. M.·.)

1 curtida

Eu li num blog na qual a pessoa diz que a egrégora da mente coletiva quando perde um de seus gados (Você), ela faz de tudo para trazer seu gado de volta. Um bando de coisas ruins acontecem, é como se essa egrégora estivesse lhe dizendo que você tinha vida confortada e estava numa boa, escolheu mudar de lado e agora viverá o "inferno".

Não sei se é bem assim...

Não sei exatamente a que você se refere quando fala em "egrégora da mente coletiva".

Mas se está falando de um senso comum, primeiro não acredito que exista um desligamento nesse nível num primeiro momento. Tudo me parece muito gradual, pelo menos até a consecução do Abismo, e segundo não sei se isso pode ser classificado exatamente como "egrégora".

Acredito que as forças postas em ação no caso são outras.

Também me nego a admitir que estou sob ação de forças punitivas. Entenda-me... cada um é deus em seu próprio universo, e no meu, Ordálias são provas que me colocam mais próximas do centro de mim mesmo.

Esse negócio de "um bando de coisas ruins que acontecem porque você escolheu mudar de lado a agora viverá o inferno" é meio forçado. Não tenho medo da "egrégora do mal". [:lol:]

Até porque eu não tenho lado (isso é pro dualista).

Ou melhor, tenho sim,... o meu. [;)]

Eu sempre me lembro das palavras de Le Vi de que é o caminho dos réprobos. E eu nunca confundi isso com fatalidade. Se eu estiver andando na rua e um avião cair na minha cabeça, ctz não é culpa da MAGIA. Então eu penso muito q "ordálias" tem muito a ver com a sua força de vontade para viver no mundo dos "trouxas" ( só lembrando harry potter) sabendo o q vc sabe, etc. Mais ou menos aquilo, acho q einstein q falava, saber a diferença entre o q eu posso e não posso mudar e ter muita força pra isso.

Caramba, Walberta... você ressuscitou e fez emergir das profundezas meia dúzia de tópicos de uma época saudosa e, porque não dizer, até inocente deste fórum, pelo menos no que diz respeito a mim, já que minha visão sobre aquilo que se costuma discutir neste sítio se modificou de maneira drástica e inexorável. Hoje quero crer que compreendo a magia, as ordálias, iniciações e todas essas coisas de maneira muito mais particular, lucida e livre (claro que não completamente!) de auto-engano.

Cinco anos depois da criação deste tópico em específico, apenas me resta fazer um mínimo comentário sobre isso ao dizer que não há o que temer quando se está pronto, assim como nada mais motivador para aquele que se julga apto do que testes de aptidão. Acho que relativa ingenuidade nos mantêm afastados de certos "perigos", a salvo, mas o conhecimento e, principalmente, o auto-conhecimento, nos coloca numa trajetória irreversível rumo ao interior da Capela Perigosa. Mas cabe considerar que adentrá-la e, ainda assim, manter-se em pé em meio ao turbilhão traz uma sensação indescritível de indestrutibilidade e uma mudança completa na concepção de nós mesmos e do Universo que nos rodeia.