As famosas ordalias

Srs.,

eu ja estive conversando com 3 pessoas que publicam ate artigos thelemicos,dois deles na realidade estudavam o thelema mas eram adiantados mesmo na magia de franz bardom,eu conversei com um e perguntei ao mesmo sobre mim(este e de bh) e ele me falou coisas que viu no Akasha que jamais poderia saber se nao tivesse uma videncia muito desenvolvida.

Porem ,os dois e inclusive mais um me advertiu de algo tambem que da medo na thelema que é o seguinte,um deles me falou que tinha perdido familia,emprego,saude ,tudo por estar estudando e evoluindo em thelema e franz bardom,pra mim ,isto seria as ORDALIAS,mas isto e verdade mesmo?e tao perigoso assim,lhe traz ma sorte,doença,perda de entes,etc,isto me preocupa e me da medo.

Alguem poderia me falar com experiencia propria sobre o assunto,e me orientar.

sds

ricardo

93.

Frater,

Eu não diria que o estudo de Thelema provoca isso.

Eu diria que a A.'.A.'., que é uma ordem de Ordálio.

O Frater AHA #31, em seu ensaio sobre THELEMA, cuja leitura é imperiosa, assim diz:

A seqüência de práticas leva o postulante a uma mudança de paradigma, uma consecução. É esta consecução que torna diferente, que modifica o entendimento que terá dali para frente, sobre Thelema. Nessa mesma esteira estão os ordálios. A diferença é que os ordálios não dependem de ações positivas para apresentarem-se – muito ao contrário –. Mas para transpô-los...

Daí se depreender a segunda verdade que é “para cada estágio do caminho, uma consciência”. Sem comentar, cita-se Líber AL, III, 63-68. Sim, o sucesso consciente nos ordálios e caminhos (experiência) garante a mudança de consciência. É nisso que se baseia todo sistema de evolução dentro da Santa e Inominada Ordem. Assim, e não de outra forma.

Além disso, deve-se atentar que Crowley, em seu Comentário ao Livro da Lei, cita que os Ordálios são pertinentes a A.'.A.'. (de uma forma específica), mas tb a consecução do grau de Yesod (de uma forma generalizada), assim preceitua:

" Para alcançar essa Esfera (i.e. Yesod), ele tem que atravessar o caminho das trevas onde os Quatro Elementos ( a letra Tav ) parecem para ele, todo o Universo. Assolado por dúzias de fantasmas da matéria, irreais e ininteligíveis, sua hordália é de terror e trevas. Ele somente pode atravessar o caminho pela graça de seu próprio Deus silêncioso, acrescido e exaltado pela virtude de seus atos concientes ao defrontar-se com as ordálias."

Ademais, vos remeto aos Arcanos Menores do Tarot de Thoth, onde Crowley expressou cada um dos ordálios de cada grau.

Espero ter ajudado.

93's

Obrigado pela resposta,na verdade,eu fiquei meio sismado com isso,quando começei a estudar a thelema e dai pra frente tenho enfrentado um problema que nao sei dar nome certo,seria mais ou menos assim,parece estou sendo perseguido por azares,todo dinheiro que ganho some pelo ralo,doenças,mas sortes no serviço,coisas assim.

sds

ric

93.

Já ouviu falar em pensamento finalista?!

Google it.

É mais ou menos, como no livro, O Magico de OZ: A cidade é de esmeralda porque todos usam óculos verdes.

Pense sobre isso!!

93`s

Uma vez estive a conversar com uma amiga sobre os ordalios, e bem o que foi me dito foi:

Ordalios nem sempre são coisas ruins, são coisas que te desviam do caminho, estes podem ser bons ou maus.

Ate agora muito úteis foram estas palavras para mim, espero que também lhe sirvam para algo.

Quando comecei a estudar também fui aflingido por varios acontecimentos ruins, que muito me pertubaram, mas tentei sempre não associar aos estudos, pois acredito que isto tudo sempre esteve a me aflingir e eu so não estava conciente disto.

Srs.,talvez na realidade a gente quer ver uma uniao entre o que esta acontecendo e o caminho ,a senda ,e na realidade com a senda vc passou a ficar mais consciente das coisas que estao acontecendo e ai quer atribuir os problemas do karma aquela senda.

Porem,seguindo o raciocinio,talvez este seja uma caminho rapido e entao traria rapidamente todo o karma para vc ultrapassar e chegar ao desenvolvimento mais rapido talvez.

sds

ric

93,

Em adição ao que o colega já tão bem citou, vale dizer, em termos mais cotidianos, que as Ordálias são relativas a sua própria natureza. Veja-se, para não prolongar o assunto, AL, III-64 e II-21, este ultimo, inclusive, uma Instrução DIRETA a como devem se portar instrutores e também a Besta em sua regência na A.A.

Por outro lado, nem todos passam por dificuldades, problemas, etc.

O que ocorre é um "ajuste" espiritual e material, em suma, uma reorganização de sua vida, onde só fica aquilo que for sólido, útil e consistente. Mas não se descarta, também, que muitas coisas "ruins" ocorrem por indevida orientação de instrutores despreparados e desinteressados... Tome cuidado com quem toma teu Santo Juramento! Saiba distinguir, ou ao menos se esforce para diferenciar o Corso da Lebre...

Se você inicia uma tarefa da A.A., querendo ou não, você estar movendo as engrenagens, os poderes de seu próprio SER, mesmo que numa fase onde o que se espera é que você apenas descubra QUAIS são essas engrenagens... e pode ocorrer delas entrarem em movimento com força, não total, mas o suficiente para você não ter e nem saber como controlá-las: ai entra o seu Instrutor, que deveria estar atento a isto!

Isso é o que significa "ser obcecado pelo seu sucesso"! Você inicia, obtém resultado e ele te destrói.

Mas também você pode fazer tudo e nada ocorrer!

Com relação a dificuldades materiais, veja a cabala... As tarefas da A.A. são treinos excepcionais para você poder "trazer aqui embaixo" aquilo que esta "lá em cima".

Você “provoca” para que algo ocorra, você acorda o tigre dorminhoco e você vence se matar ele! E com isso você é aceito na “tribo” como caçador, ou seja, você cresce espiritualmente.

Esses caminhos na Árvore da Vida, se você for esperar a “vida” agir por você, isso leva varias encarnações!

Entenda, na A.A. você tem as ferramentas para nascer um mendigo e tornar-se um “Rei”. Nascer mundano e tornar-se melhor que buddha, por exemplo, em UMA ÚNICA encarnação! Você ingressa, na maioria das vezes, sem saber o que é deus, e se torna Um!Aliais, VOCE é um, como todos! – mesmo que não sinta isso...

Mas a A.A. É e sempre SERÁ uma Ordem de Ordálias, de PROVAÇÕES!

Se sua vida esta afundando, ou seja, se sua vida no Plano de Assiah, em geral, ta na pior , tenha certeza que lá "em cima” não esta nada muito bem, no sentido de que você precisa rever suas tarefas, buscar auxilio com seu instrutor (Sim, seu Instrutor é responsável por você!) para que ele possa averiguar se o que ocorre é algum ser inumano causando interferência, se é realmente um "ajuste" (Ordália) para preparar o terreno e te amadurecer, ou se é conseqüência de uma vida pouco estruturada. Mas também, possa ser que como o amigo disse “você tenha tirado os óculos verdes” e viu a o palácio não era de esmeralda! Se assim for, seja bem vindo, coisas piores te esperam!..rsss

Crowley certa vez disse que acordou e ao olhar para Sara na cama viu que não era Sara...rsss...mais ou menos assim...rsss

Então, encare a vida e troque de cama, busque a Sara, mas não chore por Carla... ; )

Olha, se te assusta acordar, não tome a “pílula azul”! [;)] – Uma vez fora, não tem volta para a Matrix....

Mas existem outras ordens onde voce desperta seus "poderes", pratica invocacoes, evocacoes, etc, e ainda tem um monte de roupa cheia de insignas, vc pode optar por uma ordem que nao seja de ORDÁLIAS, seguir os preceitos TELÊMICOS e ser feliz! - AL III,60.

Espero ter dado uma ajuda amigos!

Leiam, no hadnu, nossa tradução de “Notas Praticas na Evocação - Parte I” é esclarecedora!

93,93/93

Lembrei de mais uma coisa...

Para que tudo isso de Ordalias?

Veja uma carta de Crowley publicada em MWT, Carta 43, apenas uma passagem, traduzida, claro:

"O principal objetivo do Ritual é o de estabelecer a relação entre seu próprio subconsciente com o Anjo, de uma maneira em que o Adepto é ciente de que seu Anjo é a Unidade que expressa a soma dos Elementos com Ele mesmo, que sua consciência normal contém inimigos estrangeiros introduzidos pelos acidentes de meio ambiente, e que o seu Conhecimento e Conversação do seu Sagrado Anjo Guardião destrói todas as dúvidas e desilusões, confere todas as bênçãos, ensina toda a verdade, e contém todos os prazeres".

Tambem foi o ditame de Nossa Senhora Nuit das Estrelas, por Aiwass, à Crowley:

"Lembrai-vos todos vós de que existência é pura alegria; de que todos os sofrimentos são apenas como sombras; eles passam & estão acabados; mas existe aquilo que resta". - AL II,9

Reflita sobre isso, em especial! Porque 'sucesso é sua prova' - sic ;-)

Ok,como faço para montar na minha cidade um grupo de cavaleiros de thelema?tem que haver pelo menos 3 pessoas?

sds

ricardo

Cavaleiros de Thelema?

Onde vc viu esse termo?

Vc pode montar um grupo de estudos atraves do Collegium ad Lux et Nox.

Ou vc pode estudar sozinho, contatando algum "neofito" da Astrum Argentum

Ok,como faço para montar na minha cidade um grupo de cavaleiros de thelema?

Tente entrar em contato com a própria O.C.T.:

http://sociedadenovoaeon.org/

Prezados

Hoje me ocorreu uma dúvida bem primária sobre ordálias, e eis que resolvi expô-la.

Para não criar um novo tópico sendo que este já existe, permitam-me ressussitá-lo.

Lá vai...

Partindo do pressuposto de que ordálias são testes, pergunto-lhes:

Uma ordália pode ser auto-imposta, algo do tipo "tenho medo de altura, portanto voarei", ou "tenho trauma de falar em público, eis que provocarei tal situação"?

Ou será sempre um processo além do que podemos prever e controlar?

Mais ou menos (usando dos mesmos exemplos) como quando temos receio de falar em público e alguém nos pega pelo braço e diz "fala aí Fulano pro pessoal o que você pensa..." ou quando se tem medo de altura e escuta-se "pedimos que mantenham a calma, mas estamos enfrentando problemas com a turbina esquerda..."? [:)]

Desculpa muda de assunto...

Mas acho que tenho que ler todos os topicos do Hadnu.

Os antigos me tem um valor completamente diferente agora...

Minha forma de ver o que esta escrito mudou completamente! [:D]

Coisas que pareciam sem importancia sao perolas agora! [;)]

Aluvaia,

93!

Tenho também as mesmas dúvidas.Acredito ao meu ver que sim,o buscador pode sim auto impor "ordálias" como metas.

Eu mesmo passei por situações semelhantes.Tinha absurdo medo de escuro e de magia(vê se pode um negocio desses!hehe [:lol:] ).No começo foi dificil quebrar esses paradigmas iniciais.Hoje eu tenho mais fé em mim mesmo e no que faço e recuperei algo que eu não tinha há muito tempo:auto-confiança.

Como Don Milo falou uma vez:"só posso mudar uma coisa com magick:eu mesmo".Ainda tenho minhas limitações,mas faço meus rmp e estudo para melhorar isso em mim.Notei também que esse caráter de ordálias cobra o que você não tem para adiquirir o que é cobrado,ou se você tem seu contrário negativo,eliminá-lo ou transmutá-lo...

...posso estar errado,mas ordálios são tapas na cara que te acordam para a vida real.Esse negócio de ficar reclamando de maré de azar etc para mim não tá colando mais,evito reclamar disso e faço o meu trabalho.Ultimamente tenho adotado uma postura mais roots,mais escrota e bélica diante dos problemas.Pode ser rude,mas levar os tapas e ficar quieto é que não vou [:twisted:] .

In Veritas,

K

93,93/93!

a) as que alguém te impõe (conhecendo um pouco de como você é) ou você se impõe (pelo mesmo processo, sendo que é mais difícil você prestar atenção em si, conforme o amigo acima falou);

b) as cegas (digamos que a natureza te impõe: como diz o meu instrutor: "quando vc se torna ciente do outro lado, o outro lado tbm se torna ciente de vc");

c) as planejadas (por exemplos, as que estão no sistema de uma ordem, que o aspirante vai ter que enfrentar em determinadas ocasiões - na A.'.A.'. temos as Qliphoth, os Arcanos Menores, os Véus, os Caminhos, e algumas tarefas específicas);

etc.

Ok senhores...

Então ordálias auto-impostas são um dos tipos de ordália pelas quais se pode passar.

Bem esclarecedor, valeu.

Sim,sim...

...maaas ordália não é só um mero desafio.Observei em meus estudos de história que a ordália foi muito utilizada pelo direito germanico antigo em crimes de testemunho.Algo do tipo "você nega que roubou,tudo bem.Mas diante de Odin tu irás ser amarrado e jogado num rio.Se você sobreviver,é por que fala a verdade" . [:?]

As vezes eles variavam,ao invez de jogar no rio,o réu segurava uma barra de ferro em brasa sem gritar. [:shock:]

No Medievo,quando o pau troava no Santo Ofício,torturar tinha o mesmo processo,só que deturpado...mas é outra história.

O que me vem muitas vezes a mente é a imagem cristã dos ordálios.A historia da tortura de Cristo pode ser tido como um ótimo exemplo de um ordálio em vários sentidos...

Pois é, eu já tinha ouvido falar de métodos parecidos com estes naquelas histórias horrorosas da época da caça às bruxas quando atiravam a "bruxa" no rio e se ela boiásse tava possuida pelo diabo e aí eles matavam. Já se afundasse, morria, mas era inocente e portanto ia pro "céu", então tava tudo "numa boa". [:roll:]

Sem falar que qualquer um que apenas resolvesse lavar as mão antes de comer poderia ser denunciado por bruxaria... [:shock:]

Pelo menos entre os germânicos se o cara escapasse do rio ou segurasse a porcaria do ferro sem gritar tava salvo. [:!:]

Até aí tudo bem.

Em magia isso é muito mais perigoso.Se crowley que instituiu um ordem só de ordálios é porque teve visão de que o ordálio é um passo para execução da V.V. e da G.O.,se eu estiver correto em dizer.

Me vem à mente algo que um companheiro de grupo buscador também falou que "a medida que o cara estuda e passa a entender como funcionam as coisas,ele passa a girar as engrenagens mais rápido.Isso é positivo.Se por acaso algum infortúnio ocorre,a explicação o buscador já sabe porque estudou e observa as leis que regem o mundo.Quando o cara tenta se iluminar ou trazer outros que desconhecem as leis para a senda,ele ta tentando atravessar um portal elástico cuja força para fechar é muito mais forte que para sair.É como o filme matrix,onde o resto não quer acordar e os que desejam que a maioria não acorde lutam contra você de todas as maneiras possíveis,por "azar",maldições,tentações etc etc etc..."

Pensemos,o cara tenta se iluminar e algo o impede,porque a maioria vibra de forma inferior.Elevar-se a uma oitava superior é quase um trabalho de Sísifo,nadar contra a corrente de ignorancia que se propaga neste mundo.

Quando falo neste mundo,falo que este não e perfeito nem o inferno absoluto.Mas,como Sergio Bronze uma vez escreveu,é o inferno para nós que caimos do paraiso,as provações ocorrerão aqui em sua maioria para ensinar alguma coisa.Cristo,Buda e até Crowley devem ter passado por tipos de provações horríveis na execução de suas missões,imagine nós meros buscadores em início(pelo menos no meu caso [:?] ),que pensamos ainda muito pequeno ao redor de nossos umbigos!

Fraternalmente,

K.