Asana: posiçao da lingua e dentes

Holá! Como vocêes estão? Estou muito grato por "hadnu", muito bom!
Poderiam me compartilhar um detalhe de suas experiencias? Estou no inicio, consegui um asana de 8 min absolutamente imovel, e uns 17 min rebolando um pouco, ou seja, to no comecinho, no entanto, tentei 2 coisas: dentes fechados, lingua nos incisivos/céu da boca, e dentes afastados, labios fechados lingua da mesma maneira. é com muito ódio e impaciencia que rompo as praticas, quando os labios se atrevem a se afastar, ou, salivo demais, e a lingua involuntariamente se meche, diria que este seja quase o unico obstculo para uma postura firme no momento, o resto do corpo ja fica firme na posiçao escolhida, com muitomprazer. Reformulando a pergunta: dntes fechados? Ou abertos com a lingua escorada no incisivo? As duas opçoes tem apresentado incomodo q devo vencer certamente, mas alguem aqui ja praticou, e talvez poss me ajudar nesse detalhe, muito obrigado. Os dentes fechados parece ser diferente da ideia de relaxar a face, no entanto parece mais firme que a outra opçao, alguem pode ajudar?

cara , não tem nenhum centro ou grupo livre de yoga ou budismo na sua região? As vezes é bom fazer umas aulas só pra pegar o jeito e aprender melhor esses detalhes com alguém que já pratica, já tentei praticar sozinho e foi bem estressante me concentrar nos detalhes , e cada autor fala pra praticar de um jeito, no final fiquei confuso e desenvolvi uma forma própria de meditação que li em um livro ( caminhando por longos trajetos silenciando a mente, relaxando o corpo completamente e mantendo a concentração no horizonte sem fixar o olhar em mais nada , respirando expulsando todo o ar e dando ordens para calar todo pensamento) para mim deu certo, tive algumas experiencias interessantes com pássaros, morcegos e pessoas cruzando o meu caminho, fora ficar mais calmo , indiferente ao mundo, me sentir mais energizado, concentrado , disciplinado, controlado, paciente, e ampliei minha capacidade perceptiva meu olhar periférico e capacidade de distinguir sons, até minha timidez melhorou , já que me tornei menos autocritico e aprendi a calar pensamentos . mas enfim existem milhares de formas de meditar no youtube tem umas 500.

cheguei a caminhar por 4 horas sem parar , sem beber água, sem comer, sem urinar nesse processo, e obviamente minha mente atingiu estados alterados de consciência, que creio ser um dos objetivos da yoga. mas talvez você ache uma f[ormula melhor que combine mais com você.

"cheguei a caminhar por 4 horas sem parar , sem beber água, sem comer, sem urinar nesse processo"

Eu já pratiquei Parkour em minha cidade e sem meditação nenhuma eu passava mas de 6 horas correndo sem beber água sem comida... treinamento físico pesado de alto impacto sem parar

Quando eu fazia uma arte marcial chamada "Nei Kung", rolavam alguns exercícios de meditação e outros respiratórios (alguns aliados à movimentações energéticas - "Qi Gong" ), e o camarada que ministrava as aulas dizia que a língua deveria sempre ser mantida no céu da boca "para fechar o circuito".

Como isso já faz alguns dias e eu era ainda mais novo do que sou hoje, não tive nunca a esperteza de questioná-lo mais a esse respeito, no entanto, me habituei a fazer isso de tal forma que nem penso nada, é automático, inclusive faço isso cotidianamente durante outras atividades quaisquer sem sequer me dar conta.

Não sei dizer se é o certo mas, para mim, já é algo natural e fazer de outra forma seria encarado pelo meu corpo como "errado". Costumo deixar os dentes levemente repousados uns sobre os outros, mandíbulas encaixadas, mas não cerradas. Ponho a língua lá atrás, na parte côncava da boca, depois da primeira parte do céu da boca que é rugosa, e isso facilita a manter a arcada dentária repousada sem estar comprimida.

Outro fator a se levar em consideração é a posição da cabeça, quanto mais alta, mais dificilmente sua arcada dentária ficara confortavelmente encaixada.

Seja como for, é sempre melhor aprender com quem já sabe (um instrutor de Yoga ou algo que o valha), eu sou muito heterodoxo em quase tudo e pratico uma fórmula que pode não ser a mais adequada pra você, mas acho que vale a pena tentar se você entender que deve.

Aluvaia, realmente sua resposta foi muito útil, posição da cabeça e o lugar da lingua foram detalhes realmente uteis, vlw parça, nao tenho essas onda de ioga em minha cidade que eu saiba, quanto ás outras respostas, interessante ouvir suas experiencias, mas a pergunta foi especificamente a asana, nao a entrar em transe, eu sou uma pessoa que não me interesso em me mover muito, coisas como essas, parkour, e outras que desafiam a gravidade, obstaculos e coisas do tipo nao me interessam muito, mas isso é individual, muito legais as experiencias, no entanto, eu realmente insisto em praticas asana. Mas nao signifique que eu seja sedentario tb kkkkkk

Notei também, que a minha postura mental talvez nao eseja certa, pois se eu pensar muito em tais detalhes, vou salivar e mexer a boca incansavelmente, pelomenos notei isso kk

C chega a dobrar a lingua? '-' ALUVAIA

Na verdade, dobrar não, ela faz é uma curva pra traz, como um arco.

Massa, vlw