Depende muito do asana que vc esta tentando fazer, eu creio que se a ordem sugerida em Liber E for seguida, com certeza vc não terá problemas qaunto a isso.
"...pois qualquer postura mais cedo ou mais tarde se torna intolerável. A firmeza e a facilidade são a marca de um definido estágio de progresso..." ABA
"Após certo tempo, haverá câimbra e fadiga. E então que o estudante deverá trincar os dentes e persistir imóvel. As sensações de coceira, etc., desaparecerão se forem resolutamente desprezadas, mas a câimbra e a fadiga aumentarão até cessar a prática. Podemos começar com meia hora, ou uma hora. O estudante não deve se assustar se o processo de abandonar a asana após a prática exigir vários minutos de tremenda agonia". ABA
"Persistir na prática dia após dia requererá grande força de vontade, pois na maior parte dos casos verificar-se-á que o desconforto e a dor, em vez de diminuírem, tendem a aumentar". ABA
"Após alguns dias, porém, em todos os casos, os fenômenos descritos aparecerão. À medida que você progride, eles aparecem mais cedo no curso da hora de exercício. A relutância em praticar poderá se tornar quase invencível". ABA
3:36 p.m. "Ásana causa muita dor, e eu não posso mais concentrar-me de maneira alguma. Vou descansar cinco minutos e depois recomeçar". João São João.
Crowley, após ter obtido sucesso no asana em graus inferiores encontrou dificuldades em permanecer na postura do raio em seu retiro mágico.
pode ser isso, pq eu decidi fazer o do Dragao e nao Fiz o do Deus ja que axo a posçao do dragao mais confortavel.
valeu a dica.
"Devemos prevenir o estudante contra a idéia de achar que alguma outra posição seria, talvez, mais fácil de dominar do que aquela que ele escolheu! Assim que a gente começa a mudar de uma posição para outra, estamos perdidos. Nunca alcançaremos o sucesso". Asana Liber ABA.
Não exite em ler quantas vezes se fizerem necessário o assunto até esgotar o conhecimento do mesmo, pois uma grande quantidade de leitura não garante aquilo que deve ser compreendido em um único texto.
Leia com um bloco de notas e uma caneta, e caso a duvida persista contate seu superior para sanar aquilo que não consegue compreender.
Uma dica: NOTAS GERAIS NAS PRÁTICAS link: http://astrumargentum.org/arquivos/ht/ensaios/adjuvo_6.htm
Att,
G.'.
93.93/93