Banimento simples

Quem conhece um pouco de Magia do Caos, conhece o uso que eles fazem do riso como método simples de banimento. Andei pesquisando e vi que a Golden Dawn também recomendava uma proteção simples assim, o Sinal do Silêncio ou de Harpócrates. Em Z-3 lemos: "Esse sinal também é usado como proteção contra ataques. Representa uma concentração de luz astral ao redor da pessoa. Se o Sinal do Silêncio for executado [...] ele é uma proteção contra qualquer ataque ou perigo de obsessão. [...] Como defesa e proteção, o Sinal do Silêncio é tão forte quanto o Pentagrama de Banimento, apesar de ser de natureza diferente. E, como o Sinal do Entrante representa ataque, esse sinal representa defesa, como um escudo é a defesa contra a espada."

Outra forma interessante que andei pensando vem da cultura popular. Há um ditado que diz que "Quem canta seus males espanta". Fiquei pensando se o canto agiria da mesma forma que o riso ou o Sinal do Silêncio? De fato, quando você está cantando sua mente está ocupada/entretida e fica difícil vir algum pensamento ruim, mas fico em dúvida se seria eficaz contra algo mais.

Na verdade eu acho que está mais ligado à uma determinada postura mental do que aos atos em si. É calro que exisem gestos de poder que guardam, por assim dizer, uma certa "carga" mágica pelo emprego prolongado, e que assim como os símbolos, por serem usados para expressar idéias complexas causam grande apelo emocional e tem muita força no astral.

Mas qualquer que seja o gesto, se ele for desprovido de intenção não terá qualquer efeito. E quando se trata de defesa contra ataques, o humor é fator determinante.

Como já dizia Dion Fortune, é praticamente impossível se empreender um ataque psíquico à uma pessoa que está às gargalhadas numa sessão de cinema, por exemplo. [;)]