Buda e o Deva

Saudações,

Aqui está um texto Budista, espero que leve alegria aos vossos Corações, assim como traz ao meu. Essa versão foi traduzida ontem 02/01/2014. 8 )

O BUDA e o Deva

Assim eu ouvi. Um certo dia, o Abençoado (Buda) habitava em Srasvati, no bosque Jeta, no jardim de Anatapindaka. Quando a noite estava muito avançada, um radiante Ser celestial (Deva), cujo semblante era extremamente sublime e cujo esplendor refulgente iluminou todo o bosque, aproximou-se do Abençoado (BUDA) e o adorou, ficando ao seu lado. Ele, então, dirigiu-se ao Abençoado em versos - Qual é a espada mais afiada? Qual é o veneno mais mortal? Qual é o fogo mais feroz? Qual é a escuridão mais bruta?

O Abençoado respondeu, em versos - A palavra dura é a espada mais afiada; cobiça, o veneno mais mortal; ira, o fogo mais feroz; a ignorância, a escuridão mais bruta.

O Deva perguntou: Quem recebe o maior benefício? Quem é o que mais perde? Qual é a armadura mais invulnerável? Qual é a melhor arma?

O Abençoado respondeu: O que ganha mais é o que dá ao outro, e aquele que recebe do outro é o que mais perde. A paciência é a armadura mais invulnerável; a sabedoria é a melhor arma.

Deva: Quem é um ladrão? Qual é o tesouro mais precioso para os sábios? Quem é o ladrão (não apenas na terra, mas também no céu)?

O Abençoado: O mau pensamento é um ladrão; a virtude é o tesouro mais precioso para os sábios. A imoralidade é um ladrão, não apenas na terra, mas também no céu.

Deva: Quem goza da maior felicidade? Quem é o mais rico? Quem é o mais nobre? Quem é o mais desprezível?

O Abençoado: Aquele cujos desejos são moderados é o mais feliz; aquele que é contente é o mais rico; aquele que é virtuoso é o mais nobre; aquele que é cruel é o mais desprezível.

Deva: O que é aquilo que é atraente? O que é aquilo que é repugnante? Qual é a dor mais terrível? Qual é a maior satisfação?

O Abençoado: O bem é atraente; o mal, repugnante. De todas as dores, o inferno é a mais angustiante; a liberação do renascimento é o cúmulo da felicidade.

Deva: Qual desejo é legítimo e apropriado? Qual desejo é errado e impróprio? Qual é a febre mais violenta? Qual é o melhor médico?

O Abençoado: Emancipação da existência transmigratória é o desejo legítimo e apropriado, mas nem todos os maus desejos. A luxúria é a febre mais violenta; Buda, o melhor médico.

Deva: Que poder é capaz de arruinar todo o mundo? Qual é a influência que confunde o mundo todo? O que é que nos faz abandonar nossos amigos? O que impede o nosso nascer no céu?

O Abençoado: É pelo fato da ignorância que o mundo todo está em ruínas, e por céticos que ele é confuso. Um coração cruel, ganancioso, provoca-nos a abandonar nossos amigos. Nosso apego aos objetos agradáveis ​​torna impossível para nós que nasçamos no céu.

Deva: O que é que nem o fogo pode queimar, nem a água corroer, nem vento esmagar, mas que é capaz de fazer bom o mundo inteiro? O que foi pretegido do ataque de um malfeitor que viria para levá-lo embora?

O Abençoado: Bênção!

O Deva, então, perguntara e dissera: Agora eu só tenho uma dúvida deixada a ser resolvida; suplico que me esclareça: - Quem é aquele que foi, é e será o maior auto-enganador?

O Abençoado respondeu, dizendo: Aquele que possui grandes riquezas, e ainda assim não consegue usá-las para promover suas bênçãos foi, é, e será, o maior auto-enganador.

O Deva, depois de ouvir as palavras do Abençoado, estava cheio de grande alegria, e adorou-o, atirando-se para baixo, aos seus pés. E subitamente desapareceu da presença do Abençoado.

The Path — janeiro de 1894 — BUDDHA E UM DEVA (1) — THEOSOPHICAL UNIVERSITY PRESS ONLINE

Nota de rodapé:

  1. Um Sutra, traduzido do chinês por M. Matzuyama. De "Tracts of Buddhist Prop. Soc. of Kyoto, Japan."

Traduzido para o Idioma Brasileiro a partir de http://www.theosociety.org/pasadena/path/v08n10p318_buddha-and-a-deva.htm

Tem um erro na tradução, que passou despercebido. Peço desculpas:

Deva: Qual desejo é legítimo e apropriado? Qual desejo é errado e impróprio? Qual é a febre mais violenta? Qual é o melhor médico?

O Abençoado: Emancipação da existência transmigratória é o desejo legítimo e apropriado, mas não todos os maus desejos. A luxúria é a febre mais violenta; Buda, o melhor médico.

O texto é bonito. Mas em relação ao desejo errado e impróprio que você comentou, ficamos sem a resposta...
Analisando rapidamente:

*Qual desejo é legítimo e apropriado?
R: Emancipação da existência transmigratória é o desejo legítimo e apropriado, mas não todos os maus desejos.

*Qual desejo é errado e impróprio?
R: null

*Qual é a febre mais violenta?
R: A luxúria é a febre mais violenta

*Qual é o melhor médico?
R: Buda, o melhor médico.

Por acaso o desejo errado e impróprio seria apenas o oposto do legítimo e apropriado?

Olá, neeryarh, muito obrigado pela sua presença.

A nossa primeira tradução errada, dizia algo que o texto não diz realmente, aparece como se algum desejo mau fosse aceitável.

Mas esse não é o caminho que Homens como Senhor Buda ou o nosso amado Mestre Jesus ensinam: sempre ensinam o caminho da retidão, e não o de passar a mão na cabeça daquele que está errado. Eles não ensinam o caminho de tapar o sol com a peneira.

Por favor, se os senhores observarem algum erro no texto, poderiam informar?

O texto original está em http://www.theosociety.org/pasadena/path/v08n10p318_buddha-and-a-deva.htm Houve um erro no link