Caminho oculto entre Binah e Chesed

A Espada Chamejante segue a sequência "natural" das sephiroth, começando em Kether, passando por Aleph até Chockmah, por Daleth até Binah, mas aí ela chega em Chesed sem passar por nenhum caminho! Minha suspeita é que os antigos rabinos sabiam de dois caminhos "ocultos" ligando Binah-Chesed e Chokmah-Geburah passando por Daath, da mesma forma como Daath é uma sephiroth "oculta".

Interessante também que é nesse caminho que ocorre a travessia do abismo do Adeptus Exemptus em Chesed, para se tornar Magister Templi em Binah, se tornando um bebê do abismo no meio do caminho em Daath.

Engraçado, tambem vi uma referencia no capítulo 20 de uma história de Alan Moore chamada Promethea!

Na história a personagem principal ao tentar atravessar o abismo na árvore da vida encontra dois caminhos adicionais além da Sacerdotisa que passam pelo abismo e não estão na Arvore da Vida.

O Primeiro deles é Mendigo e o segundo a Fonte.

Não faço idéia de onde o autor tirou isso, mas vou dar uma pesquisada e assim que encontrar algo, posto aqui!

O nome dos caminhos são "The Beggar" e "The Fountain" mas não sei qual vem de Binah e qual de Chokmah.

"Talvez" eles "nunca tenham existido" e talvez tenham alguma ligação com os Reis Edomitas.

Por enquanto são apenas especulações! [;)]

Segundo o link abaixo:

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fdeoxy.org%2Fwiki%2FPraxisEvents%2FQabalah&ei=n-N8Tfr3O4eZ0QHq6MTxAw&usg=AFQjCNErXyMPtTcYkss1Y_zinFUSXPBSyQ

Alan Moore retirou essa idéia de Grant Morrison em sua história chamada "The Filth" lançada pela Vertigo em 2002.

Vou dar mais uma pesquisada e tentar descobrir de onde Morrison tirou isso!

É... não achei nada...

Mas a fonte deve vir de Binah e o mendigo de Chokmah.

(Apenas especulações!)

A Espada Chamejante segue a sequência "natural" das sephiroth...

Exatamente, a Espada Flamejante segue a sequência das Sephiroth e desce o curso da criação, enquanto a Serpente da Sabedoria (agora compare essa * serpente com o Messias) sobe de volta tocando e envolvendo apenas os *caminhos.

Achei um diagrama muito bom ilustrando isso: http://www.pagannews.com/images/tolmain.jpg

É claro, existem outros diagramas da árvore da vida em que há dois caminhos ligando Chesed e Geburah à Binah e Chokmah, respectivament, e excluindo aqueles que ligam Malkuth a Netzach e Hod... além de outros.. mas a questão é: não existe caminho ligando [o caminho de] Chesed a[o caminho de] Binah.

O que me deixa com a pulga atrás da orelha é que enquanto ha duas atribuições adicionais (31 e 32 bis) também ha dois caminhos possíveis.

Sem querer ser "Inventor" mas creio que "The Fountain" poderia ser atribuído ao espírito e "The Beggar" a terra.

Segundo o Zohah, realmente havia uma ligação com Daath mas isso antes da criação do Mundo Yetziratico, Na época dos reis de Edom.

Mas infelismente não conheço quase nada a respeito dos mesmo...

Mas interessante notar que o simbolismo do mendigo seria bastante útil no conceito da "Travessia do abismo" e o "da fonte" do caminho inverso, mas precisamente emanando de Binah (O grande Mar) ou até mesmo de Chokmah (que não deixa de ser uma fonte de energia).

Pelos menos acho que está quase claro que foi realmente invensão ou de Alan Moore ou de Morrison.

Mas o numero 24 tambem parece mais "redondo" e cabalistico do que "22" que é o número de caminhos da Árvore da Vida.

24 x 3 = 72

12 x 2 = 24

3 x 8 = 24

6 x 4 = 24

Já 22 não tem tantas correspondências... além é claro, das que existem com as letras hebraicas.

Mas assim como Daath "não existe" e "não tem" um número atribuído a ele como as outras esferas ( creio que 11 seja uma "daptação") talvez os dois "possíveis caminhos adicionais" não ivessem atribuição com uma letra hebraica.

Isso talvez "corrigiria" a "falta" do elemento Terra e Espírito na Arvore da Vida. Sem contar que eles se encaixam perfeitamente no simbolismo do Mendigo e da Fonte.

Sei que posso está pareçendo meio "Caoista" no meu comentário, mas pelo menos pra mim, faz bastante sentido.

Mas aí temos um problema... pros hebreus só havia três elementos, não cinco.

Crowley (ou Mathers?) encaixou os dois elementos "gregos" adicionais, Terra com Tau e Espírito com Shin, e para não embaralhar as atribuições naturais de Shin e Tau ao Fogo e Saturno, criou as duas linhas adicionais.

Não há caminhos ligando Chesed a Binah ou Geburah a Chokmah. É um gap, buraco, abismo.

Exatamente, a Espada Flamejante segue a sequência das Sephiroth e desce o curso da criação, enquanto a Serpente da Sabedoria (agora compare essa * serpente com o Messias) sobe de volta tocando e envolvendo apenas os *caminhos.

Correto que a Serpente da Sabedoria não toca as Sephiroth passando apenas os 22 Caminhos, toda descrição da Serpente dá ênfase nisso. Quanto à Espada Chamejante, correto que ela descreve a sequência de Sephiroth, mas eu nunca encontrei nenhuma referência falando que ela não passa pelos caminhos (se é isso que você quis dizer com o destaque em itálico). Pelo contrário, nas ilustrações, como a que você mesmo postou , e a que se encontra nas leituras da Golden Dawn, ela sempre passa pelos caminhos, exceto entre Binah e Chesed, onde passa pelo "vácuo". Mas uma ilustração é só uma ilustração, "não vos contenteis com a imagem, Eu que sou a Imagem de uma imagem digo isto, não discutais a imagem". Eu também nunca vi um texto falando que a Espada passa pelos caminhos. Talvez ela passe talvez não, "só sei que nada sei".

É claro, existem outros diagramas da árvore da vida em que há dois caminhos ligando Chesed e Geburah à Binah e Chokmah, respectivament, e excluindo aqueles que ligam Malkuth a Netzach e Hod... além de outros..

Tem também aquele diagrama em que Tiphareth está onde fica Daath, que é normalmente atribuído à Árvore "antes da queda". Mas não é desses diagramas que estou falando.

mas a questão é: não existe caminho ligando [o caminho de] Chesed a[o caminho de] Binah.

Sim, é exatamente isso que tá me intrigando... Assim como também não existe uma décima primeira sephirah, mas fazemos referência a ela toda hora, por representar uma etapa importante da Grande Obra. É o único "pedaço" da Espada Chamejante que não coincide com um caminho (isso se a Espada passar pelos caminhos). Tem razão ao lembrar que as Sephiroth em si também são caminhos, totalizando 32.

O que me deixa com a pulga atrás da orelha é que enquanto ha duas atribuições adicionais (31 e 32 bis) também ha dois caminhos possíveis.

Lorkshem, primeiro valeu por todas as informações. Vou dar uma olhada no Alan Moore e no Grant Morrisson. Do Morrisson eu só havia lido "Pop Magic" quando comecei a me interessar por magia. Nem achei um bom texto, muito vago, Liber Null era mais produtivo em termos de Caos.

Voltando ao assunto, quanto as duas atribuições adicionais, eu tinha esquecido disso. Dá prá levar na mesma linha de pensamento.

Mas o numero 24 tambem parece mais "redondo" e cabalistico do que "22" que é o número de caminhos da Árvore da Vida.

[...]

Já 22 não tem tantas correspondências... além é claro, das que existem com as letras hebraicas.

De fato, 2 x 12, é a combinação entre os signos do zodíaco e Yin/Yang. É o fatorial de 4 e o número de anciões de Apocalipse 4:4... Mas lembre também da correspondência de 22 com os Arcanos Maiores (desconsiderando esses dois que você mencionou, claro), além de que 22 / 2 = 11 o número da grande obra, a união do macrocosmo 6 com o microcosmo 5, das letras de ABRAHADABRA e das palavras de "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei", e uma porrada de coisa significativa. Ainda, 22 x 10 = 220, o número do Livro da Lei, que diz que "todo número é infinito, não faz diferença".

Mas assim como Daath "não existe" e "não tem" um número atribuído a ele como as outras esferas ( creio que 11 seja uma "daptação") talvez os dois "possíveis caminhos adicionais" não ivessem atribuição com uma letra hebraica.

É exatamente essa a minha idéia! Daath é uma sephirah oculta e misteriosa, assim como os dois supostos caminhos que passariam por ela.

Mas uma ilustração é só uma ilustração, "não vos contenteis com a imagem, Eu que sou a Imagem de uma imagem digo isto, não discutais a imagem". Eu também nunca vi um texto falando que a Espada passa pelos caminhos. Talvez ela passe talvez não, "só sei que nada sei".

Em Liber L.X.V. "imagens", tem um sentido mais amplo do que "gravuras" ou "diagramas".

Se busca por referências, consulte a explicação dos dois símbolos na cerimônia de Admissão do Adeptus Minor da R.R. et A.C., onde você pode confirmar que uma trata da emanação das 10 Sephiroth e a outra da ascenção dos 22 caminhos.

Não achei referência anterior à da Golden Dawn (exceto no Zohar, mas com uma definição diferente).

Tem também aquele diagrama em que Tiphareth está onde fica Daath, que é normalmente atribuído à Árvore "antes da queda". Mas não é desses diagramas que estou falando.

Novamente, voltar à origem do diagrama, Golden Dawn.

Em Liber L.X.V. "imagens", tem um sentido mais amplo do que "gravuras" ou "diagramas".

Eu sei. Mas se tem algo que aprendi com a pouquíssima experiência que tenho com ocultismo é que as coisas podem ter mais de um sentido.

Se busca por referências, consulte a explicação dos dois símbolos na cerimônia de Admissão do Adeptus Minor da R.R. et A.C., onde você pode confirmar que uma trata da emanação das 10 Sephiroth e a outra da ascenção dos 22 caminhos.

Ok, "A Golden Dawn" de Regardie também é minha principal referência:

3o Ad. (Indicando a Espada e a Serpente): As cores do Minutum Mundum também são a chave daquelas que compõem o Distintivo de Admissão da Espada e da Serpente, de maneira que, com sua ajuda, as duas podem ser melhor examinadas e compreendidas. Uma é ascendente e a outra descendente; uma é fixa e a outra é volátil; a primeira une as Sephiroth, e a segunda une os Caminhos. Além disso, na Serpente da Sabedoria é mostrada a Espiral ascendente, enquanto que na Espada é a investida do Brilho Branco que desce a partir e além de Kether, diferenciando-se em várias tonalidades e cores que escurecem ao se aproximarem de Malkuth.

A Espada é a investida do Brilho Branco que une as Sephiroth de forma descendente. Como que ela une Kether e Chokmah sem passar por Aleph? Pode até ser, mas esse texto não fala nem que sim nem que não. Esse é o ritual da Stella Matutina, talvez haja mais detalhes no ritual original.

Novamente, voltar à origem do diagrama, Golden Dawn.

Esse que falei não é um diagrama da GD, é a Árvore de Gra, talvez você pensou que eu estivesse falando dos dois diagramas do "Jardim do Éden", mas não. Eu citei foi a seguinte árvore de Vilna Gaon

no alt

Apesar de tê-la citado, o fiz apenas para acrescentar à diversidade de modelos da árvore que você havia citado. A discussão toda é em cima da versão da Golden Dawn mesmo, que por sua vez é baseada na Árvore de Ari (que é a versão que possui caminhos entre Chokmah/Geburah e Binah/Chesed, mas não entre Netzach/Malkuth e Hod/Malkuth). Mas também não é desta que estou falando.

Outra referência:

"De maneira similar àquela pela qual Kether transbordou para Chokmah, esta, por sua vez, transborda para Binah, a Terceira Sephirah. Os **Caminhos* trilhados pelas Emanações nesses transbordamentos sucessivos são representados na Árvore da Vida por um Relâmpago Brilhante ou, em alguns diagramas, por uma Espada Flamejante*. (Dion Fortune, A Cabala Mística, c. VI)

A Espada é a investida do Brilho Branco que une as Sephiroth de forma descendente. Como que ela une Kether e Chokmah sem passar por Aleph? Pode até ser, mas esse texto não fala nem que sim nem que não. Esse é o ritual da Stella Matutina, talvez haja mais detalhes no ritual original.

fala que sim, sim!

Repetinod o trecho que vc postou!

Uma é ascendente e a outra descendente; uma é fixa e a outra é volátil; a primeira une as Sephiroth, e a segunda une os Caminhos.

E outra...

Como que ela une Kether e Chokmah sem passar por Aleph?

O caminho entre Kether e Chokmah é o caminho de Beth (O Mago) O caminho de Aleph (O Louco) fica entre Kether e Binah.

Mais uma prova que a espada flamejante não passa por todos os caminhos e sim apenas por todas as Sephirot.

E quanto a afirmação de "Caminhos" por Dion Fortune e outros autores e até mesmo entre nós... ela é dúbia! Pode tanto significar apenas as 22 letras que estão entre as 10 Sephirot ou os as 32 referencias de 777 que é a soma dos "caminhos" e das Sephiroth!

Ou seja, a espada ou o trovão não precisa de caminhos para ir de uma Sephirah a outra.

E a serpente não precisa seguir um caminho em uma ordem específica.

Resumindo...

Mesmo que a inserção de caminhos adicionais sejam "esteticamente possíveis", eles não são necessários no sistema cabalístico e não representam uma "falta"!

Tibuda,

Você havia se referido ao diagrama do jardim do éden antes da queda, foi deste que falei... entendi mal então.

Dion Fortune foi treinada na Golden Dawn, e as Sephiroth também são chamadas de Caminhos.

Veja-se o processo de criação segundo a Cabala, segundo estes 10 Caminhos (e ainda não os 32). É a este processo que eu digo que a Espada Flamejante se refere: a criação, a manifestação do mundo. E a Serpente da Sabedoria ao nosso "regresso".

Voltando ao "nosso" diagrama da Árvore, bem.. vamos discutir o quê? rs

Daath é uma falsa sephirah, e portanto um "falso caminho", e é ela que está no "vácuo" entre Chesed e Binah, então ela seria uma espécie de "caminho" entre os dois (lembrando que tudo isso são linhas no papel ou na tela, mas que representam determinadas experiências e ideias.. e as experiências e ideias enfrentadas de Chesed a Binah são as do Abismo...). Esse seria então o "caminho oculto entre Chesed e Binah".

Você havia se referido ao diagrama do jardim do éden antes da queda, foi deste que falei... entendi mal então.

Não, na verdade eu me referi foi à árvore de Gra mesmo, pois alguns ocultistas dizem que a árvore de Gra é como a árvore era antes da queda e a árvore convencional depois da queda. BOm, as duas coisas poderiam ser entendidas do que eu falei: "Tem também aquele diagrama em que Tiphareth está onde fica Daath, que é normalmente atribuído à Árvore "antes da queda"." Eu falei de "antes da queda", mas não de "jardim do éden". Mas isso não importa ao assunto em questão.

Veja-se o processo de criação segundo a Cabala, segundo estes 10 Caminhos (e ainda não os 32). É a este processo que eu digo que a Espada Flamejante se refere: a criação, a manifestação do mundo. E a Serpente da Sabedoria ao nosso "regresso".

Compreendo isso tudo, momento algum questionei nada isso. Com certeza ela não passa por todos 32 caminhos (não passa por Vau entre Chokmah e Chesed), e com certeza ela passa pelos 10 caminhos sephiroth, mas o que não está claro é se ela passa por 8 caminhos caminhos. Dá uma olhada no desenho da espada seguinte, como apresentado na segunda leitura de conhecimento da Golden Dawn:

no alt

Acompanhe comigo: Kether - Aleph - Chokmah - Daleth - Binah - vácuo - Chesed - Tet - Geburah - Lamed - Tiphareth - Nun - Netzah - Pe - Hod - Resh - Yesod - Tau - Malkuth. Dá pra fazer a mesma coisa no seu diagrama colorido. Claro que pode ser só uma limitação da representação bidimensional. Não rejeito essa possibilidade, como também não posso rejeitar a possibilidade oposta. Maldito método da ciência.

Daath é uma falsa sephirah, e portanto um "falso caminho", e é ela que está no "vácuo" entre Chesed e Binah, então ela seria uma espécie de "caminho" entre os dois (lembrando que tudo isso são linhas no papel ou na tela, mas que representam determinadas experiências e ideias.. e as experiências e ideias enfrentadas de Chesed a Binah são as do Abismo...). Esse seria então o "caminho oculto entre Chesed e Binah".

É exatamente isso que eu estou falando, interessante essa abordagem de Daath ser um caminho nos dois sentidos, como um "apêndice" tanto aos 10 caminhos Sephiroth e aos 22 caminhos caminhos. (Putz, como que eu me refiro aos caminhos excluindo as sephiroth?) Essa discussão toda é só uma tentativa de tirar um pouco mais de idéias e experiências por trás das linhas no papel. hehehe

A Espada é a investida do Brilho Branco que une as Sephiroth de forma descendente. Como que ela une Kether e Chokmah sem passar por Aleph? Pode até ser, mas esse texto não fala nem que sim nem que não. Esse é o ritual da Stella Matutina, talvez haja mais detalhes no ritual original.

fala que sim, sim!

Repetinod o trecho que vc postou!

Fala não, cara. Uma coisa não exclui a outra. Olha a diferença que uma palavra faz:

Uma é ascendente e a outra descendente; uma é fixa e a outra é volátil; a primeira une [apenas] as Sephiroth, e a segunda une os Caminhos.

E outra...

Como que ela une Kether e Chokmah sem passar por Aleph?

O caminho entre Kether e Chokmah é o caminho de Beth (O Mago) O caminho de Aleph (O Louco) fica entre Kether e Binah.

Tô com as referências da Golden Dawn na cabeça, como do diagrama acima. Já me puxarama orelha que preciso me atualizar para o novo aeon urgente.

Mais uma prova que a espada flamejante não passa por todos os caminhos e sim apenas por todas as Sephirot.

Que a Espada não passa por todos os 32 caminhos é fato (com certeza não passa por Vau), de que ela passa pelos 10 caminhos sephiroth também, mas o "apenas" fica por sua conta. E faz muita diferença.

Ai ai...

Desisto...

Acho que vc ta procurando cabelo em ovo ou tentando reinventar a roda (desculpa o comentário)!

Pode parecer redundancia mas o fato de ser afirmado que a espada passa por todas as Sephiroth e ser VISIVEL que ela não passa em todos os caminhos, creio que o apenas seja desnecessário.

Mas de de qualquer ela passa sobre o caminhos mesmo, mas usando um pouco a lógica (muito relativo) é possível entender que ela não necessita dos mesmos.

E caso necessitasse com certeza a menção disso dificilmente seria negligenciada!

Tem toda razão hehehe. Cabelo em ovo... Gostei da expressão.... Não estou inventando nada. Só não quero rejeitar nenhuma possibilidade... Valeu pela discussão!

Mas de de qualquer ela passa sobre o caminhos mesmo, mas usando um pouco a lógica (muito relativo) é possível entender que ela não necessita dos mesmos.

Não é questão de necessitar, é questão de formar... Sei lá... Deixa esse cabelo do ovo pra lá...