Candomblé.

Candomblé e (caminho da esquerda) para aqueles que já vagaram por este caminho.

Sobre os rituais e purificações do Candomblé, e tantas religiões e suas diversas verdades, por onde buscar? como saber? em que crer? acredito estar passando pela loucura . estou pedindo ajuda de quem si dispõe a ajudar.

Complicado... Primeiro porque não encontro muita a definição clara de o que seria o “Caminho da Esquerda”. Já discutimos isso aqui várias vezes e não se chega a uma conclusão razoável, portanto é difícil associá-lo ao que quer que seja. Francamente, acho os conceitos “Caminho da Direita e Esquerda” não aplicáveis segundo a definição ordinária, sendo, até onde sei, uma termo de origem Tântrica referente ao posicionamento dos participantes em cerimônias específicas. Enfim, acho que não cabe outra cansativa discussão a respeito.

O Candomblé é uma religião muito bonita, em tese, mas tudo depende de quem você é e o que está Buscando. É uma religião que da qual muito embora eu nunca tenha sido um praticante fiel e assíduo dos preceitos (até porque muita coisa me parece bobagem) me fez abrir os olhos para um monte de coisas muito pertinentes, já que se baseia na premissa de que todo ser humano é imbuído de uma Divindade particular, única e maravilhosa, a qual lega uma série de características físicas, mentais e comportamentais para cada um de nós.

Mas o interessante no Candomblé, assim como em muitas outras vertentes religiosas, não é meramente a parte ritualística em si, mas o que está por trás dela. Não que os rituais não tenham a sua importância, mas religião serve (ou deveria servir) para re-ligar o homem à Divindade e não é bem isso que a maioria busca hoje em dia quando procura uma Casa de Santo.

Mas respondendo às suas perguntas:

“Onde buscar?”

Nos clássicos. Sobre Candomblé, leia Pierre Verge, leia prof. Agenor Miranda Rocha, leia Mãe Stella de Azevedo Santos, leia Reginaldo Prandi, leia José Benistes... aprofunde-se no assunto, tenha base teórica.

Como saber?

Discernimento. Pense, pondere, experimente...

Em que crer?

Ai é com você... acredito realmente que ninguém aqui vá lhe dizer em que quer. No máximo para crer em você mesmo, em seus próprios instintos, nas suas intuições, não levando muito em consideração o que lhe dizem as "autoridades", mas sim aprender pela via da experimentação.

“Acredito que estou passando pela loucura”...

E quem aqui não, amigo? A chamada “iniciação” é a arte de enlouquecer em doses homeopáticas... e nesses casos, veneno de menos também mata. : )

Eis uma das mais recentes discussões sobre "Mão Direita x Mão Esquerda", caso se interesse em saber:

http://hadnu.org/discussoes/452-mao-esquerda-mao-direita-origem-e-significado-dos-termos

Cara... eu tava relendo o que eu escrevi agora há pouco e achei que tá meio confuso... desconsidere os erros de português e concordância, beleza?... eu não tô legal hoje. Mas espero que tenha dado pra entender mais ou menos o que eu quis dizer.

Talvez aqui você pegue algo também:

http://hadnu.org/discussoes/431-magia-e-religioes-brasileiras?page=1

Sobre o Candomblé posso responder o que estiver ao meu alcance. Basta dizer o que deseja saber especificamente.