Eu não considero Deus uma Inteligência! E muito menos separada ou unida directamente a qualquer Ser, Humano ou não Humano! No entanto tudo está contido nesse Vazio!
Como o Vácuo que existia antes do primeiro ponto no Tempo/Espaço, criou necessidade de algo se manifestar, o que se manifestou, como Big Bang, existe dentro desse Vácuo, mas também, Fora e no meio, visto que mesmo a Matéria não é “densa” ou unificada o suficiente para não ter algo a ligar os seus compostos, Átomos ou Partículas! (Se entendermos que algo dessa magnitude transcende as Dimensões)
[Ain Soph]
Tanto está a volta do Universo como está dentro de todas as particulas! No entanto não está, porque Deus é o que não é ainda!
Numa tela, Deus seria o que não está ainda Criado ou Pintado! Como o conceito de Nuit e as Possibilidades do Espaço Infinito! Mas também seria a Possibilidade de ser preenchida, apesar de ao ser prenchida, este Vazio deixaria de ser Deus! Ou passaria a ser uma Manifestação de Deus!
Considero Deus a parte Oculta da Equação, não só indeterminada, mas mesmo ausente! A Equação faz esse “Nada” existir, por Reflexo! Passando a ser Presente mas não Determinado! Como a Luz que só é vista em relação as Trevas e ao Observador!
Eu diria, na minha opinião, que se todos os organismos são Seres, e logo são; Deus seria o que está entre eles! A Força, ou até Vacúo que esta entre todos os Corpos, a “Cola” que une os Atomos, as Células, etc. “Onde Duas ou mais pessoas (ou particulas) se juntarem, lá está Deus!” É como a Força electro-Magnética na sua forma ainda não Manifestada! Depois de Manifestada deixa de ser Deus!
Se Deus é indefinível e indefinido, a partir do momento que se manifesta deixa de o Ser!
[Ain Soph deixa de ser Ain Soph quando passa a ser Ain Soph Aur! Ou Ain soph Aur deixa de o ser ao Manifestar-se em Kether]
“Eu sou o que Sou!” Deus é Deus e não é, ao passar a ser é a sua Imagem! Como vemos no Hexagrama que representa as Faces do Macro e Microcosmos! O que em si, não me parecem ser Deus, mas as suas duas Divisões! Pois é necessário o 0 dividir-se em 2 para ser perceptível a um 3º ponto! Se fosse 0, absorveria o outro número, ou vice versa, dependendo do processo; se for dois passa a ser relativo ao terceiro ponto!
Nós não podemos ver uma coisa que não está lá (e repare-se que eu ao dizer uma coisa que não está lá, estou me a referir a algo, o Vácuo, é algo,) mas podemos dizer que algo que não existe, existe, e por manifestação em Forma e Conceito, passa a existir em relação a um terceiro ponto, o Observador!
Como o Escritor faz com o seu personagem, pega em nada, transforma esse nada num Nome e numa Figura e o leitor dá lhe Vida! Passou a Existir! É alimentado por todos os que Lêem a Obra!
Logo não seria uma Entidade, mas a Força que une ou afasta todos os Corpos! Como a Luz e as Cores! As Cores seriam as Inteligências, Deus Manifestado seria a Luz! Deus não manifestado (Ain Soph) seria aquilo que cria a Luz (Ain soph Aur) do choque ou união de duas Partes Opostas em Polaridade mas Iguais em Natureza (Neutrão e Protão) - (2=0) por necessidade e cria essa Luz (Ain Soph Aur) que preenche um Corpo! (Kether - Malkuth)
Eu associo o Tetragrammaton, ao que faz as quatro Forças da Física serem necessárias, não as forças propriamente ditas, essas seriam mais os 4 Archanjos ou quaisquer outras 4 Entidades que supostostamente estão ao lado de Deus. A Cruz que prende a Rosa, para haver Criação! A Matéria que contém Energia!
Deus seria então o que existe antes do Tetragrammaton, logo Ain Soph estar acima do Yod e dos 4 Mundos! IHVH seria A Força Forte, Fraca, Electrica e Magnética, unidas criam uma Quinta Força que parece mexer a Roda de todas as coisas, que voltam a criar a Necessidade para que o Inefável surja de novo por necessidade! (Esta é apenas a Divisão em 4, poderia ser noutro número qualquer, 7 ou 10, 12 ou 22! ou na verdade qualquer outro número! O sistema existe para conveniência da Organização!)
Deus nem seria E=MC2, mas antes o que faz a Equação acontecer! A equação seria a manifetação de Deus!
Por outras palavras, o Universo é um puzzle, composto por peças; Deus é aquilo que está para lá das peças, no entanto, como todas as peças podem ser divididas até ao Infinito, também está dentro delas apartir do momento em que elas se dividem! (Como toda a Sephirah contem em si uma Árvore)
Se as Inteligêcias são peças de Xadrez, Deus está no Padrão Comum a todas elas! Quando vemos um conjunto de Padrões, como sabemos que eles têm relação? Ao ver o que há de comum neles! Para ver o que há de comum neles, temos que ver as suas Diferenças! Essa habilidade é a capacidade de ver o que está entre os seu compostos e ao mesmo tempo o que não está!
É ao olhar para elas que vemos o que está entre elas, tal como é a olhar para os contornos que entendemos o Desenho, o desenho em si não é o Contorno!
Eu concordo que Deus não toma notas, na verdade eu penso que Deus está para além de qualquer conceito de Inteligência, é pura Ação sem sequer Agir de propósito! O Big Bang não foi propositado e no entanto foi mais que propositado, não tinha como não Ser, porque as condições estavam lá e também a Necessidade! Essa Necessidade não foi forçada, foi por Acaso e no entanto foi porque houve Condições! O Acaso não exclui a Necessidade, isso mais uma vez é um concepção que vem da Inteligência Humana! O Sol não precisa de pensar para fazer o seu trabalho!
(Aqui Deus não seria o Sol, mas a necessidade que o Cria, o sol seria um dos seus Ministros, mas também qualquer outra coisa que faça o seu papel em relação a Necessidade Cósmica)
Tanto quanto eu entendo Deus é não manifestado, logo definido por tudo o que é Manifestado! Logo Deus presicou de se ver ao espelho nas Águas da Criação! Sem essas aguás Deus não é, não há observador para ele eistir ou não! O que faz com que as Águas da Criação definam Deus, a imagem que dão a si próprias!
Logo Deus está dentro e fora da própria Criação, porque de certa forma Deus não é! O que cria o Paradoxo de não estar dentro como um Objecto, mas como o algo que não é e faz com que outras coisas sejam!