Caros membros,
"Faça o que tu queres,é o todo da lei"
Bom,tava lendo essa semana o livro "Fundamentos de magia(k)" do Sergio Bronze(se eu estiver correto,frater Fênix da A.:A.[:)] e li um trecho interessante.
Vejam:
"Assim,dentro da Santa Cabala temos o Grande Demônio Demiurgo,conhecido em algumas tradições pelo nome de Chorozon,aquele que reside na esfera de Daath,a esfera do conhecimento,a esfera invisível,e que resolveu criar o mundo em seis dias com mais um de descanso.Sete são as esferas da arvore da vida:a sétima é de Malkuth,o reino,a terra.Chorozon,cujo número é 333(Binah-entendimento) possui 333 maneiras de corromper a alma do homem que busca seu retorno à Unidade-e isso não é apenas um símbolo"
Inicialmente a relação tá até certa.Demiurgo criou o mundo de ilusões e separou o homem do SAG e o ludibriou para que ele não soubesse qual era sua V.V e assim não se unisse a ele,tendo por resultado a separação entre espírito e matéria,levando o homem sempre ao erro e ao sofrimento,o que para mim faz sentido dentro do que eu conheço de gnose cristã.
o que confirma essa minha tese é o que prenuncia nos textos thelêmicos em referência da união de Nuit com Hadit e correlatos.
Mas me estranhou deveras o trecho "Sete são as esferas da arvore da vida:a sétima é de Malkuth,o reino,a terra".Seria de algum esquema de arvore de antes mesmo do jardim do Eden e no começo da criação do mundo?Ou esse trecho indica o carater de Demiurgo-Chorozon como o ego/falso Deus por justamente estar abaixo da tríade Kether-Binah-Hockmah?
Outro trecho:
"É preeminente aprender que devemos ter o máximo respeito pelo demônio Chorozon,o Senhor do Abismo do Conhecimento(Daath,as esfera invisível),o Ego.(...)é aquele que construiu tudo o que conhecemos,desde a concepção de Deus até tudo o que somos(...)É ele quem guarda todas as chaves da existência,e o encontro com ele ou a sua superação dele,ou não,dependerá da maneira como cumprimos todos os Ordálios anteriores e como passamos por cada iniciação"
Outra imagem que veio a minha mente foi a de Mara,o "Supremo Senhor da Morte",que testou Sidarta Gautama em Bodh Gaia quando este estava meditando na arvore sagrada com o intuito de atingir o nirvana e virar um buda.E ao mesmo tempo parece com Prometeu que deu "fogo" aos homens,que combina bastante com o aspecto da sefira Daath e,ao mesmo tempo,combinando com o arcano do Diabo no tarot,por possuir "todas as chaves da existência".
Até aí tudo bem.Mas me veio logo à mente o mito da queda de Lúcifer,que tem um aspecto tendente para tanto Hod-Tipheret como para Netzach-Tipheret e de minhas leituras sobre L.H.P em que antes de sua queda Lucifer habitava Daath e de lá caiu de depois "habita" o sol.
Me vem a dúvida:Seria Lúcifer o Demiurgo antes da queda,sendo Lúcifer o aspecto da sefira que decaíu para habitar outra esfera enquanto seu outro aspecto Demiurgo/Chorozon habita somente o que é conhecido atualmente como Abismo de Daath,uma qiphla pura?
Grato pela atenção,
K.
"Amor é lei,amor sob vontade"