Chorozon e Demiurgo

Caros membros,

"Faça o que tu queres,é o todo da lei"

Bom,tava lendo essa semana o livro "Fundamentos de magia(k)" do Sergio Bronze(se eu estiver correto,frater Fênix da A.:A.[:)] e li um trecho interessante.

Vejam:

"Assim,dentro da Santa Cabala temos o Grande Demônio Demiurgo,conhecido em algumas tradições pelo nome de Chorozon,aquele que reside na esfera de Daath,a esfera do conhecimento,a esfera invisível,e que resolveu criar o mundo em seis dias com mais um de descanso.Sete são as esferas da arvore da vida:a sétima é de Malkuth,o reino,a terra.Chorozon,cujo número é 333(Binah-entendimento) possui 333 maneiras de corromper a alma do homem que busca seu retorno à Unidade-e isso não é apenas um símbolo"

Inicialmente a relação tá até certa.Demiurgo criou o mundo de ilusões e separou o homem do SAG e o ludibriou para que ele não soubesse qual era sua V.V e assim não se unisse a ele,tendo por resultado a separação entre espírito e matéria,levando o homem sempre ao erro e ao sofrimento,o que para mim faz sentido dentro do que eu conheço de gnose cristã.

o que confirma essa minha tese é o que prenuncia nos textos thelêmicos em referência da união de Nuit com Hadit e correlatos.

Mas me estranhou deveras o trecho "Sete são as esferas da arvore da vida:a sétima é de Malkuth,o reino,a terra".Seria de algum esquema de arvore de antes mesmo do jardim do Eden e no começo da criação do mundo?Ou esse trecho indica o carater de Demiurgo-Chorozon como o ego/falso Deus por justamente estar abaixo da tríade Kether-Binah-Hockmah?

Outro trecho:

"É preeminente aprender que devemos ter o máximo respeito pelo demônio Chorozon,o Senhor do Abismo do Conhecimento(Daath,as esfera invisível),o Ego.(...)é aquele que construiu tudo o que conhecemos,desde a concepção de Deus até tudo o que somos(...)É ele quem guarda todas as chaves da existência,e o encontro com ele ou a sua superação dele,ou não,dependerá da maneira como cumprimos todos os Ordálios anteriores e como passamos por cada iniciação"

Outra imagem que veio a minha mente foi a de Mara,o "Supremo Senhor da Morte",que testou Sidarta Gautama em Bodh Gaia quando este estava meditando na arvore sagrada com o intuito de atingir o nirvana e virar um buda.E ao mesmo tempo parece com Prometeu que deu "fogo" aos homens,que combina bastante com o aspecto da sefira Daath e,ao mesmo tempo,combinando com o arcano do Diabo no tarot,por possuir "todas as chaves da existência".

Até aí tudo bem.Mas me veio logo à mente o mito da queda de Lúcifer,que tem um aspecto tendente para tanto Hod-Tipheret como para Netzach-Tipheret e de minhas leituras sobre L.H.P em que antes de sua queda Lucifer habitava Daath e de lá caiu de depois "habita" o sol.

Me vem a dúvida:Seria Lúcifer o Demiurgo antes da queda,sendo Lúcifer o aspecto da sefira que decaíu para habitar outra esfera enquanto seu outro aspecto Demiurgo/Chorozon habita somente o que é conhecido atualmente como Abismo de Daath,uma qiphla pura?

Grato pela atenção,

K.

"Amor é lei,amor sob vontade"

São sete esferas abixo de Daath...

tente uma pergunta de cada vez ou em uma lista ordenada! [;)]

E quanto as duvidas de LHP, leia os vulomes de Lucifer Luciferax!

tenho certeza que ele esclarecerá a maioria de suas dúvidas.

E outra, é claro que correspondencias podem ser feitas...

Mas é preciso ter cuida as vezes pra não ser vitima de Chonrozon! [:D]

Vc "misturou" Cabala, Gnosticismo, Judaismo e Mitologia Grega em uma só pergunta!

Cada coisa no seu lugar! [:)]

O que vc que saber "precisamente"?^

Lorkshem,

1.Li todos as edições do Zine Lucifer Luciferax;foi justamente de lá que tirei a referência sobre lúcifer e sua queda,em um dos textos do Adriano Camargo Monteiro.

2.As perguntas estão ordenadas,releia-as.

3.Não "misturei",comparei simbolismos de várias fontes diferentes sob o viés da cabala hermética,que é universal e cabe cada simbolismo.

Só ha tres pontos de interrogção no seu post...

Já que vc é que ta interessado nas respostas, creio que vc que deve dar um jeito de consegui-las...

Mas já que prefere fazer as coisas do seu jeito...

Boa sorte![;)]

  1. DE STULTIS MALIGNIS

MEU Filho, existem muitas Aflições e muitos Sofrimentos que redundam dos Erros dos Homens com Respeito à Vontade; mas não existe nenhum maior que este: a Interferência dos Intrometidos. Pois tais pretendem conhecer o Pensamento de um Homem melhor que ele mesmo, e dirigir a Vontade dele com mais Sabedoria que ele, e fazer Planos para a Felicidade dele. E de todos esses, o pior é aquele que se sacrifica para o Bem dos seus Semelhantes. Quem é tolo a ponto de não fazer sua própria Vontade, como será ele sábio para fazer aquela de outrem? Se meu Cavalo empaca diante de um Obstáculo, deve algum Vadio vir por trás dele, e bater-lhe nos Cascos? Não, Filho, segue teu Caminho em Paz, para que teu Irmão te contemplando possa criar Coragem por teu Exemplo, e Conforto por sua Confiança de que tu não o impedirás por Superfluidade de Compaixão. Que Eu não comece a te contar dos Danos que Eu tenho visto, cuja Raiz estava em Boas Intenções, cuja Flor foi Auto-Sacrifício, e cujo Fruto foi Catástrofe. Em verdade, creio que não haveria Fim de um tal Relato. Agride, rouba, mata teu Próximo, mas não o confortes a não ser que ele to peça; e se ele pede, toma cuidado.

Perdoe-me minha reação diante de seus atos!^

Mas quanto a referencia de Lucifer a Tiphareth, vc pode ler o Liber 95. Mundo Desperto.

Eu poderia fazer citações de todos os trechos que vc mencionou...

Mas algumas das suas referencias do tal "Frater não sei das contas" simplesmente "não existe"!!!!

Tipo:

Chorozon,cujo número é 333(Binah-entendimento) possui 333 maneiras de corromper a alma do homem que busca seu retorno à Unidade-e isso não é apenas um símbolo"

De onde ele tirou isso? O numero de Chonronzon realmente é 333, mas é o resto da citação?

Evito dizer: "Esse cara é DOIDO" porque eu tambem sou adepto do "Nada é verdadeiro, tudo é permitido!" Mas ao contrário do que a maioria pensa, esse nível de compreensão não está em um nivel inicial.

Se vc não conhecer a "linguagem dos símbolos" vc pode se perder em um mundo de "delírios e ilusões".

Antes de vc formular textos e poesias, vc precisa aprender a ler e escrever...

Na liguagem dos símbolos acontece algo parecido...

Antes de vc interpreta-los, vc precisa entende-los...

No seu primeiro post vc REALMENTE MISTUROU simbolos que já estão "devidamente classificados", sou totalmente a fovor da crítica de tais qualificaçãos, DESDE QUE vc tenha "formulado base sólida" para sua crítica!

Fico realmente EXTREMAMENTE tentado a ser debochado diante de perguntas como a sua.

Mas eu tambem não nasci sabendo...

Mas as vezes parece que vc que dominar o "Cálculo 1" sem aprender nem mesmo a "Taboada".

Sei que já dei esse conselho uma porção de vezes, e dessa vez garanto que será a última (pelo menos pra vc!).

Domine o que já está disponível, depois disso vc estará mais seguro para discernir o que é e o que não é coerente e criticar os pontos que discorda e ressaltar os que concorda!

Sei que não esclareci sua dúvida...

Mas o símbolo de Lucifer é um, o de Prometheu é outro! (Isso vc deve saber!)

E não estou afirmando o 777 como verdade absoluta, mas é a classificação mais aceita nas ultimas décadas.

As analise primeiro, depois vc saberá o que fazer![;)]

Desculpe meu ar prepotente e debochado...

Mas como eu disse antes, eu não me acjo, eu sou! [:lol:]

Lorkshem,

"Quem não tem dúvidas,tem dívidas".Eu tenho dúvidas das quais são frutos de minhas pesquisas.Se acaso pergunto não é para obter uma resposta definitiva,mas para saber a opinião dos membros do que talvez possa ser,para ter uma idéia básica para continuar dos pontos onde parei,comparando,contrapondo e sintetizando o que for,no mínimo,o mais próximo da verdade.

A cabala em si tem conceitos puros.Os símbolos se encaixam perfeitamente em vários aspectos da cabala e não o contrário.Para quem já tem um prévio e básico conhecimento de mitologia,simbologia e religiões comparadas não se assusta nem debocha das perguntas que eu expus.

Sobre minha fonte,o autor do livro "Fundamentos de Magia(k)",Sérgio Bronze,a.k.a Frater Fênix.

Links de referência:

http://esquinadoinferno.blogspot.com/2008/09/sergio-bronze.html

http://alquimiaearte.blogspot.com/

http://www.lojasobrenatural.com.br/produto/detalhar/1515/fundamentos_de_magia_k_teoria_e_pratica

Agora...porque você se incomoda tanto?Se achas minha dúvida esdrúxula era só ignorar.Mas é difícil né?Se tratando de uma pessoa que em diversos momentos se mostrou demasiadamente dogmática e ofensiva para todo e qualquer tipo de opinião e questionamento que vá de encontro ao teu pretenso elitismo sem nem uma vez ter ponderado as palavras que profere e os atos que pratica...

E não o faço sem razão,pois

"Compreendei antes de mais nada,que existe em vós um certo descontentamento.Analisai-a be a natureza:no final chegareis,em qualquer caso,a uma mesma conclusão(...)No fim,portanto,o problema consiste em como atingir esta percepção de unidade(...)Pois a extensão do Universo é sem limites,e vós sois livres de tomar prazer como quiserdes,já que a variedade da existência é,igualmente,infinita(...)e vós deveis compreender,que esta multiplicidade de escolhas é,ela mesma,Unidade,e que sem ela a Unidade seria impossível(...)Que ele pratique a arte da analise de ideias,e a arte de não permitir à mente a reação natural desta às idéias,tanto as agradáveis,quanto as desagradáveis"(De Lege Libellum)

Ora,

"E isto é possível,porque todos os caminhos são,em Verdade,Um caminho"(De Lege Libellum)

e mais:

"(...)a A.:A.:,cujos membros formam extremo em não fazer nenhuma asserção que não possa ser verificada pela experiência;e onde a verificação não é fácil à pessoa média,eles evitam qualquer afirmação que possa ser interpretada como **dogma(...)"*Se fizermos certas coisas,obteremos certos resultados.Prevenimo,estudantes,seriamente contra a tendência de atribuir realidade objetiva ou validade filosófica a qualquer de tais resultados***" "(Liber ABA,os grifos,itálicos e negritos são meus)

Não preciso dizer mais nada.O que foi exposto basta.

Sin cerus,

K.

Post-scriptum:A relação de Lúcifer com Prometheus é sincrética.Do ponto de vista arquetípico e excluindo-se divergencias de características pessoais,Lúcifer tem a mesma função que Phosphorus,Eosphoros,Heliel Ben Ashar(se não me engano o correspondente hebraico),e por aí vai.

Quanto ao número há uma divergência,isso já saquei muito antes,so me resta saber os motivos para ser fazer esse tipo de relação... [:geek:]

Me conheço melhor do que ninguem![;)]

E as referencias que vc postou tambem!

Mas...

Se tratando de uma pessoa que em diversos momentos se mostrou demasiadamente dogmática e ofensiva para todo e qualquer tipo de opinião e questionamento que vá de encontro ao teu pretenso elitismo sem nem uma vez ter ponderado as palavras que profere e os atos que pratica...

Dogma? Onde?

Onde está minha afirmação de verdade absoluta?

Ofensivo? As vezes sou mesmo! Faz parte de MINHA NATUREZA!

E quanto a ignorar...

Já tinha pensado nisso antes... [;)]

Mas é algo que ainda tenho que "corrigir"!^

Mas como eu disse, pelo menos quanto a vc essa providencia já foi tomada! [:D]

E outra, meu deboche em relação a sua pergunta, não veio de seu conteúdo e sim de sua fonte!

Só mais uma coisa!

Não tente justificar sua inferioridade intelectual do assunto com um suposto elitismo de minha parte!

Como vc deve saber tambem sou um iniciante "como vc"!

Falácia e retórica de sua parte.Houve sim o tom de deboche tanto da pergunta quanto da fonte sem nem ao menos perguntar sobre ela antes de tirar uma conclusão precipitada e preconceituosa.

Você,para se manter no nível de vítima agora,se põem como "iniciante",mas não tem a humildade de admitir que em mais de uma vez tomou atitudes totalmente contrárias,expondo sua arrogancia e elitismo advindo de um certo conhecimento que possuis.Ignorou não somente uma dúvida sincera de outro buscador,mas também uma chance de aprender alguma coisa nova e um novo ponto de vista que talvez contribuisse porque se sentiu incomodado com os argumentos expostos que iam contra o que você acredita que seja certo,tomando uma atitude de escárnio ao outro,tanto dentro como fóra desse fórum.

Por diversas vezes tentei compreender você e ver seu ponto de vista,mas não houve reciprocidade nem de compreensão,respeito e tolerância,ofendendo direta e indiretamente a minha pessoa.Tentei diversas vezes tomar uma atitude mais amigável na tentativa de cultivar um vínculo mínimo de amizade e respeito em vão justamente por causa dessas "picuinhas" que você cria e essas birras pueris de causas frívolas,desgastando a relação e torrando minha paciência.

Foi a gota d'água,você me forçou ao limite máximo da paciência e a expor uma lamentável insatisfação de minha parte de querer ser seu amigo.Serei sensato e pararei a discussão por aqui e não mais lhe dirigirei a palavra.Espero que você faça o mesmo.

K.

"Muitos são aqueles que falam de linhagem ou tradição mágica,mas nenhuma linhagem ou tradição mágica pode substituir a dedicação,a perseverança e a aspiração do iniciado"(Sérgio Bronze)

Vc que fica com mimimi e depois eu que sou a vítima!¬¬

Não preciso de retórica, até porque não preciso me justificar pra ninguem além de mim mesmo!

O fato de reconhecer que sou iniciante como vc, é pra que fique claro que conhecimento não é algo de que possa se gabar! Nem eu, nem vc e nem ninguem...

Mas já que vc levou pro lado pessoal, com certeza deve ter se sentido inferior e ofendido...

Me desculpe por ser eu mesmo! [;)]