Com relação ao Caos

Meus caros

Faz o que tu queres há de ser tudo da lei

Sempre tive uma certa dificuldade para conceber o Caos, e talvez seja ele algo realmente inconcebível. Na minha mente limitada tento imaginá-lo como uma espécie de desordem estranha, mas acho a comparação absolutamente falha sendo que a desordem é só uma inversão da ordem e creio que o Caos seja bem mais do que uma grande bagunça.

Imaginando um cenário Caótico penso em algo como uma realidade na qual as leis que se aplicam a este universo simplesmente sejam subvertidas mesmo ao nível molecular, de modo que os elementos não se estruturem atomicamente e haja uma fragmentação absurda de tudo, inclusive uma dispersão quase impensável da unidade do ser.

Acho que pode-se considerar que a travessia de Daath deva associar-se ao Caos pelo menos em tese, personificado na figura de Choronzon.

É dito que nossa consciência por sua natureza e evolução é parcialmente acausal e portanto passível de identificação com a natureza do Caos. Penso que esta seja a razão da necessidade da experiência do Abismo e a base do sucesso de sua consecução.

Mas minhas dúvidas se referem a o que é o Caos exatamente. Será que alguém pode me dar uma definição que me ajude a vislumbra-lo melhor?

O amor é a lei, amor sob vontade.

Talvez esse texto ajude:

http://www.mortesubita.org/magia-do-caos/textos-caoticos/caos-o-segredo-do-universo

Talvez mitologia seja bem mais util doque o texto anterior.

Caos na mitologia grega eh identificado como um dos dois grandes deuses da criacao em conjunto com Eros.

Sevc analisar um pouco vera que isso tem certa ligacao com conceitos thelemicos.

O Caos cria por divisao e eros por Uniao.

O Caos nesse caso reflete a multiplisidade do Universo (Choronzon) em oposicao a Unidade da Divindade.

Interessante notar que Eros como sendo o outro deus da criacao desempenha funcao oposta, a uniao.

Enquanto o Caos cria as "partes" ( lembra o conceito de ego como parte isoladas do Todo), Eros induz a uniao (e provavelmente a criacao da divindade atraves da dissolucao - a soma de todos os fatores de uma equacao sempre eh igual a zero!)

Isso aparece claramente no livro da Lei.

Mais informacoes mitologicas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caos_%28mitologia%29

Então podemos dizer que ambas são forças opostas e complementares. Sendo Caos um grande e primitivo dispersador e Eros um fundidor de todas as coisas. E se "não há laço que possa unir o dividido senão o Amor", posso concluir que tudo o que vem para dividir o que está unido é Caos?

Provavelmente sim, mas essa eh apenas uma das definicoes do Caos.

Ainda nessa definicao, eh interessante notar que as praticas intermediarias (e principalmente as avancadas) parecem ser totalmente desconexas entre os "magistas do caos".

Isso se da ao processo criativo ligado ao caos que eh estimulado na ordem.

O Caos definitivamente nao eh visto como algo ruim! E tem muitas similariedades com o Tao.

Eh como a forca que estimula a "pluralidade" do universo.

E uma aparente aleatoridade do mesmo.

Uma definicao de Caos retirada de "Caos Instataneo" de Phill Hine.

A matemática do Caos nos mostra que o que parece ser um fato aleatório ou um fato caótico teve na verdade uma alta ordem que pode ser percebida através de uma grande perspectiva . O Caos

nos dá ascensão para nossa própria realidade. Isto é a tendência para matéria tomar forma e

talvez uma inteligência par. Segundo o Dicionário Inglês Oxford, a palavra "caos" tem origem

grega. Seu significado original foi: "um vasto golfo ou fenda; o abismo, espaço vazio, escuridão

infinita, o primeiro estado do universo."

Em Português , isto foi refinado como "o vazio disforme da matéria primordial, a ' grande fenda' ou 'abismo' do qual o cosmos ou estrutura do universo foi desenvolvido." A moderna interpretação

popular da palavra como um sinônimo para "desordem" é recente e é algo desprovido de

desenvolvimento. Ambos, ordem e desordem são a mesma manifestação do Caos Original. O

significado original teve mais em comum com que o misticismo oriental chama de Tao. Eu não

penso que isto foi acidental de modo algum. Assim nós Caoistas chamamos esta conecção

primitiva de "Caos", em vez de "Deus" ou algum outro nome tradicional para remover quaisquer

idéias do antropomorfismo de alguma coisa que é assim totalmente sobre humana por ser tão

desafiador para a compreensão -- no mínimo, por meios intelectuais. Outra razão por detrás do

nome está em muitos daqueles modernos conceitos da Teoria do Caos que podem gerar uma

interpretação metafísica.

Por Exemplo, é óbvio que vários sistemas ocultos têm muitos fatores em comum. Na Teoria do

Caos, existe uma coisa chamada de "atrator estranho", um certo tipo de coerência que aparece

em qualquer sistema turbulento. Matematicamente falando, isto representa meramente uma certa quantidade de números que tendem a cair dentro de um conjunto reciclado de valores, quando

certas fórmulas são aplicados. O que faz isto mais que um mero jogo de aritmética é que quando

foram permitidos aos computadores continuarem interminavelmente a executar cálculos e mais

cálculos, certos modelos geométricos emergiram para nossas percepções, indicando vários

fenômenos mundiais. Entretanto, isso pode ser usado como ferramenta para fazer previsões

(neste caso, como sistemas turbulentos ), que eleva isto para o reino da ciência -- onde é

propriamente referido como Dinâmicas Não-lineares.

Um bom exemplo de um atrator estranho no mundo físico é um turbilhão; dado as condições

corretas, isto subirá em correntes de ar, correntes de água, tempestades de areia -- Do Grande

Ponto Vermelho de Júpiter ao ralo de dreno de sua banheira. Mas apesar do meio, um futuro

turbilhão sempre assume um modelo parecido. Para aplicar este conceito ao oculto, assume-se

que qualquer dado "sistema mágico" é um meio em que certos modelos (práticas, conceitos,

fórmulas, etc.) emergem -- atratores estranhos -- aquela vontade é surpreendentemente parecido para todos.

Em termos mágicos, um atrator estranho poderia ser, projeção astral, ou centros de energia

alinhados ao longo a coluna vertebral. Ou a interação com inteligências não-corpóreas (deus,

demônios, espíritos, etc.) Uma espécie de modelo que sempre parece surgir independente do

sistema de crença particular que acompanha as técnicas reais. Fatores Comuns surgem nos mais

variados cenários dogmáticos Dentro deles todos põe o " Atrator Estranho" que pode ser colhido

do fundo de muitos simbolismos arcaicos e ser colocado em uso por um mago astuto.

Com relação à magia do caos me impressiona bastante o fato de se lidar com forças acausais em sendo que se quer provocar um efeito a partir disso, ou seja, obter disso uma mudança na realidade. É como produzir um efeito a partir de causa nenhuma.

No entanto a caoticidade da situação deve se caracterizar não por outra coisa. Talvez o caos seja encarado como uma matriz virgem da qual se obtem menos resistência para "fazer nascer" do que a partir da transmutação de algo que já está ai. Tornamo-nos então como "Desuses" criando a partir do incriado, condicionando o Amor (o que une aquilo que está disperso e dividido) pela força da Vontade a criar e ordenar, tornando complexo o que era simples.

E eventualmente o contrário também seja possível. Quando pulamos expontaneamente em um abismo de caos e aparente loucura deixamos que se despedace aquilo que deve ser despedaçado. Que a complexidade do ego vire pó, e à qualquer mais leve brisa eis que alse vôo irreversível, deixando restar o que é simples e virgem em nós mesmos, o que é Único e Indivizível.

Já no que se refere ao chamados "atratores estranhos" desconfio que exista uma grande "ordem" que dá suporte à esta aparente aleatoriedade...

E só por mera curiosidade, por uma daquelas sincronicidades cada vez menos raras, ontem à noite adquiri o Tao Te Ching numa livraria.

Nao entendi muito do que vc disse (algumas afirmacoes perecem paradoxais! [:P] ) Mas acho que vc entendeu o que eu quis dizer...

Tudo bem às vezes nem eu me entendo. E eu entendi sim o que você disse.

Mas o que eu quis dizer foi o seguinte:

I - Posto que vivemos num mundo de causa e efeito acho estranho que a partir do caos (um dimensão desprovida dessa lei) tente-se criar magicamente uma modificação na realidade, sendo que teoricamente para nós o efeito é "filho" da causa.

II - Admito que pensando bem (e ai há de fato um paradoxo) talvez o caos funcione realmente como uma grande matéria bruta que se pode "moldar" das mais diversas formas de acordo com a Vontade, trazendo a existência objetiva o que até então era uma espécie de "nada" completamente fértil esperando para que se o fecundesse.

III - E por último levanto a hipótese de que aquilo que existe objetivamente também possa ser levado por força da Vontade a fazer o caminho inverso, deixando de existir como uma unidade singular sendo re-absorvido pelo "nada" primordial. E seria mais ou menos esse o processo da fragmentação do ego quando da experiência do Abismo.

Na sua primeira afirmacao eh importante lembrar que segundo o conceito caoista o Caos esta para o nosso mundo assim como o Tao. Ou seja, ele esta em um nivel "nao manifesto", e o nosso mundo "manifesto" veio do principio "nao manifesto", e assim como foi criado pelo mesmo, eh influenciado por ele (provavelmente pelo mesmo processo criativo pelo qual foi criado).

Ja no mundo manifesto a casualidade eh uma "lei inexoravel"(?)(creio que haja excessoes).

Mas vale salientar que o "mundo" abaixo do abismo e o mundo acima do abismo seguem leis diferntes em alguns casos.

O Caos seria a potencialidade infinita da criacao, e o mundo manifesto seria sua pluralidade manifestada (provavelmente ao manifestar-se acabam tendo que se encaixar nas leis do nosso mundo objetivo). Mas ja que ela eh infinita... sempre espaco pra mais! [;)]

E outra! Pra entender VERDADEIRAMENTE o que significa o Caos, vc precisa dissocialo do significado de desordem, ele distorce completamente o conceito original da palavra.

Ja quanto as suas outras duas afirmacoes, concordo plenamente!^

Mas eu dissocio absolutamente o conceito de caos do de desordem. Aliás cada vez mais eu o associo à minha concepção íntima de "Deus", como sendo um princípio incriado e imanifesto, e no entanto não apenas causa e potência criativa de todo o universo manifesto, como também matéria-prima de toda a criação. Uma espécie de "Nada" ou de "Não-Ser" cujo único adjetivo que se lhe possa atribuir seja talvéz "latência absoluta".

Minha ilusão pessoal sobre o Caos:

Khaos difere bruscamente de dispersão, desordem e aleatoriedade.

Khaos é ordem além da compreensão, subjetiva, perfeita e unicamente funcional e dedicado a si.

Há o refino objetivo desta ordem, consciente e conscientemente manifestador de si, mas este é tão incompreensível quanto seu pai, semente, e embrião; o próprio Khaos, já que ambas as manifestações são puras e por mais que o refino objetivo tenha consciência essa mesma assim como o Khaos é comprometida com o Princípio da Emergência sendo esse sua fonte, aliado e influenciador da e à Auto-Organização.

--

Sobre Emergência e Auto-Organização é interessante estudar Sistemas Adaptativos Complexos, que por mais que muitos estudiosos sapateiem dizendo que não há relação entre Caos e C.A.S.(Sistemas Adaptativos Complexos) na verdade há, pois Emergência e Auto-Organização não são excludentes no Caos dada sua natureza, e sem os mesmos obrigatoriamente não há C.A.S.

Com Licença

Cumprimentos já feitos em ocasiões anteriores, sugiro que se segurem bem os dois magos (ou não) pois me parecem estarem prestes a realizar uma viagem metafísica (rs rs rs).

Aluvaia, sua citação em outra discussão me levou a ler novamente a versão hebraica da criação (Genesis 1:1), e sugiro que faça o mesmo. " No princípio (ou começo, com dizem judeus mais antigos) a terra era o caos, e o espírito de Deus (não manifesto) pairava sobre o abismo (a transliteração para "águas" é muito parecida).

Se eu for acompanhar essa viagem de vcs (muito interessante, por sinal), pegaria uma carona na parte do "incriado", mas latente.

Ora, segundo o Grande Livro, Deus, em espírito, "pairava sobre o caos", o que faz sacerdotes judeus afirmarem que Deus é o ser que dispõe do caos para formar dele o que quiser (o verbo criador, conforme o redentor), e cria o homem ( o fez à imagem e semelhança, e não só uma coisa ou outra), que por sua vez tem a mesma capacidade de criar a partir do incriado (até mesmo porque se não o for, será transformação, e não criação).

O caos, sob esse ponto de vista, nada mais é do que a grande latência, talvez pronta para solver ou coagular; se explicá-lo para o nosso intelecto é tarefa difícil, ao exercitarmos nosso aspecto "deus", entendê-mo-la como que por instinto, até mesmo por que Alann Cardec, em seu livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" deixa claro que deixamos de entender coisas por buscar palavras, e não nos atrelar ao pensamento.

Acho que só o fato de pensar já nos remete a sair do caos... se é que pode-se dizer tamanha leiguice.

Encerro votos de estima e saudade.

Pos Scripton: Gostaria muito de saber a idade física de vcs. eu tenho 30.

Eu então direi simplesmente que ao meu ver o que existe em todo o Universo é somente perfeição, maravilhosa perfeição. Onde o espírito de Deus é então o amor que tudo torna uno e maravilhoso.O caos é então perfeição, onde o que nós não entendemos é então ainda talvez imperfeito à nossa visão.Também vejo que o caos primordial estava e está cheio de possibilidades e interligações, onde como exemplo direi o mesmo, pois se nós não entendemos o estado atual do nosso mundo, onde existem então tantas partes dispersas ao nosso ver, este é também dito um caos. Mas então é somente à nossa visão, pois para aqueles que estão acima do tal abismo, tudo é união de amor, união que nós então vemos como dualidade tão caótica. Então o espírito de Deus que paira por sobre o caos é também o que já é a imensa maravilha como interligação, que nós aos poucos em nossa jornada de conscientização vamos entendendo, e então de tanto observar e assimilar, nós então nos tornamos um com o Pai, então este é o momento mágico, onde não mais vemos a dualidade como caos e sim como união. Então concordo com todas as colocações, pois elas exprimem a maravilha dos ângulos de muitas visões, que ajuntar-se-ão e tornarão tudo Unidade Ultimal.

Caro Kleber

Tenho certa resistência com relação às fontes hebraicas por julgá-las para mim ininteligíveis sendo que não compreendo o hebraico e tampouco confio muito nas suas traduções. Mas mesmo que minha leitura esteja um pouco atrasada (tenho livros ainda no plástico), ainda assim colocarei o gênesis na fila conforme o amigo recomenda. [:)]

Como voce citou a respeito da divindade, é dito que Deus cria a partir do incriado.

Na minha opinião Deus é parte desse mesmo incriado e imanifesto, pois sendo que não é uma criatura e sim a grande "causa sem efeito" (quer conceito mais caótico?), Aquele que faz "vir a ser" sem necessariamente "ser".

Portanto ao mesmo tempo que não existe em última instância nada que não seja Deus (no sentido de provir do Mesmo), associo a idéia de caos a idéia de Deus. Isto é, um Principio criador não-criado e indiferenciado do "Nada" primordial mas que ao mesmo tempo é uma "reserva" de absoluta matéria - ou "imatéria" - prima.

Quero dizer, penso que Deus seja "algo" vindo a ser a partir de si mesmo pela força da Vontade, e a criação com toda a sua fantástica diversidade caleidoscópica o resultado intencional deste processo criativo. [;)]

E sendo o homem a imagem e semelhança do Divino, penso que tenha ele também a capacidade de fazer "o que não é" vir a ser por meio da magia, como você mesmo cita.

Mas eis que também na transformação existe um mérito extraordinário que é recompensa muitas vezes de esforços grandiosos, portanto não a subestimemos. Aliás ambas andam de mãos dadas, sendo que para que criemos magicamente é necessário que primeiramente nos transformemos naquilo que de fato somos em oposição àquilo que pensamos ser, deuses.

E finalizando, para que não nôs percamos inexoravlemente em um labirinto de divagações puerís (uma tendência minha que tento policiar [:roll:] ), gostaria de dizer que realmente o pensamento, o raciocíno e a razão são limitados e limitadores. Claro que tem sua função, mas deve-se-os manter em seus devidos lugares. São ferramentas formidáveis... apenas isso. Sentir e intuir é, em muitos casos, mais útil e digno de confiança. Nossos sentidos e senso de dedução podem nos trair,... nossa capacidade intuicional, dificilmente.

Penso que as palavras sejam traidoras e dubias. Também o raciocínio o é. Justamente por conta disso é tão complicado trazermos à tona conceitos de uma abstração tão absurda como é a idéia de "caos" e do "não-ser". De fato não me ocorre imediatamente a idéia de tema tão abstrato quanto esse.

E já que você perguntou, tenho 30 anos também. Esse ano faço 31 se tudo correr bem. [:lol:]

Forte abraço amigo

Minha ilusão pessoal sobre o Caos:

Khaos difere bruscamente de dispersão, desordem e aleatoriedade.

Khaos é ordem além da compreensão, subjetiva, perfeita e unicamente funcional e dedicado a si.

Há o refino objetivo desta ordem, consciente e conscientemente manifestador de si, mas este é tão incompreensível quanto seu pai, semente, e embrião; o próprio Khaos, já que ambas as manifestações são puras e por mais que o refino objetivo tenha consciência essa mesma assim como o Khaos é comprometida com o Princípio da Emergência sendo esse sua fonte, aliado e influenciador da e à Auto-Organização.

--

Eu tenho feito algumas experiências caóticas do tipo "leigas" há algum tempo. Comecei a ler Spare esta semana.

A sua ilusão tem bastante afinidade com aquilo que pude perceber no âmbito das idéias.

Eu entendi que o Khaos é o desejo pessoal identificado (ou a sua sexualidade) que, de forma caótica móvel multiplicadora, ou seja, destrói e constrói (em anti-clímax) com inúmeras possíveis ramificações de ilusão, até ser totalmente diluído em uma "hiper-consciência" ou Êxtase além do objeto identificado inicial do ser inicial dual, atuante em um plano dual mutável e até planos não-duais ou imutáveis.

Eu resolvi postar essa observação, pois realmente estou APAIXONADA com o assunto. Sinta-se livre para discordar ou comentar se for do agrado dos participantes deste fórum.