Olá pessoal, andei estudando o livro da lei e apesar de saber que exige-se alguns conhecimentos mágicos , históricos, ritualisticos e de cabala para decífrá-lo melhor, resolvi tecer comentários sobre o que eu entendi (que certamente muitos estão errados) e as partes mais importantes ao meu ver , esperando elucidadar as partes que ficaram confusas se alguém puder ajudar ou direcionar estes estudos seria muito bom, apesar de como o próprio livro alerta:
“Faze o que tu queres deverá ser o todo da Lei.
O estudo deste Livro é proibido. É Sábio destruir este exemplar após a primeira leitura.
Todo aquele que desconsidera isto, o faz pelo seu próprio risco e perigo. Estes são muito terríveis.
Aqueles que discutirem o conteúdo deste Livro serão evitados por todos, como focos de pestilência.
Todas as questões a respeito da Lei serão decididas apenas por apelo aos meus escritos, cada um por si mesmo.
Não existe lei além de Faze o que tu queres.
Amor é a lei, amor sob vontade.”
Primeiro gostaria de destrinchar duas palavras mais cirtadas pelo livro:
-AMOR
-VONTADE
Sobre o amor sugiro uma lida na wikipedia onde está bem destrinchado:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Amor
sobre a vontade esta parte elucida um pouco:
Vontade ou intencionalidade é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Também chamado de deltoide, o músculo que da a força de vontade. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo..
E outros de dicionarios:
Significado de Vontade
s.f. Determinação; sentimento que leva uma pessoa a fazer alguma coisa, a buscar seus objetivos ou desejos.
Capacidade individual de escolher ou desejar aquilo que bem entende; faculdade de fazer ou não fazer determinadas ações.
Capricho; desejo repentino: menino cheio de vontades!
Desejo físico ou emocional: vontade de dormir; vontade de se apaixonar.
Empenho; manifestação de entusiasmo e de determinação: guardou sua vontade para o vestibular.
Deliberação; decisão que uma pessoa expõe para que seja respeitada.
Prazer; expressão de contentamento: dançava com vontade.
(Etm. do latim: voluntas.atis)
Porém quem aqui nunca estudou ?Quem aqui realmente destruiu seus exemplares após a primeira leitura? Quem aqui entendeu realmente tudo?
Quem estiver afim de ser amaldiçoado comigo por favor entre na dança:
Partes mais importantes pra mim livro da lei:
A parte I ele escreve como Nuit, a II como Hadit a III se não me engano como o próprio Hórus.
“3. TODO HOMEM E TODA MULHER É UMA ESTRELA”
O que entendi é que todo homem e toda mulher é um Deus, um ser mágico, capaz de gerar mudanças.
7. VEDE! ISTO É REVELADO POR AIWASS O MINISTRO DE HOOR-PAAR-KRAAT.
Deidades do livro mencionadas e um pouco de sua história podem ser achados em:
http://www.ordoaa.com.br/arquivos/ht/apendice_divindades.htm
11. SÃO TOLOS ESSES AOS QUAIS OS HOMENS ADORAM; TANTO OS SEUS DEUSES QUANTO OS SEUS HOMENS SÃO TOLOS.
Ele estaria fazendo um alerta contra a idolatria, pois se todo homem é uma estrela, porque adorar um Deus ou um outro homem?
**12. AVANÇAI, Ó CRIANÇAS, SOB AS ESTRELAS, E TOMAI A VOSSA PLENITUDE DE AMOR.
- EU ESTOU SOBRE VÓS E EM VÓS. O MEU ÊXTASE ESTÁ NO VOSSO. O MEU PRAZER É VER O VOSSO PRAZER.** Aqui ele confirma a afirmação anterior
21. COM O DEUS E O ADORADOR EU NADA SOU; ELES NÃO ME VEEM. ELES ESTÃO ASSIM SOBRE A TERRA; EU SOU CÉU, E NÃO HÁ OUTRO DEUS ALÉM DE MIM E DE MEU SENHOR HADIT.
22. AGORA, PORTANTO, EU SOU CONHECIDA ENTRE VÓS PELO MEU NOME NUIT, E POR ELE ATRAVÉS DE UM NOME SECRETO QUE EU LHE DAREI QUANDO FINALMENTE ME CONHECER. UMA VEZ QUE EU SOU O ESPAÇO INFINITO E AS INFINITAS ESTRELAS DESTE, FAZEI VÓS TAMBÉM ASSIM. NADA ATEIS! QUE NÃO SE FAÇA DIFERENÇA ENTRE VÓS E UMA COISA E QUALQUER OUTRA COISA; POIS DISTO RESULTA DOR.
23. MAS TODO AQUELE QUE SE BENEFICIE NISTO, QUE SEJA O MESTRE DE TODOS!
Aqui Aiwass diz que é Nuit e ao lado de Hadit são os unicos verdadeiros Deuses.
39. A PALAVRA DA LEI É ΘΕΛΗΜΑ.
40. QUEM NOS CHAMA THELEMITAS NÃO COMETERÁ ERRO, SE ELE APENAS OBSERVAR BEM DE PERTO A PALAVRA. POIS DENTRO DELA EXISTEM TRÊS GRAUS, O EREMITA, E O AMANTE, E O HOMEM DA TERRA. FAZE O QUE TU QUERES DEVERÁ SER O TODO DA LEI.
Ointeressante desses trexos é encontrado na wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Thelema
“A palavra Thelema é incomum no Grego Clássico, significando o desejo, mesmo o sexual. Porém já se torna comum naSeptuaginta (versão da Bíblia hebraica para o dialeto grego Koiné). Antigas escrituras cristãs utilizavam esta palavra por vezes para se referir à vontade humana, mas era mais usual como referência à vontade de Deus. Na oração do Pai Nosso, por exemplo, em "Venha a nós o Vosso reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu;" (Mateus 6:10), o original de "vontade" é θέλημα. Ainda no mesmo evangelho, em Mateus 26:37, tem-se Jesus dizendo a Deus: "Faça-se a Tua vontade", novamente com o termo Thelema no original. Ainda além, Santo Agostinho, em um sermão do Séc. V d.C., utiliza a frase "Dilige et quod vis fac" ("Ama e faze o que tu queres").
O texto renascentista "Hypnerotomachia Poliphili", creditado ao monge dominicano Francesco Colonna e com primeira publicação em 1449, possui uma personagem chamada Thelemia, representativa da vontade ou desejo, que em conjunto com Logistica (a razão) guiavam o protagonista Polifilo por sua jornada em busca de sua amada. Quase sempre, ao ser obrigado a escolher entre os conselhos de Logistica e Thelemia, Polifilio dava ouvidos à seus impulsos sexuais e não à lógica. Esse livro teve grande influência sobre outra obra de grande importância para a base filosófica thelêmica, a novela do século XVI, "Gargantua e Pantagruel", do monge franciscano François Rabelais. Neste texto clássico se descreve a "Abadia de Thélème", cuja única regra consistia em "Faix çe que tu veux" ("Faze o que tu queres"). Já em meados do século XVIII, Sir Francis Dashwood inscreve este adágio, que se tornaria o lema do Hellfire Club, na porta de entrada de sua própria abadia, em Medhenmam,Inglaterra. Gargantua e Pantagruel também é referenciado na novela de Sir Walter Besant e de James Rice, "Os Monges de Thelema" (1878), e na utopia "A Construção de Thelema" (1910), de C. R. Ashbee.”
41. A PALAVRA DE PECADO É RESTRIÇÃO. Ó HOMEM! NÃO RECUSEIS TUA ESPOSA, SE ELA O QUISER! Ó AMANTE, SE QUEREIS, IDE EMBORA! NÃO HÁ VÍNCULO QUE POSSA UNIR O DIVIDIDO SENÃO O AMOR: TUDO O MAIS É UMA MALDIÇÃO. MALDITO! MALDITO SEJA PELOS AEONS! INFERNO!
Aqui o livro mostra que o contratrio de faze tudo o que tu queres é a restrição e este o pecado da Thelema, e que a vontade só tem força sobre as outras pessoas se entre elas ouver um vinculo de amor.
42. QUE AQUELE ESTADO DE MULTIPLICIDADE, SEJA CONFINADO E REPUGNADO. ASSIM COM TODOS VÓS; TU NÃO TENS DIREITO A NÃO SER FAZER A TUA VONTADE
43. FAZE ISSO, E NENHUM OUTRO TE DIRÁ NÃO.
44. POIS PURA VONTADE, DESALIVIADA DE PROPÓSITO, LIVRE DA ÂNSIA DE RESULTADO, É TODO CAMINHO PERFEITO.
Aqui ele diz para que não aja duvida, entre fazer algo que não tem vontade e algo que tem vontade você só tem o direito de fazer tua vontade.
Vontade pura desaliviada de propósito, livre de ânsia de resultado, séria a vontade paciente algo como” mesmo que leve 10 ,20 anos, eu vou conseguir aquilo!”Vou trabalhar todos os dias durantes estes 10, 20, 30 anos por aquilo que desejo e mesmo que morra tentando o que vale é a batalha diaria para conseguir o que eu queria.
49. ESTÃO ABOLIDOS TODOS OS RITUAIS, TODOS OS ORDÁLIOS, TODAS AS PALAVRAS E SINAIS. RA-HOOR-KHUIT TOMOU O SEU ASSENTO AO LESTE NO EQUINÓCIO DOS DEUSES; E QUE ASAR ESTEJA COM ISA, QUE TAMBÉM SÃO UM. MAS ELES NÃO SÃO DE MIM. QUE ASAR SEJA O ADORADOR, ISA O SOFREDOR; HOOR EM SEU SECRETO NOME E ESPLENDOR É O SENHOR INICIADO.”
Este trecho é polemico citado em ataque e defesa astral, falando que os sininais,rituais,ordálios , não valem mais nada porque RA-HOOR-KHUIT (HÓRUS)assumiu o trono, será mesmo que isso ocorreu? Já presenciei homéns de outras culturas fazendo profecias, e atingindo estados de conciencia magnificos com rituais da antiguidade. Tambem contradiz o fato que a vontade é a lei. Se a vontade é a lei, homens podem atingir qualquer resultado idependente do ritual.
51. SEJAIS GRACIOSOS PORTANTO: VESTI-VOS TODOS EM FINOS TRAJES; COMEIS RICAS COMIDAS E BEBEIS VINHOS DOCES E VINHOS QUE ESPUMAM! TAMBÉM, TOMAI VOSSA FARTURA E VONTADE DE AMOR COMO QUISERDES, QUANDO, ONDE E COM QUEM QUISERDES! MAS SEMPRE A MIM.
52. SE ISTO NÃO ESTIVER CORRETO; SE VÓS CONFUNDIRES AS MARCAS DO ESPAÇO, DIZENDO: ELAS SÃO UMA; OU DIZENDO, ELAS SÃO MUITAS; SE O RITUAL NÃO FOR SEMPRE PARA MIM: ENTÃO ESPERAI PELOS TERRÍVEIS JULGAMENTOS DE RA HOOR KHUIT!
53. ISTO REGENERARÁ O MUNDO, O PEQUENO MUNDO MINHA IRMÃ, MEU CORAÇÃO E MINHA LÍNGUA, A QUEM EU ENVIO ESTE BEIJO. TAMBÉM, Ó ESCRIBA E PROFETA, EMBORA TU SEJAS DOS PRÍNCIPES, ISSO NÃO TE ALIVIARÁ NEM TE ABSOLVERÁ. PORÉM QUE ÊXTASE SEJA TEU E ALEGRIA DA TERRA: SEMPRE PARA MIM! PARA MIM!
Pelo o que eu entendi aqui é explicado o ritual a ser feito.Sempre para Nuit, Hadit e Hórus.
*57. INVOCAI-ME SOB MINHAS ESTRELAS! AMOR É A LEI, AMOR SOB VONTADE. NEM PERMITIS QUE OS TOLOS CONFUNDAM O AMOR; POIS EXISTE AMOR E AMOR. EXISTE A POMBA, E EXISTE A SERPENTE. ESCOLHEI BEM! ELE, MEU PROFETA, ESCOLHEU, CONHECENDO A LEI DA FORTALEZA, E O GRANDE MISTÉRIO DA CASA DE DEUS.
*
Aqui ele chama a atenção para o significado quese dá para a palavra amor, como são muitos,ele da duas opções o amor pomba e o amor serpente aqui é um enigma, mais na frente ele diz que o amor deve ser como a serpente:
61. PORÉM ME AMAR É MELHOR DO QUE TODAS AS COISAS: SE DEBAIXO DAS ESTRELAS NOTURNAS NO DESERTO TU PRESENTEMENTE QUEIMAS INCENSO PERANTE MIM, INVOCANDO-ME COM UM CORAÇÃO PURO E A CHAMA DA SERPENTE ALI, TU VIRÁS A REPOUSAR UM POUCO EM MEU SEIO. POR UM BEIJO TU ESTARÁS ENTÃO DISPOSTO A DAR TUDO; MAS TODO AQUELE QUE DER UMA PARTÍCULA DE POEIRA PERDERÁ TUDO NAQUELA HORA. VÓS DEVEREIS REUNIR BENS E FARTURA DE MULHERES E ESPECIARIAS; VÓS VESTIREIS RICAS JOIAS; VÓS EXCEDEREIS AS NAÇÕES DA TERRA EM ESPLENDOR E ORGULHO; MAS SEMPRE NO AMOR DE MIM E ENTÃO VÓS VIREIS AO MEU PRAZER. EU VOS ORDENO SERIAMENTE A VIR PERANTE MIM EM UM ROBE ÚNICO, E COBERTO COM UM RICO ORNAMENTO NA CABEÇA. EU VOS AMO! EU VOS DESEJO! PÁLIDO OU PÚRPURA, VELADO OU VOLUPTUOSO, EU QUE SOU TODA PRAZER E PÚRPURA E EMBRIAGUEZ NO SENTIDO MAIS ÍNTIMO, VOS DESEJO. COLOCAI AS ASAS, E ELEVAI O ESPLENDOR ENROLADO DENTRO DE VÓS: VINDE A MIM!
Aqui ele ensina um ritual de evocação , porém exige que após isso deve-se entregar tudo a ele, isso seria o amor , entregar tudo oque se tem de mais precioso, porém entregar coisas ricas, glamur,mulheres, especiarias, roupas ricas, e não poeira.
Parte II Hadit ( depois eu posto pra não ficar muito grande)