Não sou iniciado em nenhuma ordem thelêmica nem escola de linha inglesa, estou estudando o sistema individualmente, sem uma orientação.
Gostaria de entender um pouco melhor quais compromissos são assumidos, acerca da estrutura da realidade, pela filosofia thelêmica.
Refiro-me aos acordos metafísicos tácitos, tais como em que consiste a existência e que tipos de entes e categorias existem.
Vou exemplificar para para tornar meu ponto um pouco mais claro:
Martinez de Pasqually não acreditava na existência objetiva da matéria. A Ordem Cohen tomava a natureza como uma representação sustentada pelos espíritos como um emblema figurado daquilo que fora perdido na Imensidade Divina (Queda e Reintegração). Ou seja, os elementos e animais e eventos naturais seriam representações alegóricas que ilustram, de uma maneira sensível, significados essenciais (Assinatura das Coisas) guardados por analogia, isto é, a Criação é um retrato metafórico da Emanação (que seria a realidade divina em si mesma)
Saint-Martin, em seu tratado Dos Signos, acreditava que os entes realmente fundamentais são os espíritos (eixos monádicos de pensamento-vontade-ação), enquanto que os sentidos seriam um “véu” que encobre o invisível e que aparecem apenas para a experiência desses mesmos espíritos, ou seja, o que tomamos como real seria uma aparência que surge na mente dos espíritos prevaricadores (em privação), de maneira que um espírito reconciliado obteria imediatamente impressões sensíveis completamente distintas, de acordo com sua regeneração.
Jacob Boehme (Jakob Böhme) acreditava que o mundo visível era a exteriorização de um mundo arquetípico interior composto de sete forças (Contração, Expansão, Rotação, Explosão, Luz, Tom e Substância) que ele associava aos sete planetas (Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio, Lua). O universo físico teria surgido como uma externalização dessas sete leis, passando da unidade para a multiplicidade, de maneira que trazemos os traços e signos destes planetas em nossas almas e até na fisionomia. Para dentro dessas leis e por trás delas estaria a trindade: as Trevas do Pai, a Luz do Filho e o Fogo do Espírito Santo. Para além da própria trindade, somente o “Abismo” (Bythos) da Unidade Primordial pré-criacional.
Os três autores acreditam que o mundo temporal, histórico, teve início com a Queda de Lúcifer, evento que curiosamente chamam de “Explosão do Caos”, no sentido literal de que o mundo físico teria tido origem nesse acontecimento cósmico (e começado literalmente com a explosão do caos), especialmente o estilhaçamento do corpo glorioso de Adam Kadmon, de maneira que nós e tudo o que existe consiste nos cacos quebrados deste vaso original que deveria receber a luz divina e transbordá-la para o “Outro Lado”. Falhando nessa missão, veio o próprio Reparador (Hely), emanado pela Imensidade Divina para realizar a “Reparação do Mundo”.
Dito isso, enfim, minha questão é: qual seria - para Crowley, para Thelema, para a AA, para a OTO, etc. - a natureza deste universo em que nos encontramos? A realidade consiste em quê? Qual seria a razão da existência do mundo físico e em que consistiria o papel da humanidade? Quais entidades e dimensões são objetivamente existentes e qual seria a relação delas conosco?
Agradeço pela oportunidade!
Para A Maior Glória do Eterno,
R+ (VERSELEL)