Criação

Para os que acreditam em destino, vocês acham que Deus é "pai" ou "filho" dele? Ou ele seria os dois simultaneamente?

O Criador É Tudo Que É. O destino é apenas uma função de determinadas leis que emanam Dele.

Você está juntando neste tópico dois temas amplamente discutíveis: Deus e o Destino. E isso pode dar muito pano pra manga. Acho que pra começo de conversa, depende muito da sua própria concepção da Divindade.

Se você entende que Deus está inserido na própria criação, então o destino e todas as Leis que regem o Cosmos são partes do “corpo” de Deus, ou seja, são o próprio Deus, ou criações Divinas.

Eu, particularmente, não vejo o Divino como Criador de Si Mesmo, e nem como incluído na categoria daquilo que É. Eu concebo um Não-Ser Absoluto e Latente, perpetuamente numa intenção de projetar-se de Não-Si, de um Não-Ser para o Ser. Fonte negativa, cerne e razão de tudo o que vem à existência, mas não essas coisas em si. O Divino É o Nada por detrás do Ser, o vazio sobre o qual está assentado o pilar da existência.

Já o Destino, se é que isso existe, acredito que seja uma projeção humana, talvez até uma expressão da Partícula Divina do Homem mas, ainda assim, muito mais humana do que Divina, já que se relaciona com os detalhes das próprias vidas dos homens.

Aluvaia, o destino que digo não se resume em questão de por exemplo, sorte ou cédulas e moedas do homem; falo de situações gerais no universo que são predeterminadas a partir de todas as tendências que são dadas nestas situações, de tal forma complexa e/ou imcompreensível. Esse tipo de crença está presente na cultura islã por exemplo (o islã acredita em destino).

Hum... eu não sei se eu entendi.

Talvez se você pudesse me dar um exemplo mais tangível ficasse mais fácil de eu tentar visualizar a que está se referindo. Porque ainda não consegui diferenciar esse constructo do simples encadeamento das coisas segundo as próprias Leis que regem o Cósmico que, segundo imagino, até tem lá a sua aleatoriedade (e isso é discutível) mas não sei se poderiam se enquadrar sob o rótulo do "Destino" conforme o sentido que temos o costume atribuir.

Talvez estejamos falando de coisas diferentes e usando a mesma nomenclatura; talvez dando nomes diferentes para a mesma coisa.