Conheço um pouco de Thelema, nunca pratiquei de fato. Tenho alguns receio intuitivos quanto ao sistema mágico de Crowley (se é que assim pode ser chamado) perdoem minha ignorância. Mas tava raciocinando comigo e pessoas que praticaram disseram que é bem complexo mexer com as entidades envolvidas. A questão é, um sistema mágico pode estar carregado de energias negativas ou a intenção do magista é fundamental nesse sentido?
Pois é... noto que, quando se trata de magia, as chamadas "pessoas que praticam", adoram uma mistificação e dão um braço para tornar complexo o que pode ser bem simples, desde que se saiba o que existe no cerne do processo. Mas é claro que quanto mais eu faço parecer complexo e difícil algo que eu realizo (ou digo realizar), mas esperto eu pareço em relação a todo essa "plebe rude e incapaz". Ego...¬¬
Mas enfim... não vamos sair do foco.
Creio que, dada a sua pergunta, uma outra pergunta caiba para termos certeza de estarmos falando da mesma coisa: O que são (ou o que chama de) "energias negativas"?
93!
A ideia central do pensamento Crowleyiano digamos assim é a partir da definição de magia(k), ele define como sendo "Ciência ou arte de causar mudança de acordo com a vontade".
Crowley explica em seu Liber Aba, na sessão "Magia em Teoria e Prática" na Introdução da sessão, que qualquer tipo de "ritual" (pratica mais ou menos organizada com algum objetivo) resulta em colocar a vontade em prática. Ele diz "Todo ato intencional é um ato de magia(k)" Portanto, não acredite muito no que dizem os "monstrões do ocultismo facebookiano"...
O fato de você hesitar alguns autores é normal, digo normal porquê a hesitação é comum quando temos liberdade de deliberar, de decidir e de escolher o melhor caminho para a nossa vida... Alias, ai, você está no coração da moral quando essa decisão de "ler ou não ler" (neste caso especifico) é tomada de você para você mesmo, escolha "na moral" rs.
93,93/93.