Caro amigo,
Faze o que tu queres deverá ser o todo da Lei.
Novamente você levantou um ótimo ponto e confesso que penso sempre sobre esse assunto, mas infelizmente até hoje não consegui produzir uma resposta que satisfizesse completamente minha dúvida original.
É fato que todas as nossas ações geram reações em cadeia as quais não podem ser controladas por nós. Muitas vezes nós simplesmente não somos capazes de conceber por completo tudo o que acontecerá ao tomarmos um determinado caminho. Não somos capazes de saber quantas pessoas serão afetadas por essas ações.
Algo que realmente me ajudou muito foi ler que "em última instância faze o que tu queres é literalmente faze o que tu queres", isto é, em última instância, o fator final de "desempate" seria simplesmente a Lei do Forte, que é a nossa lei e a alegria do mundo.
Talvez eu não possa medir completamente os efeitos de uma ação, mas certamente posso alterar os efeitos das ações de terceiros (em quase todos os casos) para comigo.
Não há como evitar a reação em cadeia, seja em qual nível for, mas talvez uma boa coisa seria a renovação de alguns conceitos do estado, da sociedade e do indivíduo, para que assim o resultado dessas micro-relações que geram grandes reações em cadeia, sejam minizados até o ponto em que cada indivíduo seja capaz alterar o seu próprio processo.
A questão geral é que olhamos as coisas de baixo para cima e não do contrário. E mesmo sendo Thelemitas, esse péssimo costume ainda persiste. O que é normal, já que estamos em nossos primeiros anos de vida. Ao revisar nossos conceitos, olhando as coisas do ponto de vista do Sol, conseguimos ir um pouco além, mas ainda somos muito jovens...
Mesmo pensando muito sobre o assunto, o mais próximo que realmente chego de alguma resposta é que em último termo o que realmente é a lei do forte. Em um ponto ou em outro o estado caótico e não linear de todas as relações em cadeia chegam simplesmente a isto, que é exatamente o que você descreveu com maestria: "Neste, mais do que em qualquer outro campo, é sábio afirmar que aquele que não é absolutamente "Senhor", é escravo."...
Sinceramente não sei se estou certo, meio certo, ou completamente errado...
Qual sua opinião sobre tudo isto?
Amor é a lei, amor sob vontade.
Abraços,