Crucificação na árvore da vida

Não me lembro onde, mas certa vez li algo relacionado a cricificação na árvore da vida. Alguém sabe do que se trata? [:)]

Vc pode consultar a sexta casa, tambem chamada a câmara de ouro em "O Mundo Desperto"!

http://hadnu.org/o-mundo-desperto

Ou a respeito da esfera de Tiphareth em "A Cabala Mistica" de Dion Fortune:

http://hadnu.org/a-cabala-mistica/parte-ii/xx-tiphareth-a-sexta-sephirah

A referência a Tiphareth é a principal, mas a crucificação também se relaciona com o Atu XII "O Enforcado", atribuído ao caminho de Mem entre Hod e Geburah.

Bom, li a cabala mística. Então a crucificação na árvore da vida seria a passagem dos planos inferiores aos superiores, um sacrifício da forma? Poi na cabala mística diz que todas as experiências místicas são atribuídas a tiphereth, e sua imagem mágica é um Deus crucificado. Então seria a transmutação do que é puramente material ao puramente espiritual, ou seja do homem em um Deus perfeito? Do chumbo em ouro?

Pedro,

Tentando contribuir com o tópico:

O que você quer dizer com 'sacrifício da forma'?

Na minha visão a questão da cruz é prioritariamente matéria do equilíbrio de uma 'quaternidade' e não necessariamente do sacrifício e transmutação de ALGO PURO "A" em ALGO PURO "B" como coisas diferentes. A quaternidade, como mapa de equilíbrio, é um determinado conjunto de tendências opostas e 'misturadas' (não diferenciadas) participando no conhecimento ou experiência de uma UNIDADE NÃO EXCLUDENTE que eventualmente pode ser significada por "Cruz". Pode ser, de forma resumida, o sacrifício de um ponto de vista menos abrangente por um mais abrangente, com mais mobilidade, maior capacidade de assimilação e independência.

Acho que o ponto é saber se faz sentido e pra quem faz sentido, se I.N.R.I e L.V.X coexistem ou não nessa 'tiphareth'.

Abraço.

93!

Não me lembro onde, mas certa vez li algo relacionado a cricificação na árvore da vida. Alguém sabe do que se trata? [:)]

93

Essa cruxificação pode ser estudada em A Golden Dawn de Regardie, sobre preleções de conhecimento e rituais do Adepto Minor.

Essa consecução se assemelha aquela criada pela igreja catolica apostolica romana, sobre a egregora "Jesus", a cruxificação é a morte do EGO para que assim se mostre sua natureza divina, o SAG, sua verdadeira vontate, antes de destruir o ego é impossivel a comunhão e conversação com o SAG.

É uma pequena interpretação, mas se recorendo sobre o tema o livro citado e mais Épistolas Thelemicas, http://www.astrumargentum.org sobre o grau de Adepto Minor (interno e externo) e sobre o caminho de Tiphareth, O Taro de Crowley, A Cabala Mistica em fim tudo relacionado a essa sephirah, chegara a compreenção de como cruxificar nosso corpo na arvore da vida, mas para isso é necessário transcorer as demais sephirah para entender melhor não somente na teoria e sim na prática.

O nivel de consciencia dessa sephirah só pode ser compreendida após ter passado pelos graus inferiores e atingido sucesso em todas, muitas pessoas não chegam nem a Neophito da A.A, existe tanto estudo nesta esfera e tanta prática, não fisica mais sim espirituais.

Marcelo Ramos Motta passou 7 anos como Probacionista da AA, dai da para tirar uma base da caminhada para entender Tiphareth.

Att,

G.'.

Vale lembrar sobre a "crucificação" (redenção através do sofrimento) e a "tiphareth" da Antiga Aurora Dourada, sob o ponto de vista de Thelema e do Sistema da A.'.A.'.: a primeira (Cruz do Calvario, Sofrimento, etc) não tem aplicação prática nem metafísica e a segunda (tiphareth) apresenta mudanças substanciais com relação, digamos assim, a nova geografia. [:mrgreen:]

Pelo menos no nível teórico é possível entender o desenrolar em: Liber 671, 120 e 800.

Abraço.

93!

Compreendo.

não necessariamente do sacrifício e transmutação de ALGO PURO "A" em ALGO PURO "B" como coisas diferentes.

Eu não quis dizer isto. Eu empreguei a palavra puramente no sentido de totalidade e não de pureza. Seria totalmente material ao totalmente espiritual.

Bem, no intuito de colaborar e considerando até onde eu verdadeiramente consegui entender sobre sacrifício e tiphareth, faço a sugestão de leitura de uma obra pequena: A Voz do Silêncio, da Blavatsky. Achei mto interessante e foi mesmo capaz de me deixar um longo tempo a pensar.

Talvez ajude, ou talvez alguém veja na obra o mesmo que eu vi no sentido da idéia de sacrifício relativa a tiphareth. Não arrisco explicar, sujiro mesmo é q seja feita a leitura, pois praticamente explica o que é o sacrifício.

Agora, ja a ligação do sacrifício e sua expressão com a simbologia da cruz talvez seria uma outra forma de análise sob o mesmo conteúdo.

93!

Creio que vc esteja se referindo ao papel do Arhat's e dos Mahatma's.

Na obra de Crowley intulada de Liber 71 (que já esta traduzida e em processo de revisão que apos a atualização do site que ocorrerá em breve, será publicada).

Crowley aponta os trechos que foram "romanceados" ou "enxertados de melodrama e sentimentalismo" por Blavatsky.

E a maioria de tais trechos se referem justamente ao "suposto sacrificio" dos Arhat's!

Não creio que a crucificação signifique "sacrifício" no sentido de piedade ou algo do tipo.

Mas creio que esteja mas próximo da raiz da palavra que significa algo como "sacro ofício", que eu particularmente interpreto como a "Verdadeira Vontade".

Certa vez comentando sobre valores da sociedade com um amigo, ele disse.

Ha coisas importantes como "humildade", "respeito" e "piedade".

E eu perguntei:

Pra que serve a humildade? Pra mim ela só serve como algo que previne a ignorancia, a presunção e a prepotencia. Mas eu não creio que precise ser humilde se eu tiver uma boa auto-crítica.

E depois perguntei:

O que é o respeito e pra que ele serve? Bem, ele não conseguiu me responder e depois de pesquisarmos na wikipedia a primeira palavra que surgiu foi estima! Um significado não satisfatório para nós!

E "piedade", o que é e pra que serve... pra mim na melhor das hipoteses é apenas algo pra manter o equilíbrio.

Depois de tudo isso eu argumentei:

Peraê, esses valores não existem na natureza, apenas em nossa mente!

Só existem no meio social, no mundo dos homens.

E ele perguntou:

Tem certeza?

E eu:

Nao, mas se existe, onde está?

Ele não conseguiu me responder...

Muitos reclamam dizendo que sou ríspido e arrogante, alguns até que sou "deliberante". Fui até suspenso de uma comunidade de discussão por isso! Isso é claro, sem ofender ninguem diretamente mesmo depois de tendo sido chamado de tudo isso!^ [salvei todas as mensagens antes de serem apagadas pelos moderadores! [:D] ]

Creio que a raiz do problema seja a base de nossa cultura que é catolica, essa apologia a fraqueza esta enraizada em toda a nossa sociedade e é justamente o oposto que "a meu ver" é pregado por Thêlema!

E talvez seja justamente essa uma das causas do sentimentalismo de Blavatsky em a Voz do Silencio.

E quanto a ética, bem... reconheço sua importancia no meio social, mas assim como diz o postulado que assim como é em cima, é em baixo e se as leis sociais deveriam refletir as leis da natureza, creio que a etica esteja no equilíbrio (não em um equilíbrio como o de uma balança, tipo toma lá da ca, mas sim como em uma camada de valencia de uma eletrosfera onde cada coisa tem seu respectivo lugar).

Para mais informações a respeito da visão de Crowley a respeito de Ética eu sugiro a leituira de Thien Tao que tambem será publicado em breve e como comentei anterirmente, o Liber 71 que são os comentários de Crowley de "A Voz do Silêncio".

Ah! Ia esquecendo de mencionar Liber LIbrae, outro tratado que tambem fala de maneira ímpar a respeito do equilíbrio e da ética e magia (mas que tambem pode ser aplicada em vários outros setores da vida!)

Aff...

Eu falo demais mesmo. falei tanto da conversa com meu amigo que esqueci de mencionar o trecho que tem a ver com meu ponto de vista sobre meu ponto de vista "sacrificio".

Em dado momento eu perguntei:

O fogo é bom por nos aquecer ou a arvore é misericordiosa por produzir frutos?

Creio que não.

Eu respondi antes dele...

O mesmo eu vejo nos sábios que transmitem luz aos que buscam...

Não creio que eles sejam "bonzinhos" por isso! [8-)]

Creio que eles apenas fazem "seu papel" ou o que "devem" fazer! [;)]

Mas ou menos pelos mesmos motivos que as facas cortam e as borrachas apagam! [:lol:]

Desculpa Frater S.R. mas eu não resisti! [:D]

Liber LXXI - Completo

http://www.4shared.com/document/fH0gTL-q/071_Liber_LXXI.html

Obs: O texto acima ainda não foi revisado e pode conter alguns erros ortográficos que passaram despercebidos ao tradutor!^

Já que já foi um...

Liber XLI - Thien Tao ou A Sinagoga de Satan

http://www.4shared.com/document/cESgiEUx/041_Liber_XLI_-_Thien_Tao_-_A_.html

Obs: O texto acima ainda não foi revisado e pode conter alguns erros ortográficos que passaram despercebidos ao tradutor!^