[Curiosidade] Os Livros de Thelema & o "Sagrados" - Madras

Bem, no título não coube.... já me perguntaram duas vezes qual era a diferença dos dois livros da Editora Madras, então o tópico é sobre isso. Primeiro, os dois caras:

no alt no alt

(Capa Azul) Os Livros de Thelema foi publicado em 1997, trabalho da Fundação Aleister Crowley.

(Capa Preta) ΘΕΛΗΜΑ: Os Livros Sagrados de Thelema aparentemente foi publicado em 1998, e é uma tradução do original "The Holy Books of Thelema". Foi organizado pela O.T.O.

O "miolo" dos dois livros é o mesmo, isto é, as publicações em Classe A ("puras", isto é, sem as AB) + Liber 61 vel Causae.

O que muda de um para o outro é a introdução, onde o de capa preta se aprofunda mais, mas os dois são semelhantes, comentando também sobre o significado do título e numeração de cada Liber do miolo.

No final, o de capa azul imprime o Liber Oz e contatos de diversas organizações thelêmicas brasileiras, enquanto o de capa preta termina com um breve texto sobre a O.T.O. e informações de contato.

Eu particularmente gostei mais da introdução e tradução do de capa preta, mas acho que é questão de gosto (pelo menos até que alguém compare as traduções...rs).

Quanto ao miolo, trata-se dos libri 61, 1, 7, 10, 27, 65, 66, 90, 156, 220, 31 (manuscrito do 220), 231, 370, 400 e 813 (ou 560). Por questão de preguiça não coloquei os títulos.

Valeu,

93

Quanto ao miolo, trata-se dos libri 61, 1, 7, 10, 27, 65, 66, 90, 156, 220, 31 (manuscrito do 220), 231, 370, 400 e 813 (ou 560). Por questão de preguiça não coloquei os títulos.

Fiz a lista pra quem se interessar. É uma bela coleção.

61 - Liber Causae

1 - Liber B vel Magi

7 - Liber Liberi vel Lapidis Lazuli

10 - Liber Porta Lucis

27 - Liber Trigrammaton

65 - Liber Cordis Cincti Serpente

66 - Liber Stellae Rubae

90 - Liber Tzaddi vel Hamus Hermeticus

156 - Liber Cheth vel Vallum Abiegni

220 - Liber Al vel Legis

231 - Liber Arcanorum

370 - Liber A'ash vel Capricorni Pneumatici

400 - Liber Tau vel Kabbalae Trium Literarum

813 - Liber Ararita

Adendo: O de capa azul é da Editora Madras e o de capa preta é da Editora Anubis.