Das horas mágicas

Caros membros do fórum,

"Faça o que tu queres,há de ser o todo da lei"

Me chamo Kayque e seu recém-ingresso na senda e no CaLeN.Sem mais delongas,a questão:

Tenho em meus estudos observado a utilização energética das influências planetárias e seus trânsitos cósmicos sobre os indivíduos,em especial os magistas que conscientemente usufruem de bom grado em seus rituais.

Independentemente de serem obtidas por cálculos complexos de astronomia e cabala,ou por simples consultas de tabelas prontas,o mago se utiliza da influência sobre os ritos com uma finalidade específica.

Entretanto,a celeuma é justamente por isso,o que seria mais preferível sobre o que deve ser considerado "hora mágica" ou hora planetária.No senso esotérico new age comumente,as ditas cujas estão á tabeladinhas e tudo bonitinho,coincidindo astronomicamente os transitos dos 7 planetas rápidos com as passagens temporais terrenas...

...pois justamente encontrei em Claviculas de Salomão-base da magia cerimonial,Ed.Pallas Atena,um raciocínio diferente.Para o "autor" do livro,o dia começa ao primeiro raiar do sol sobre a terra em que o magista reside,cujo prana solar de polaridade ativa faz-se oficialmente presente e,consequentemente,a noite se dá da mesma maneira,com a ausência do prana solar.

Levando esse raciocínio adiante,as horas mágicas serão de caráter astrológica e não astronômica.Se postos os dois sistemas em contraposição,conclui-se que,por exemplo,a hora de marte pode até constar na tabela,mas pode ter energia de outro planeta...

O que fazer então?

1-Tocar o f****** e usar qualquer um que o que importa é a mente e a vontade do magista?

2-Usar o mais tradicional e/ou confiável,que é o da Clavícula Salomonis?

3-Procurar aprender uns macetes matemáticos de astrologia na hora de calcular o momento auspicioso para a prática?Se sim,como?Alguem me indicaria algum bom conteúdo em portugues para sanar essa dúvida?

4-Deixar de ser fresco e ser oldschool e calcular os planetas todos com astrolábio,sextante,quadrante,etc...? [:twisted:]

Grato pela atenção,

K.

"Amor é lei,amor sob vontade"

Nao lembro exatamente onde li isso, mas ja vi o mesmo conselho em A Arte da Guerra em Sun Tzu.

Creio que um verdadeiro magista nao deve se ater a "horas magicas".

Sua influencia pode ser util mas creio que nao deva ser uma limitacao.

Mesmo que as energias planetarias sejam egregoras poderosas...

"Faze o que tu queres e nenhum outro dira nao!"

Concluindo, creio que vc possa tanto usar o sistema da clavicula, do goetia ou o de analise astrologica.

Levando esse raciocínio adiante,as horas mágicas serão de caráter astrológica e não astronômica.

A astrologia usa como base, calculos astronomicos chamados efemerides, ou seja, as duas ciencias estao interligadas e nao se opoem.

Em um mapa astrologico de um determinado momento, ha influencias combinadas de TODOS os planetas simultanteamente em "lugares"(signos e casas atrologicas) diferentes onde tem influencias diferentes.

As horas indicadas na clavicula eh uma forma similar a de determinar o signo Ascendente, mas nom lugar de ser associada a um signo, associa-se a um astro.

Creio que para uma utilizacao precisa de tal metodo eh necessario apenas verificar o dia em que o sol nasce no dia proposto e na cidade (latitude e longitude) onde sera celebrada a cerimonia.

Ainda ha outras influencias importantes como o signo solar e em que signo a lua se encontra.

Os dois anteriores sao calculados facilmente por dezenas de sites de astrologia espalhados na net.

E fora isso creio que "aspectos astrologico" como conjunções (o eclipse solar é uma conjunção entre sol e lua), oposições (o eclipse lunar é uma oposição entre sol e lua), quadraturas, trígonos e etc so devem ser levados em consideração para os que entendem os significados dos mesmos.

Obs: *Não é preciso ser um ARQUI-ASTRÓLOGO pra isso. Só um pouco de leitura...

*

Caro Lork,

"Faça o que tu queres,há de ser o todo da lei"

Va bene,o que me veio à mente quando eu tive esse tipo de questionamento foi que eu tinha que virar um puta astrólogo-babilônico,encurvado e com torcicolor de tanto olhar pro céu [:cry:]

Digo isso porque me vem bastanta à lembranaça um trecho de texto qe dizia que so quem entende,por exemplo,de astrologia não é o pseudo-astrólogo de livros amarelados ou "jãos bidus" e programinhas atrológicos...e sim quem se mete no escuro e fica noites e noites vendo os céus,calculando....enfim,fazendo as coisas à moda antiga [:ugeek:]

Poxa,mas não tem um fundo de verdade?o método antigo de se fazer as coisas se perdeu ou vem se perdendo com as pessoas se desligando e atendo-se as novas tecnologias?

No mais,entendi sua explicação baseada na doutrina e concordo plenamente que verdade seja...mas minha mente ainda da tilt aqui,com os paradigmas e outras coisas que por vezes embotam minha mente e me atrapalham bastante nas cerimõnias [:|]

Grato,

K.

Ps,espero opiniões de outros membros do fórum.

"Amor é lei,amor sob vontade" [:)]

Poxa,mas não tem um fundo de verdade?o método antigo de se fazer as coisas se perdeu ou vem se perdendo com as pessoas se desligando e atendo-se as novas tecnologias?

Hje em dia os cálculos não são tão importantes para um astrólogo, os astrônomos ja fazem isso através das efemérides astronômicas!

Nossa tecnologia já supriu essa parte!

Os astrólogos se poupam desse serviço usando apenas as efemérides.

Mas não pense que essa era a parte mais difícil.

Creio que o mais dificil seja fazer justamente o que computadores mesmo hoje nao conseguem fazer...

Interpretar o mapa como um todo.

Intepretar a soma de diferentes influencias energéticas eh bem diferente de fazer cálculos!

Ps,espero opiniões de outros membros do fórum.

Eu tambem! Confesso que adoro opinar, mas eh importante lembrar que como todo mundo aqui sou apenas um estudante e minha opinião pode estar completamente errada, e ao inves de ajudar eu esteja atrapalhando.

Caro Kayque

Não acho que deva influenciar o seu trabalho. O máximo que posso fazer é dizer-lhe que eu pessoalmente não costumo me deixar restringir por "horas mágicas".

Gosto de partir do pressuposto de que "todo o ato intencional é um ato de magia", portanto seria inadequado para mim esperar por uma determinada efeméride ou conjunção astral para realizar um ato qualquer com intenção.

Não significa que eu NUNCA o faça, apenas não me deixo restringir. Costumo optar pelo simples na maioria das vezes.

Mas isso sou eu. [:)]

O problema é que eventualmente você pode se ter condicionado de que seguir às "horas mágicas" seja algo importante, e a exemplo de quem quer que seja você pode resolver que não mais o fará. Neste caso se você realizar práticas mágicas com a impressão de que "algo está faltando", isto pode acarretar em relativo insucesso.

No entanto é você quem deve decidir e desde que tenha resolvido isso na sua cabeça, obter sucesso

do seu jeito será questão de tempo e prática. [;)]

93

Concordo com as respostas do Lorshem, e que o livro A magia Sagrada de Abramelim, escrito por um dos fundadores da GD segundo relatos escrito sobre a obra. Neste livro fala sobre as falsidades com relação a hora mágicas.

Imagine um magista tendo que fazer calculos para tudo, exemplo faça uma Adaga no dia e na hora de jupiter e teria que contar desde o nascimento do sol como sendo regido a primeira hora pelo dia determinado e depois calcular o resto das horas. Então o nascimento do sol varia nunca é exato, e todo dia ter que fazer isso que tédio.

O melhor é "não existe lei alem de fazer o que tu queres"

Não é a hora magica da operação que garante o resultado, é claro que de acordo com o Liber 777, para evocar os demônios da Goethia deze si fazer em suas respectivas horas.

Att,

G.´.

Era exatamente nesse livro que tinha visto esse comentario!

A Magia Sagrada de Abramelin traduzido por S.D. Mathers!

Caros,

"Faça o que tu queres,há de ser o todo da lei"

Muito pertinente as respostas.Uma parte de mim fica aliviada só de não ter um trabalho gigantesco de decorar ou calcular minuncias...mas outro nó se fez em minha mente.

Digo isso porque é deveras citado o "faça o que tu queres" como resposta a isso.Tudo bem até aí,a vontade do magista e sua intenção prevalece sobre o ritual.Mas isso tambem não confrontaria certos mecanismos do universo que tem "vontades" sobre quase tudo?

Não estou afirmando que o universo é um ser humano com caprichos,mas um organismo "vivo" que é resultado de diversas variáveis e diversas outras vontades como,por exemplo,fazer um ritual específico que envolva guerra e luta(aspectos de marte) em uma hora e dia de vênus,podendo ocorrer as seguintes possibilidades:

1-O ritual dará certo unica e exclusivamente pela vontade do magista.

2-O ritual dará certo pela vontade do magista,mas haverá interferência de outras energias que não foram as iniciais pelo objetivo do ritual,mudando os resultados ou alcançando um objetivo diverso do pretendido mas que tenha em si similaridades com o que foi "pedido".

3-O ritual não dará certo porque houve um profundo conflito entre o objetivo e as energias,mas dará seu oposto dependendo das variantes.

Entendem o raciocínio?

No mais eu entendi plenamente a opinião de vocês até esse momento.Particularmente nem eu mesmo sigo direito por pura preguiça de decorar(odeio tabelas!!!! [:evil:] ),eu ainda estou ruminando aqui sobre isso afim de quebrar esse paradigma.

Por enquanto vou tentar "me corrigir" e aplicar mais minha vontade e escolher o que mais me agrada sem ignorar as exigências de sistemas cerimonialistas e seus momentos auspiciosos para a pratica,como a Goética ( [:twisted:] que é bem roots!)

Inté,

K.

"Amor é lei,amor sob vontade"

Realmente ha várias energias no universo, mas elas não são nada diante do ABSOLUTO!

Aprendar a comungar com ele e nada disso terá mais importancia...

Mas isso DEFINITIVAMENTE nao deve ser pretexto pra negligenciar seus estudos.

De forma alguma!!!

O mundo não é preto e branco.

As respostas nem sempre se resumem a sim ou a não.

E niveis de realidades diferentes são regidos por diferentes leis.

No nivel em que estamos creio que seja importante pelo menos saber por que essas horas foram determinadas e quais suas influencias, nao deixando é claro que elas nos limitem!

Ate porque, creio que nosso objetivo seja realizar a Grande Obra, e provavelmente a hora em que isso sera feito nao é tão importante quanto o ato.

Como eu disse antes, creio que nao seja desculpa pra negligenciar os estudos, eles sao uma importante fonte de auto conhecimento.

As energias do universo refletem energias que ha em nos mesmos.

Mas a "essencia do universo" que ha em nós, a "chama que arde no coração de cada homem" está bem mais além do que horas...

Dai a importancia da correta interpretaçao de "faze o que tu queres"!

É de EXTREMA IMPORTANCIA lembrar que isso nao quer dizer "faça o que lhe der na telha"!

As horas tem sua importancia, mas a centelha divina que ha em todo magista supera de longe o poder de UNIVERSOS inteiros! Somos herdeiros do Absoluto, mesmo que de forma finita.

Mas se vc ainda não consegue comungar com tal força como a maioria aqui, sugiro que continue estudando tabelas! [;)]

Caro Lork,

93!

Agradeço o conselho,mas gostaria de frisar que não estou negligenciando meus estudos e práticas.O fato de eu ter preguiça de decorar toda e qualquer coisa tabelada não significa que eu negligencie sua importancia.Até porque se algo foi tabelado,é porque teve alguém que teve a idéia de simplificar o estudo dos outros para facilitar o entendimento.Se eu iniciei um tópico sobre isso,foi simplesmente para sanar uma dúvida que,apesar de ser simples à maioria,não o é para mim por eu ter um pensamento diferente.

Como você sabe,sou um iniciante e não comunguei com "as forças do universo",no momento estou no básico de saber primeiro como o universo funciona e quando posso torná-lo favorável às minha práticas para que no futuro eu possa comumgar,entende-lo em sua totalidade(o universo,não o Absoluto).Aliais,só na prática mesmo vou saber se sou um buda ou um bunda mesmo e se alcancei ou não o "lá",a iluminação,etc etc etc...

No momento o que eu captei dos membros aqui foram as seguintes sugestões:

1-Não se ater a fixidez da busca de um momento favorável.

2-Horas astrológicas tem uma influência sobre os aspectos em nosso planeta e nosso universo particular,mas a vontade do magista,que é uma representação microscópica do universo,do Absoluto e outras coisas mais,pela lei do mentalismo e vibração impõem seu objetivo na operação magicka por "todo ato ser um ato de magia".

3-Como conseguencia do item 2,o magista flexibilizar o que é para ele mais importante ou não a respeito das horas mágicas.

Estou correto?

Aguardo novas sugestões,

Inté,

K.

"Amor é lei,amor sob vontade"

No que acredita o que segue? Isso é sua resposta não adianta querer uma opinião si tem a sua formada sempre vai rebater!

93

Não precisa de horas mágicas somente o que for pertinente ao espirito ai sim si atenha! Veja liber 777 sobre goethia, em outros pontos RMP banindo de manhã e Invocando a noite!

Mas não sei o que segue!

93

Nao leve pro lado pessoal!

Nao disse o que vc estava ou não fazendo!

Me conhece o suficiente, inclusive pessoalmente, pra saber que minhas unica intencoes sao ajudar!

Mas ja que nao sou util, retiro desde agora minhas opinioes! E me pouperei de da-las a vc quando nao me for pedido diretamente! [;)]

Nao leve pro lado pessoal!

Nao disse o que vc estava ou não fazendo!

Me conhece o suficiente, inclusive pessoalmente, pra saber que minhas unica intencoes sao ajudar!

Mas ja que nao sou util, retiro desde agora minhas opinioes! E me pouperei de da-las a vc quando nao me for pedido diretamente! [;)]

93

Não omita sua opinião! Vc tem grande conhecimento sobre varios temas envolvendo magick, e por não concordancia de outrem! Este sitio é de discução, queiram ajuda ou não.

Sou capaz de dicordar com uma coisa certa até que o outro desista!

"Essa é a nossa Lei, a lei do Forte.

Att,

G.´.

93.93/93

Como eu disse:

"Eu tambem! Confesso que adoro opinar, mas eh importante lembrar que como todo mundo aqui sou apenas um estudante e minha opinião pode estar completamente errada, e ao inves de ajudar eu esteja atrapalhando."

Mas depois de uma PATADA dessa qualquer um se revolta! [:(]

Comentei da importancia de não negligenciar so porque li isso:

Uma parte de mim fica aliviada só de não ter um trabalho gigantesco de decorar ou calcular minuncias...

Mas Kayque me conhece, e sei que ele sabe que minha intenção não foi repreende-lo! [:)]

E confesso que adoro elogios, mas preciso admitir que não tenho tanto conhecimento assim! [:D]

So ajudo com o que está ao meu alcance.

So tento passar adiante o que fizeram comigo.

Me ajudaram.

Se achei util, resolvi manter-me fazendo o mesmo.

Mas como o Kayque disse, nem sempre é útil!

Mas acho que é só nóia minha, deve ser problemas mal resolvidos de vidas passadas! [:lol:]

Mas ele so disse agiu assim porque me conhece. Se outra pessoa tivesse dito o memso creio que ele teria ficado grato. [8-)]

Eu ainda vou pro "inferno" por causa dessa ansia de reconhecimento, preciso acabar com isso! [[:o]ops:]

Não é elogios!

Não existe uso para o orgulho Liber ABA!

93

Caros membros,

93!

Creio que houve um grande mal entendido aqui [:shock:] .Não estou criticando ninguém aqui.Principalmente o Lork,meu colega de estudos,pessoa na qual nutro grande estima por seus conhecimentos. [:P]

Minhas dúvidas são sinceras e se por acaso emiti alguma opinião que eu não tenha percebido que ofenda a algum dos membro,por favor,sintam-se à vontade em me mostrar para que eu possa ver e assim esclarecer a situação.

Caro Guthiere,

No que acredita o que segue? Isso é sua resposta não adianta querer uma opinião si tem a sua formada sempre vai rebater!

93

Longe de ter opinião formada,o que eu acredito ainda não está bem consolidado e levaria muitas discussões pra te explicar a base de minhas crenças [:roll:] .No momento estou aberto a sugestões porque eu tenho duvidas.No caso em questão,sobre o assunto do topico que iniciei.

Não precisa de horas mágicas somente o que for pertinente ao espirito ai sim si atenha! Veja liber 777 sobre goethia, em outros pontos RMP banindo de manhã e Invocando a noite!

Mas não sei o que segue!

93

No momento não estou seguindo a risca as prescrições exatamente em virtude da irônica falta de tempo "útil",ou seja,um horario que eu nao seja pertubado e não incomode(ou assuste [:shock:] os outros) e que fique mais fácil de reverberar.Estou fazendo as devidas adaptações(ou gambiarras mesmo [8-)] ) nos meus exercícios.

Acaso,gostaria de saber como você se posiciona frente ao momento,se faz banir pela manha,invocar a noite,etc,etc ou se isso para você é variável.

Ainda aguardando mais sugestões [;)]

Inté,

K.

93,93/93!

Acaso,gostaria de saber como você se posiciona frente ao momento,se faz banir pela manha,invocar a noite,etc,etc ou se isso para você é variável.

Tambem sempre tive duvidas quanto a isso e nunca tive coragem de perguntar.

Segundo Frater Goya, ao amanhecer e anoitecer esses rituais perdem o efeito.

O que na minha cabeça ressoou como: Faça após o amanhecer e o anoitecer.

mas recebi recomendações de fazer ao acordar e antes de dormir.

Mas essa recomendação foi dada por um amigo provavelmente mais experiente e não por um neophito!

93!

Acaso,gostaria de saber como você se posiciona frente ao momento,se faz banir pela manha,invocar a noite,etc,etc ou se isso para você é variável.

Tambem sempre tive duvidas quanto a isso e nunca tive coragem de perguntar.

Segundo Frater Goya, ao amanhecer e anoitecer esses rituais perdem o efeito.

O que na minha cabeça ressoou como: Faça após o amanhecer e o anoitecer.

mas recebi recomendações de fazer ao acordar e antes de dormir.

Mas essa recomendação foi dada por um amigo provavelmente mais experiente e não por um neophito!

Isso me dá um nó,porque eu ironicamente nao tenho tempo suficiente para me acordar cedo e fazer banimento,devido meu trabalho que começa cedo [:|] .O que eu tou fazendo é tudo na calada da noite quando todo mundo daqui de casa ta dormindo e eu não,momento em que eu posso fazer as coisas com mais calma.Faço banimento+outras praticas+invocação e thau e benção.

Sei que não é o recomendado,mas se eu for esperar(como ja foi frisado por muitos aqui sobre esperar o momento e acabar nao fazendo nada) nao faço nada. [:cry:]

Prezados Frati,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

A questão sobre horas magicas creio que já foi bem tratada, e a questão de alguem seguir ou não é irrelevante discutir, cada um da o sucesso de sua forma.

Lembre si bem que todos os métodos usados por crowley nem sempre foram identicos aos ritos passados, mas a melhor maneira de tirar duvidas sobre o assunto é colocando na prática e dando provas a si mesmo!

Atenciosamente,

Frater O.S.V 418

Amor é a lei amor sob vontade.