Pois então, antes de mais nada, cabe dizer que essas coisas que falo não necessariamente correspondem à realidade, elas são apenas a minha versão daquilo que vejo, concebo e experimento, assim sendo, meu amigo, esteja ciente de que eu posso muito bem estar equivocado e de que nada destas coisas devem ser tomadas como verdade absoluta, não existem comprovações científicas, nem tampouco sou eu um ser humano tão esperto (ou estúpido) que desejaria ser escutado sem questionamentos ou dúvidas.
Dito isto, me permita desmembrar os seus questionamentos e afirmações segundo a minha opinião...
Os demônios da Goétia seriam sim aspectos da personalidade humana, não do Espírito, mas da persona. Aspectos “obscuros” e não “negativos”, a conotação moral fica por conta de cada um. Entenda a simbologia da coisa, o inferno, o submundo, o Hades... são todos simbolismos para o inconsciente; os demônios que habitam esses lugares, simbolismos para tudo o que recalcamos e represamos por lá num passado quase imemorial para nós, desde que aprendemos que alguns pensamentos e sentimentos são "inaceitáveis".
Anjos, ainda que sejam mecanismos um tanto diversos, me parecem seguir o mesmo princípio, muito embora sejam forças internas de Natureza mais fácil, menos dada ao descontrole. Estes funcionariam mais ou menos como lentes pelas quais concentramos e potencializamos algo que está difuso, mecanismos bastante potentes no raio de ação para o qual se os designa, mas praticamente inúteis para outras coisas. Mas não me aperte muito nesse particular, eu não manjo muito de anjos...
Mas voltando aos demônios, essas energias nem sempre vem à tona, podendo ficar represadas pela vida inteira, o que acaba por se degenerar em todo o tipo de comportamento indesejado. Tão pernicioso quanto tentar a sorte se aventurando em operações goéticas sem o devido preparo é manter um demônio eternamente recluso. O primeiro caso é como operar um tumor com um canivete no banheiro de casa; o segundo é deixá-lo esquecido e não tomar nenhuma providência para contê-lo. Tudo aquilo que é represado e reprimido de maneira enérgica e permanente, tende inexoravelmente ao descontrole.
Sim a Goétia tem como objetivo o autoconhecimento, aliás, toda forma de magia que vale a pena tem nesse o seu objetivo. A Magia não serve para dominar, ela serve para dominar-se! E por paradoxal que pareça o que eu vou dizer, devemos ter em mente que Magick não é solução "mágica" para qualquer coisa... a Idade Média trouxe muita superstição para tudo, mas eu duvido muitíssimo que algum estudante moderno sério ainda creia que precisasse manter intercurso com um demônio para falar outra língua, ou mesmo para achar um tesouro escondido, senão no sentido figurado disso.
Essa antiga arte é apenas uma da maneiras de se lidar com esses demônios, existem outras, como a psicoterapia, por exemplo. É claro que são coisas muito diferentes, mas há quem diga que são complementares (e eu concordo!).
Aquilo que você chamou de “os pedidos que fazem aos daemons” não são apenas restritos à modificações no ego, essas intenções influenciam a realidade, como lhe disse antes, são energias primitivas represadas postas de uma vez magicamente em movimento e justamente por isso devem ser encaradas com cuidado.
E respondendo à sua última pergunta, particularmente – e esta é uma visão que destoa da esmagadora maioria das pessoas do cenário mágico/ocultista – não acredito em criaturas externas ou espíritos não humanos e nem mesmo em “alma dos mortos” (não há Deus além do Homem).
Acredito no Homem dotado de Espírito imortal, imaterial e inalcançável após a morte física. Creio na capacidade de dissolução do Espírito Humano no Divino – nO Grande Não-Ser, de onde o Nada fez surgir o Todo por um movimento de Vontade.
Penso ainda que todas as coisas que se acredita existir além do Homem sejam apenas expressões e projeções do próprio homem, sejam estas conscientes ou não. Lido bem com a ideia de um “inconsciente coletivo” povoado de imagens e seres criados e alimentados por todos nós, crias da malha psíquica humana, mas jamais independentes de dela.
Enfim, dúvidas bastante pertinentes e eu realmente espero ter conseguido responder a contento, se tiver mais questões, fique à vontade... pode mandar as impertinentes também. : )