Descomplicando o Complicado

Caros membros,

"Faça o que tu queres,é o todo da lei"

Apesar da provável redundancia do título,o fiz por didática mesmo.Não sei se é somente comigo mas de vez em quando(minto,sempre! [:cry:] ) minha cabeça dá um "nó" e a mentre trava diante de referências ritualísticas.

Por exemplo,tem os arcanjos do rmp,etc.Fui hoje inventar de fazer as imagens telesmáticas deles para melhor visualização no santo rito,etc.Comecei com Raphael e até aí tudo ocorreu bem.O dito nó começou mesmo depois que eu busquei referências de Mikhael em diante.Usei o Liber 777 como base para algumas características,um guia de cabala do C.I.H,o Sistemagia do Adriano Camargo Monteiro,O Clavícula de Salomão da Ed.Pallas Atena e o Magia de Aleister Crowley do Milo Duquetti e encontrei informações que se chocavam.

Já estava ciente que os anjos dos quadrantes elementares estão coincidindo com as sefiras cabalísticas por que o rito foi assim construido.Estando Raphael em Tipheret,Gabriel em Yesod,Mikhael em Netzach e Auriel em Hod.Entretanto nessa bibliografia consultada o arcanjo de Netzach é Haniel e Mikhael está em Hod.Auriel nem entra mais na história se eu for seguir essas referências.

Conjecturei a possibilidade de eu ter cometido algum erro de interpretação,ao que de súbito me veio a idéia de que haja mais de um sistema angélico judaico-cristão embutido no rito.Fui pesquisar e somente encontrei dois(com exceção do enoquiano,que não são propriamente "anjos" no sentido técnico),a saber[:o] hebreu e o aquiniano,sendo o primeiro de referência na Torá e textos rabínicos cabalísticos etc,etc;enquanto que o aquiniano foi o compilado por São Tomás de Aquino(não famosamente conhecido como "doutor angélico" à toa! [8-)] )...são tão divergentes os sistemas que mesmo ambos cabendo perfeitamente na estrutura da árvore cabalística,são organizados por hierarquias distintas com atribuições,ao meu ver,nem de longe parecidas.

Nesse caso específico,qual é o sistema angélico mais utilizado pelo rmp GD/thelema?A mudança de sistema para não perder a lógica do simbolismo dos elementos do rito em si é drasticamente alterada?

(pergunto isso porque eu tou com uma vontade forte de alterar,porque tem que fazer sentido para mim,que tou praticando)

No mais,grato pela atenção,

Sinceramente,

K.

"Amor é lei,amor sob vontade"

O RPm trabalha L.V.X. Acho que é isso que está sendo confundido, ele não é 'Planetário' e sim 'Elemental'. Quando se diz que 'o magista está de pé entre Sameck e Peh' não significa que os arcanjos são os de 9,8,7 e 6. Isso é uma alusão a L.V.X e mais precisamente a 10 e 9. Enfim... Não sei se me fiz entender, mas procure os querubs e as outras regências elementais.

93.

AJM,

Estou ciente que os anjos de regencia elemental não são os mesmos das esferas cabalísticas.O que ocorre é que,por exemplo,em uma ou mais de uma das fontes que eu citei anteriormente os nomes dos arcanjos divergiam,não importando se eram quadrantes ou sephiras.

No mais,valeu pela ajuda.

[:)]

Tranquilis...

Thelema não utiliza necessariamente um 'Sistema Angélico'. Thelema é a Palavra da Lei, inserida dentro do 'sistema' que é o Aeon de Horus - Liber AL. Houveram mudanças (ou interpretação) de alguns paradigmas pra se adequarem a esse novo 'sistema'. Algumas sendo explicada em 220, 418 e o Taro de Thoth.

Sobre as referências angelicas da Antiga Aurora Dourada: não faço idéia. [:mrgreen:]

Abraço.

93.

Bem isso é tudo relativo, mas creio que pelo menos aqui eu possa ajudar.

Já conversamos sobre isso anteriormente, mas verbalmente fica dificil apontar referencias!^

Como AJM falou aí em cima, não se pode mudar as referencias.

É tipo física, tudo é relativo.

Algumas colunas do 777 devem ser observadas inicialmente:

Para referencia as Sephirots:

Coluna LXXXV - Dos anjos de Briah

Coluna XCIX - Dos Arcanjos de Assiah

Com referencia aos elementos:

Coluna LIV - Dos Arcanjos dos Quadrantes

Coluna LXI - Dos Anjos dos Elementos

**

Com referencia aos signos e as casas astrologicas**:

Coluna CXLII. Anjos regendo as Casas

Coluna CXLIII. Doze Anjos Assistentes Menores nos Signos.

Coluna CXLIV. Anjos Senhores da Triplicidade nos Signos do Dia.

Coluna CXLV. Anjos Senhores da Triplicidade nos Signos da Noite.

Coluna CXLVI. Anjos dos Decanatos (Ascendente)

Coluna CXLVII. Anjos dos Decanatos (Sucedente)

Coluna CXLVIII. Anjos dos Decanatos (Cadente)

Qualquer um dos sistemas (arc)angélicos que vc encontrar com certeza coincidirá com pelo menos uma dessas colunas.

O título da coluna vai depender de que aspecto vc os esta usando.

O estudo da Cabala como eu te disse anteriormente (e pessoalmente) não é o estudo de um amontoado de peças isolados, é um estudo de minis sistemas inseridos uns nos outros e que se reversam entre si dependendo de sua aplicabilidade. Quando vc ler o Livro de Thoth como eu indiquei, com certeza vc entenderá o que eu quero dizer.

Leia a coluna indicadas acimas e vc notará que ha muitos seres que se repetem em diferentes coluna mas em linhas alternadas. Isso acontece porque ele está sendo usado de putra forma. E em conjunto com outros na mesma circunstancias, ele atua melhor alí.

Espero que vc tenha paciência de analisar e estudar as colunas e ler as explicações contidas no Livro de Thoth.

Infelizmente não ha uma forma resumida de explicar isso mais simples do que a que eu dei aqui.

Para que vc entenda claramente (repetindo) é NECESSÁRIO que vc leia o Livro de Thoth (principalmente os trechos introdutórios).

Isso se vc quiser entender da forma "mais rápida possível" é claro.

Mas vc pode escolher o outro caminho.

Pode tentar decorar todos os itens do Liber 777 "isoladamente" e deixar que seu cérebro chegue a conclusões de que os itens fazem partes de mini-sistemas.

E aí?

Que caminho vc escolhe?

O mais fácil (aparentemente complicado) ou o mais difícil?

Lorkshem,

seus conselhos são pertinentes e úteis no que se refere ao estudante usar e analisar as referências angélicas.Isso faz todo sentido e tem praticidade,economia de tempo e esforço.Aliás,pra qualquer magista que se preze,o liber 777 basta.

Até aí tudo bem,eu podia esquecer isso,continuar os ritos,usar as referências básicas e desenvolver linhas de raciocínio a partir daí,seja de um aspecto geral ou específico.Entretanto,não me conformo simplesmente(como você até tinha me dito pessoalmente e pelo fórum) aceitar sem questionar a base histórica,como surgiu,as origens.A explicação para essa minha inconformidade diante das informações que me são expostas é que eu gosto de entender as origens e modificações,os "bastidores" por detrás daquilo.

A exemplo disso boto o próprio Liber 777 em dúvida.Em dúvida não quanto a utilidade e praticidade como o mais completo guia de referência astrologia,cabalística,alquímica,etc,etc...mas sim de onde,quais as fontesnas quais se baseou o autor para compilar e organizar as informações.Para mim é importante saber isso para entender o funcionamento.

Certa vez Alan Moore,um puta magista fodástico,comparou magia á linguística e neurolinguística e etimologia,como se grimórios fossem intrumentos gramaticais,gramáticas por assim dizer,em que o magista se utiliza da linguagem para acessar certos portais espirituais e abrir as conecxões.Ou mesmo como progamação digital,como linguagens C++,html,java,etc.

Vendo dessa forma acho que dá para entender que tipo de dúvida é a minha.Exemplo:

Elemento ar

1)Clavícula de Salomão(Ed.Pallas Atena)

Arcanjo-Raphael

Anjos---Ambriel(gêmeos),Zuriel(libra) e Gabriel(aquário)

2)Sistemagia(Ed.Madras)

Arcanjo-Raphael

Anjo----Chassan

3)Liber 777(Colunas LIX e LXI)

Arcanjo-Raphael

Anjo----Chassan

Obs:Gabriel é arcanjo da água sob o signo de escorpião.

Estou restringindo para algo bem específico.Aí observamos algo que aparentemente se "contradiz".Algo do tipo "Se Gabriel rege água sob o signo de escopião,como então pode ser anjo regente de ar sob o signo de aquário? [:?] ".Conjecturei alguma explicações:

1-O Liber 777 é a base,qualquer referência divergente está errada.

...e se não estiver?e se o sistema utilizado for outro que,para o magista que o pratique,faça todo o sentido?,o que leva a segunda opção,que é

2-As outras referências estão corretas.Apenas os sitemas magísticos são diferentes.

outro exemplo:

http://www.daemon.com.br/wiki/index.php?title=Anjos_Cabal%C3%ADsticos_-_Parte_I

http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/anjos-cabalisticos-parte-ii-32330

http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/anjos-cabalisticos-parte-iii-32532

(um exemplo de sistema angélico cabalístico cristão diferente do judaico,notem como está organizada a dita hierarquia angelical e as disposições na árvore um tanto "distintas" da que eu usualmente encontrei)

...algo que faz sentido.Mas para isso teria de saber qual foi a concepção que o compilador teve do 777,qual sistema angélico ele usou como base par tal.Se eu entender isso e ficar claro na minha mente,não haverá mais dúvida sobre isso que empaque meus ritos com paradigmas e uso as informações dadas como um meio de separar o joio do trigo em minha conduta como magista.Afinal,a minha vontade no final tem de prevalecer na hora H,mas somente se eu entender o motivo para eu seguir tal conduta.

Obrigado pela atenção,

Sem mais,

K.

Kayque,

Pelo visto vc não conferiu as colunas...

Os anjos dos links que vc postou são os mesmos do Liber 777, Das colunas 146 a 148 que eu indiquei acima.

Crowley não cita as fontes do 777, mas pelos livros da Golden dawn é provavel que ele provenha dela e o conhecimento da Golden dawn provem de conhecimentos antigos de kabbalha Hermetica da qual provem todo o sistema magico ocidental.

Entendo sua preocupação, mas creio que o que está disponivel no 777 além de ser mais do que "suficiente" para qualquer pratica que sua mente venha um dia a conceber em empregar, é importante salientar que muitos dos livros estão REALMENTE errados por erros de tradução e-ou interpretação.

Mas, é importante salientar uma coisa...

Quando e SE vc ler a Magia de Abramelin vai entender que TUDO isso mesmo sendo um "fantastico sistema simbolico do universo" só é importante até certo ponto.

Como vc mesmo mencionou, são um tipo de linguagem para acessar "os lugares recondidos de sua propria mente".

Quando vc atinge certo nível de compreensão, alguns detalhes são REALMENTE insignificantes, não todos é claro!

Faz o seguinte...

Ler TODOS os livros indicados no currículo de estudante que COM CERTEZA vc sanará todas as suas dúvidas.

E caso não solucione todas, com certeza saberá como solucioná-las.

Como eu mencionei anteriormente, muitas das suas perguntas podem ser facilmente sanadas com as leituras recomendadas.

Para que vc possa tomar as praticas de forma "tranquila" tambem concordo que seja necessário o conhecimento das mesmas. Mas esse conhecimento é algo sistematico.

Pra entender certos conceitos vc tem que aprender a ver o todo de forma sistematica e se desligar um pouco de detalhes.

Voltando ao seu post...

A associação de Gabriel a Aquario tambem é estranha para mim a primeira vista.

Mas pensando um pouco melhor e comparando com leituras FEITAS ANTERIORMENTE.

É fácil imaginar que essa associação venha da antiga associação do querubim do Ar (associado a aquario) a forma humana.

Comentários:

1- A pessoa que quiser usar as forças do Æon de Hórus nesse ritual deve prestar atenção num detalhe: a troca das tradicionais imagens dos querubins Rafael e Gabriel. O Novo Æon trouxe uma nova atribuição dos elementos com as quatro bestas: Água agora é Homem/Anjo e Ar é a Águia.

Esses conceitos foram passados a Therion nas experiências dos Aethyr 23 e 24, em Liber 418. O comentário a seguir é do 24º:

“O Querubin-Águia no 23º Ar é Aquário. Escorpião é a Mulher-Serpente. Isso é importante para a antiga atribuição da Águia para Escorpião.”

Therion deixou isso visualmente registrado no Tarô de Thoth, mais especificamente nos arcanos V e XXI: reparando nas extremidades das cartas, a Águia vem antes do Homem/Anjo. Fica melhor se sobrepormos essa distribuição no pentagrama. Nele, se começarmos a leitura da esquerda para direita, no sentido horário, tem-se Ar – Água – Fogo – Terra. Repare também, no arcano XXI do Tarô de Marseille, a antiga atribuição.

Portanto a sua frente, Leste (Boleskine), a figura com Cabeça de Águia e corpo de homem atrás, cabeça de Homem em corpo masculino, à direita, cabeça de Leão com corpo masculino e a esquerda, cabeça de Touro com corpo também masculino.

Fonte:http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/apendice_rituais_rpm.htm

Repare no link abaixo que Gabriel é tradicionalmente associado a Lua e à Água.

No novo Aeon ele é associado à Mercúrio e ao Ar.

http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/apendice_imagens_ke.htm

Mas é MUITO IMPORTANTE para facilitar a sua compreensão e aprendizado que vc não exite em ler os livros recomendados.

Tenho certeza que eles lhe pouparão muito de futuras perguntas.

E se sobrarem algumas, com certeza será bastante interessante ao menos tentar responde-las.

Mas até lá, com certeza a maioria delas podem ser sandas com as leituras recomendadas! [;)]

Mas se vc continuar sendo específico como foi no último post fica bem mais fácil responde-las!^

Resumindo de forma simples:

Antes Gabriel era o Querubim do Ar, e o signo querúbico do Ar é Aquário.

No Aeon da Criança Coroada ele é o Querubim da Água, e o signo querúbico da Água é Escorpião.

Capite? [;)]

Repare no link abaixo que Gabriel é tradicionalmente associado a Lua e à Água.

No novo Aeon ele é associado à Mercúrio e ao Ar.

http://www.astrumargentum.org/arquivos/ ... ens_ke.htm

Corrigindo, no link do site de Keron-E o nome dos anjos esta atribuída equivocadamente.

O anjo com cabeça de águia e o nome Gabriel atribuído ao Ar antigamente e a Água no novo Aeon na verdade é Raphael.

Por causa de detalhes como esses, muitas confusões e dúvidas como as suas são geradas.

Lorkshem,

Valeu pelas respostas,me ajudou bastante para tirar algumas conclusões que eu tinha leve suspeita.

A primeira delas foi sobre a associação dos arcanjos com os signos.Pode parecer meio óbvio para quem estuda que existe ligação energética do arcanjo com o elemento,planeta e signo astrológico.Mas muitas vezes esqueçemos um pequeno detalhe:se existe essa correlação com os astros e os astros se movem no espaço celeste,quando há mudança de eras e precessão dos equinócios o referencial de posição astronômico/astrológico muda e,consequentemente,todas as associações angélicas etc. mudam.Agora entendi isso [:shock:] !

Masss tem sempre um porém,mesmo tratando como excludente todas as ditas associações encontradas nas outras fontes de grimórios e tratados sob o argumentos de erros de tradução e análise de antigos autores,não deixam de estar certas porque são fórmulas antigas.Me toquei disso guando tava me entretendo com a leitura do livro Magia de Aleister Crowley,do Don Millo Duqueti,em que ele afirma várias vezes que o estudante para compreender e executar com maestria os ritos retificados thelêmicos do novo aeon ele tem de compreender e praticar as antigas fórmulas.

Outro detalhe interessante é o ponto de referência do praticante com a terra e os astros.Sei que isso nem é mais novidade para os mais avançados,mas eu mero iniciante,nem tinha me tocado que o ponto de vista espacial se altera.Isso quando eu li sobre a "polêmica" do pentagrama adverso,que foi esculachado pelo pessoal da GD como algo maligno e Crowley o retificou sob o ponto de vista de quem está na superfície do sol e não da terra.Eu achei isso estranho,mas como você tinha me ajudado com os textos Lork,eu li o Guia de transformação thelêmica e logo no começo é esclarecido isso ao leitor.

Agora tem outro motivo para que se pratique tanto a velha quanto a nova fórmula.É a transição.Pode-se definir que com o início do eon de Horus o de Osíris morre...mas não acontece automaticamente(http://www.deldebbio.com.br/index.php/2011/01/24/o-novo-signo-do-zodiaco-not/ só como exemplo do que eu estou falando).As energias da velha era ainda existem e elas se extinguirão no devido tempo dando espaço as novas energias,até porque o aeon não atingiu ainda seu zênite,mas haverá um tempo em que isso não será mais necessário e todos logo de começo já poderão praticar as versões thelêmicas e as antigas serão apenas estudadas para efeito de didática.

Assim eu soponho [:ugeek:] ...ou não! [8-)]

Inté,

K.

O livro do J. D. Gunther "Initiation in the Aeon of the child" joga uma luz nesse ponto da passagem, suspensão, revogação ou seja lá como é chamado... das Formulas. Consegui achar em .pdf pela internet, mas vale a pena ter em casa. Junto com o Taro de Thoth e Liber ABA deixa as atualizações, por assim dizer, bem claras.

http://www.4shared.com/document/5aEb1aYf/J_Daniel_Gunther_-_Initiation_.html

Abraço.

93.

Valeu pela contribuição AJM ! [:D]