Distribuição dos mundos na Otz Chim

Caríssimos,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Qual dos modelos acham mais correto para se distribuir os mundos na Árvore da Vida? Se o mais correto depende da aplicação, em que costumam aplicar cada um deles?

Modelo "A", onde Atziluth engloba a tríade superna, Briah engloba a segunda tríade, Yetzirah engloba a terceira, e Assiah engloba Malkut, como no diagrama abaixo.

no alt

ou

Modelo "B", em que Atziluth engloba Chokmah, Briah engloba Binah, Yetzirah engloba tudo abaixo do abismo exceto Malkut, e a este como no anterior, cabe a Assiah, como no modelo abaixo.

no alt

Amor é a lei, amor sob vontade

O que funcionar pra você, mas particularmente prefiro o primeiro, pois casa com a transição de ordens no sistema da A.·.A.·..

1 curtida

(mas é claro[:)]

no alt

Caríssimos,

Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei

Qual dos modelos acham mais correto para se distribuir os mundos na Árvore da Vida? Se o mais correto depende da aplicação, em que costumam aplicar cada um deles?

Modelo "A

93

Modelo "A"

http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/otz.htm

G.´.

93.93/93

Alias duas perguntas do Questionario de estudante seriam respondidos com o link que postei.

Naquele segundo diagrama que o Rafael colocou parece que o autor confunde os mundos com as partes do corpo e alma.

Mais detalhe para responder sobre a distribuição dos quatro mundos na Otz Chim é

http://www.ocultura.org.br/index.php/%C3%81rvore_da_Vida

Naquele segundo diagrama que o Rafael colocou parece que o autor confunde os mundos com as partes do corpo e alma.

Certamente!

Mais detalhe para responder sobre a distribuição dos quatro mundos na Otz Chim é

http://www.ocultura.org.br/index.php/%C3%81rvore_da_Vida

Acabo de corrigir.

[:lol:]

Mais detalhe para responder sobre a distribuição dos quatro mundos na Otz Chim é

http://www.ocultura.org.br/index.php/%C3%81rvore_da_Vida

Acabo de corrigir.

[:lol:]

O desenho do ocultura esta parecido com o desenho B de salomão, mas a questão dos quatro mundo:

Os Quatro Mundos As Sephiroth se manifestam em quatro diferentes planos, interconectando as dez Sephiroth em camadas cada vez mais densas.

Atziluth o Mundo Arquetípico - Kether

Briah o Mundo Criativo - Chochmah e Binah

Yetzirah o Mundo Formativo - Chesed à Yesod

Assiah o Mundo Material - Malkuth

Alguns autores possuem variações deste esquema.

Qual a correção?

Qual a correção?

Atualize a página.

Já a figura, quando eu tiver mais tempo eu procuro uma melhor.

A título de curiosidade, no sistema da A.·.A.·.:

Neófito - Malkuth de Assiah

(caminho de Tav)

Zelator - Yesod de Yetzirah

Dominus Liminis - Véu de Parroketh (entre Yetzirah e Briah)

Adeptus Minor - Tiphareth de Briah

Bebê do Abismo - Véu do Abismo (entre Briah e Atziluth)

Magister Templi - Binah de Atziluth

Daí a dificuldade nesses graus intermediários, ou para avançar de Neófito a Zelator.

Entendido.

Caríssimos,

Faz o que tu queras há de ser tudo da Lei

Apreciei muito a resposta de todos vocês, mas - por falta de palavra melhor - coincidência, tive de consultar umas referências do tarô em Sex Magic Tantra and Tarot, trabalho conjunto do Sr. Lon Milo DuQuette e Cristopher S. Hyatt, e me deparei, na pagina 40, com um diagrama da arvore da vida exatamente nos moldes do segundo exemplo, com o mundo arquetípico em Chokmah, e criativo em Binah. Acho que o trabalho do Sr. DuQuette é conhecido entre os frati, e que compreenderão o motivo de minha pergunta: Tal modelo é de fato inadequado?

Amor é a lei, amor sob vontade

O fato é: todas as sephiroth existem em todos os planos. Nenhum dos dois está "correto".

No livro Magick Without Tears, foi publicada uma imagem com a mesma divisão do primeiro diagrama. Mas segue com a seguinte nota do digitador:

"Isso duplica a confusão da G.·.D.·. das partes da alma com os quatro mundos Qabalísticos - conforme iniciada pior Mathers através de uma má interpretação da Qabaçah. O erro de omitir a sexta parte tradicional, a Tolice [Guff], também é perepetuada aqui. [....etc]."

(eu não fazia idéia dessa sexta parte!)

http://hermetic.com/crowley/magick-without-tears/mwt_65.html

O que disse, caríssimo Alan, é que existe uma sexta parte da alma na cabala tradicional? (!)

Eu não, o Heidrick, que digitou o MWT. [;)]

Eu traduzi a palavra achando que fosse do inglês, mas parece que é do hebraico. Quem sabe Gimel-Vav-Beth. Na internet tem alguns artigos da teosofia sobre isso. Parece ser "a parte inferior de Nephesch".

Já que todas as sephiroth existem em todos os planos, e dentro de cada esfera ad infinitum, qualquer método de classificação me parece arbitrário. Desta forma, o melhor seria escolher o mais prático para organizar as informações com as quais se pretende trabalhar.

Quanto a essa curiosa descoberta, caso tu ou algum outro frati descubra aplicabilidade para ela na Grande Obra, favor compartilhar conosco. [;)]

93!

Já que todas as sephiroth existem em todos os planos, e dentro de cada esfera ad infinitum, qualquer método de classificação me parece arbitrário. Desta forma, o melhor seria escolher o mais prático para organizar as informações com as quais se pretende trabalhar.

Exatamente: o que mais convém.

Quanto a essa curiosa descoberta, caso tu ou algum outro frati descubra aplicabilidade para ela na Grande Obra, favor compartilhar conosco. [;)]

Alguns dizem que Guph é o corpo físico em si.

Outros dizem uma teoria parecida com a da alma, que após a nossa morte, permaneceria por mais algum tempo, como uma casca vazia e em decomposição. Voltando aos diagramas, segundo essa teoria, poderia se relacionar com as Qhliphoth.

Poxa estes diagramas mostra a arvore em outras dimensões e não da arvore da vida Cabala para o planeta terra seria como se fosse uma transmissão via satélite de lá para cá , so o livro de Raziel para solucionar isto