Drogas e o desenvolvimento espiritual.

Primeiramente gostaria de tirar uma dúvida com vocês que eu nunca descobri direito, se Crowley morreu viciado em drogas ou não. No Liber 93, ele tem uma abstinência relativa durante uma semana, algo muito árduo para ele, já que ele se aventurou com as drogas mais viciantes do planeta. Em uma Biografia que li sobre ele de Johann Heyss, isso não fica claro, mas me parece que ele vai dizer que Crowley morre viciado (embora não gostei da Biografia, achei com tendência a denegrir, mas, por outro lado, achei bom, pois não devemos cultuar a figura de Crowley). Bem esta é a dúvida, ele morre viciado ou não? Eu não sei, mas tendo a dizer que sim. Alguém teria uma resposta segura? Na minha opinião não invalida a genealidade da Besta o fato de ele usar drogas. Poderíamos até mesmo dizer que o fato dele usar drogas tenha ajudado em sua genialidade. Como pode ser lido no Liber 93 quando ele faz um relato, ao ter tomado alcool, heroína e cocaína de uma única vez, onde ele faz um relato espantoso e genial da sua situação, e diz que faz coisas incríveis sob estes efeitos. O que nos faz perguntar, quantos textos ele escreveu drogado? Na minha opinião de ex. usuário de Maconha, cocaína, LSD, Haxixe e Alcool (usei isso durante 12 anos, e nestes dose anos sempre fui um estudioso de filosofia e magia e um praticante de yoga e tive experiências de viagens astrais que me marcaram profundamente), eu não recrimino Crowley por isso e nem invalido todo seu pensamento por estes fato. Sei, como ele sabia, que as drogas são auxiliares potentíssimos e encurtam e aceleram processos. Enfim, sei que muitos já pensaram e debateram sobre isso, mas qual a opinião de vocês. Alguns de vocês já combinaram drogas com exercícios espirituais?

PS. Por favor, não estou fazendo apologia ao uso, acho as drogas facilitadoras MUITO MUITO perigosas, tanto que abandonei o uso, mas devo MUITO MUITO a elas, assim como Crowley.

Att.
Yezide

Na verdade é impossível responder se Crowley era ou não viciado em heroína no momento da morte, o que pode-se dizer é que ao que parece, comportava-se como se fosse, já que comenta-se que consumia grandes doses da droga.

Eu até entendo a curiosidade, mas também não vejo muita relevância nisso.

Com relação ao uso de drogas para facilitar certos processos, eu absolutamente não sou contra. Também já usei uma porção de coisas e não só pra fins de auto-descoberta “espiritual”, mas porque eu era “mucho loco” mesmo. Mas esse é um assunto muito particular, não apenas por se tratar de questões de foro mais íntimo, mas principalmente por tratar-de de assunto muito subjetivo e com resultados questionáveis e variáveis de pessoa para pessoa.

Hoje meio que me desencantei com as drogas. Ainda tem algumas coisas que gostaria de experimentar (LSD e heroína, por exemplo), mas de um modo geral acho que me viro muito melhor sem drogas.

Algumas drogas me faziam sentir uma pessoa que eu não queria ser. Detesto cocaína e afins, maconha me deixa uma pessoa muito passiva e contemplativa (detesto isso), álcool me faz pensar que sou o carinha mais legal da festa (curto, mas não devo, já sou naturalmente convencido) e os inalantes... bom, desses eu ainda gosto (saudades da infância), mas não uso porque me fazem muito, mas muito mal pro sistema respiratório – que já não é lá essas coisas e agora todo mundo já sabe o motivo, né?

Recentemente li o livro “On Writing” do Stephen King, onde ele narra a luta dele contra o alcoolismo e outras drogas que usava.

No começo ele justificava a si mesmo que vários dos outros grandes autores do passado tiveram seus próprios vícios, como se a droga fosse o elixir da criatividade. Ele disse que estava passando por uma fase tão ruim que mal se lembra de ter escrito “Cujo”.

Quando a família dele fez uma intervenção e ele começou a luta contra as drogas, no começo teve um bloqueio criativo, mas eventualmente ele passou por essa fase e conseguiu seguir em frente.

Como disse o Crowley, "você pode sacrificar o seu corpo, mas pode inventar uma nova Kiblah".
Dai fica uma pergunta: Será que todos os gênios que usaram algum tipo de droga conseguiriam criar do mesmo modo se não tivessem usado? Não da pra saber né? Mas uma coisa podemos saber, não seria a mesma coisa.

Acho que devemos separar e definir drogas galera !
Existem as drogas que existem desde que o mundo é mundo, e as criadas em laboratório de umas décadas pra cá. Também é bom saber que elas agem de forma diferente e alterando também de forma diferente nossa química cerebral.

Existe um grupo de drogas que pra mim é o único/mais interessante: As Drogas Psicodélicas
Estas existem antes mesmo que nós, existem teorias pra mim um tanto consideráveis que dizem que a nossa mente é hoje em sua totalidade graças a estes psicodélicos arcaicos. Em todas as culturas antigas e em algumas atuais(tribos da Amazonia e a bebida Ayahuasca por ex.) foram e são usadas estas 'drogas' na base espiritual que se observamos bem são grandes importantes ferramentas na eficaz catalização da tal cultura, limpando e elucidando, elevando e diversificando...

Os Psicodélicos agem no sistema nervoso, reduzindo a atividade cerebral e tem um efeito bem distinto de drogas comuns como Maconha, Cocaína ou sei lá, crack e heroína. Tirando a Maconha, essas outras são o lado negro das drogas, e curiosamente a mais falada pela mídia, criando a ponte ao seu desejo.
Já os psicodélicos são no geral plantas e fungos, que não viciam e nem causam danos significativos ao nosso corpo e mente. Produzem experiencias misticas, visionarias, de grande contemplação e distorção do nosso conceito formulado em nossa cabeça de realidade, que, quando sob o efeito e até depois, temos a certeza que nossa visão foi aberta e vimos e pensamos coisas do além, de uma inteligencia superior. Nesses estados alterados de consciência não existe o ego, a personalidade se dissolve no universo, não somos mais EU e sim O TODO, sentimos o cachorro e a planta. Amigos meus já tiveram experiencia de voltar a vidas passadas e eu já tive experiencia de sair do meu corpo totalmente lucido e deu uma forma extramente real, onde voei ate minha casa e vi minha família, os abracei e tive alguns insights.
Quando eramos nômades e estávamos a sair das arvores e buscar em espaços desconhecidos alimento, onde animais pastavam, achamos um novo alimento, que não era comum nas copas das arvores. Era o cogumelo, que comíamos em baixas doses e sentíamos nossa visão periférica bem expandida (vendo melhor possíveis predadores), nossa sexualidade afetada e estimulada ( + homo sapiens ) e nossos pensamentos também afetados. Naquela época a terra era mais fria e, na Africa, a natureza era bem mais favorável ao fungos mágicos.
Mas também não paramos por ai, descobrimos novas plantas e as comungamos. É bem claro que naquela época não se comia só o alimento para o físico mas também o alimento para o espiritual, porque a experiencia é Espiritual. - São psicoativos Psicodélicos Enteogenos: O Cacto Peyote e o Cacto San Pedro, Várias plantas da floresta Amazônica como Banisteriopsis Caapi e a Chacrona, bem como as sementes da arvore Yopo. A Arvore Jurema Preta no nordeste brasileiro, as trepadeiras Ipomeias e Argyreia presente na índia(usadas em rituais a Shiva), no Hawaii e America Central, muitas especies da Ásia, os cogumelos Psilocybe Cubensis e Panaeolus Cyan. , o fungo do LSD que já era usado desde a Grécia Antiga, as Raízes de Iboga capazes de desviciar até os viciados em crack mais barra pesada entre varias outras.

Acontece que erramos ao misturar essas plantas e fungos que alteram nossa química cerebral desde o inicio com certas porcarias feitas em laboratório que estragam nosso corpo e alma, hoje eu tento estudar o desenvolvimento da consciência através destes estados alterados de consciência em paralelo a meditação, e também Yoga. A experiencia é muito mágica, ela diz claramente que devemos fazer oque queremos.... Enfim, é muita luz !

@Yezide Eu acho que você talvez nunca tenha experimentado LSD puro e verdadeiro, e sim DOX ou NBOMe.

Acredito que já usei LSD puro em líquido e papel.

É realmente muito fácil ter experiências espirituais pelo estímulo de drogas.

Para se ter uma visão usando LSD basta, literalmente, somente fechar os olhos.
E se quiser controlar o mar de imagens basta se concentrar em um simbolo. É muito fácil Viajar usando os Tatwas usando o LSD. Assim qualquer projeção da Consciência. Só acho que deveria ter alguém experiente e lúcido por perto para chamar a atenção e guiar o Viajante.

Considero a maconha um excelente auxilo em Pranayama. Fumar maconha já é por natureza um Exercício de Pranayama, pois você inala, segura o ar e inspira. Mas realizar Pranayama depois de uma dose moderada da Maconha é uma grande auxilo. Mas considero ainda mais eficaz praticando jundo com Dharana, meditando sobre uma palavra ou questão que queira descobrir.

Cocaína é bom para se expor características mais profundas; para revelar o que há de mais escondido dentro da pessoa. Auxilia em Técnicas para Visão e no Sexo mágico.

Mas considero todas as drogas perigosas tanto naturais como químicas ou sintéticas, e não recomendo o uso para Todos assim como fazia Crowley. Mas somente para alguns.

Sem dúvida alguma ela faz a "natureza dar saltos" como dizia a Besta.

Att.

Existe aquele texto dele sobre a cocaína , mas se era dependente e se sucumbiu por causa disso nunca saberemos.

http://avisospsicodelicos.blogspot.com.br/2012/03/um-ensaio-de-crowley-sobre-cocaina-e-o.html

Drogas de fato podem afrouxar ou potencializar certas partes do nosso ser físico e espiritual, mas existe o perigo da dependência e dos efeitos destruidores no corpo ao longo do tempo , são poderes com prazo de validade aos quais sempre temos que pagar um preço maior.

Vale lembrar que Buda, Jesus e outros mestres não precisaram de nenhum tipo de droga para atingirem a iluminação apenas seguiram os caminhos das suas virtudes.

Existem outros textos do Crowley, e de outras pessoas que ele incluiu no Equinox Vol I e II sobre Haxixe e ópio.

Existe muito material sobre isso na internet relacionando com a Espiritualidade.

Tem uma passagem legal no Liber Al, na fala de Hadit, bem curiosa, vs. 22 e 70

No parágrafo 22 Kenneth Grant interpreta as "estranhas drogas", com os Kalas dos Tantras, mas "droga" é uma palavra forte e precisa.

No § 70, acho que está a chave, pois tudo isso deve ser feita pelas "90 regras da arte" e com sutileza.

O vício é uma predisposição genética.
Como para o álcool ou a cocaína, ou outra droga qualquer.

As drogas fazem mais mal para quem não tem a predisposição genética. Quem já tem os genes preparados para isso sofrem menos danos corporais, mas, em compensação, se viciam mais facilmente. Quem não tem a predisposição genética, o corpo sofre mais, mas a pessoa não se vicia. Mas se a pessoa tem um metabolismo bom, e um fogo gástrico bem aceso ele pode tomar até veneno, como dizem os yogues (com ressalvas é claro)

O vício pode ser uma questão moral, desta forma, não fazendo tanto mal para a mente do usuário consciente e querente.

Assim como os Thelemitas dizem a vontade ao se alimentar, poderia ser feito isso também quanto as drogas.

Sim, ninguém precisa de drogas para atingir a iluminação.

Jesus e Buda não gostavam muito dos prazeres e arrebatamentos dos sentidos por meios não convencionais, a não ser Jesus que tomava um vinhozinho as vezes hehe.

Sem, mais.

NÃO USEM DROGAS.