Dúvida referente a Lúcifer

Boa tarde Frateres,

Saberiam algo sobre os mistérios de Lúcifer ?

quem é esse ser tão temido por uns e adorado por outros ?

Abraços !

Lúcifer, do latim lucem ferre, é aquele que traz a Luz.

É Prometheu que trouxe o fogo divino para os homens, e por isso foi punido pelos deuses. Note a semelhança com a serpente do Éden que trouxe o conhecimento do bem e do mal através do fruto proibido.

Na versão Vulgata do Novo Testamento, o termo Lucifer aparece no seguinte trecho como referência ao Christos: "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva (Lúcifer) surja em vossos corações" (II Pedro 1:19)

O que o Tibuda disse tem procedimento. Eu ainda não tinha relacionado Lúcifer ao Prometheu. Mas faz sentido. Não sei se se enquadra muito na pergunta, mas certa vez, lendo sobre Goétia Satânica, vi algo que naquela época me surpreendeu(pois era muito novo no ocultismo), e o que vi foi que os satanistas acreditam que os demônios da goétia "caíram" dos reinos celestiais por tentar transmitir o conhecimento aos homens, para que assim a vida dos mesmos se tornassem mais fácil, o que coincide com o que o Tibuda disse sobre Lúcifer.

Lúcifer, assim como toda e qualquer deidade externa é um arquétipo.

O que eventualmente se ignora é que Lúcifer é um arquétipo "Crístico" e solar. Mas ainda assim um arquétipo, e possivelmente associável a uma porção de outras deidades das mais diversas culturas.

É interessante notar a conotação terrível que se dá àquilo que se pretende ocultar sob o véu do mistério. E ainda mais curioso é o medo que se convenciona ter daquilo que nós mesmos criamos.

...Ou alguém não sabia que os homens é que criam os deuses e não o contrário. [;)]

Na versão Vulgata do Novo Testamento, o termo Lucifer aparece no seguinte trecho como referência ao Christos: "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva (Lúcifer) surja em vossos corações" (II Pedro 1:19)

O trecho que vc se refere é esse aqui ó! =P

"Et habemus firmiorem propheticum sermonem: cui benefacitis attendentes quasi lucernæ lucenti in caliginoso donec dies elucescat, et lucifer oriatur in cordibus vestris"

Fonte:http://sacred-texts.com/bib/vul/pe2001.htm#019

Fonte ótima pra quem quer praticar latim!

Compreendo, a comparação com prometeu é ótima, e clássica.

Será que poderíamos realizar algum tipo de referência a Lúcifer e o Sexo (Ou força sexual, magia sexual e etc) ?

Claro... sabe aquela da serpente? [:lol:]

Brincadeira... [:)]

Mas agora falando sério:

O mito é todo uma alegoria sexuada, a própria história da "queda", entre outras referências pode ser associada à puberdade e com ela à perda de um certo estado de inocência inerente ao ser até humano quando criança.

Pode-se dizer que o arquétipo diz respeito principalmente a três elementos essencialmente importantes ao desenvolvimento humano, estes são o sexo, raciocínio e à liberdade.

É dito que em um determinado episódio da trajetória humana os sexos se separaram e o cérebro começou a se desenvolver enormemente, dando ao homem a luz da inteligência e o desejo pelo progresso, fazendo-o deixar pra traz um suposto estado de beatitude e imbuindo-o do desejar andar pra frente e por consequência desligando-o do mundo animal e do jugo dos deuses.

Por outro lado, este fruto proibido fez dele uma criatura auto-consciente e capaz de gerar outros semelhantes a ele, coisa até então privilégio da divindade. Ao dar-se conta dessa capacidade maravilhosa pela primeira vez na história não mais eram os deuses que geravam os homens, mas os próprios homens geravam a outros homens.

Sem falar no caráter avassalador da força sexual humana e seu quase irresistível poder de atração. Afinal de contas o que poderia tornar os homens (e mulheres, claro) mais próximos de que o desejo que nutrem uns pelos outros?

"Não há laço que possa unir o dividido, senão o Amor".

Ótima explicação, muito obrigado Frater.

Em relação a serpente, "LÁ NELE"... hehe

Grande abraço !

Também achei as explicações bem interessantes. Tem um ótimo documentário disponível na internet entitulado"Sex-the secret gate to Eden", ele fala muito de magia sexual. Seria bom se assistisse. Agora quanto a Lúcifer, creio que a crença nele como uma criatura medonha e malfazeja tenha criado involuntariamente uma egrégora, o que explica as várias pessoas no mundo que afirmam tê-lo visto. Mas isto já é assunto para outro tópico.

Retomando a questão de Christos/Lucifer, achei a seguinte pérola dita por Jesus no "Apócrifo de João", da biblioteca de Nag Hammadi:

"Entretanto, o que eles chamam de árvore do conhecimento do bem e do mal, que é a Epinóia da luz, eles ficaram diante dela, para que ele (Adão) não pudesse apreciar sua plenitude e reconhecer a nudez de sua infâmia. Mas fui eu quem mostrou o que eles comiam."

E eu disse ao Salvador: "Mestre, não foi a serpente que ensinou Adão a comer?" O Salvador sorriu e disse, "A serpente os ensinou a comer da perversidade da criação, cobiça (e) destruição, para que ele (Adão) pudesse ser útil a ela. E ele (Adão) sabia que estava sendo desobediente com ele (o chefe archon), em razão da luz da Epinóia que estava dentro dele, que o fez sentir mais correto em seu pensamento que o chefe archon.

Aqui o próprio Jesus se compara à serpente do Éden! A correspondência Messias/Tiphareth = Lucifer/Prometeus fica ainda mais evidente...

Israel Regardie comenta em seu livro "The Golden Dawn" que a Gematria da palavra Messias é 358, precisamente a mesma numeração da palavra Naschash, que significa Serpente.

E escreve logo depois..."O interessante é que em todos os sistemas antigos a Serpente também é o Tentador, Lucifer, - e, novamente, Lúcifer é Vênus, o Redentor."