Dúvida referente aos Quadrantes

Alguém sabe porque os elementos dos quadrantes do Ritual Menor do Pentagrama e do Ritual Menor do Hexagrama não coincidem?

Quero dizer, usualmente no RmP a minha frente, no leste, tenho Raphael, o Archanjo que responde pelo elemento ar; as minhas costas, oeste, Gabriel, elemento água; a minha direita, ao sul, tenho Michael, fogo; e finalmente, a minha esquerda, ao norte, Uriel que reresenta a terra.

Já no RmH o hexagrama do fogo é traçado no leste, o da terra no sul, o do ar no oeste e o da água no norte.

O esquema é o que segue:

Direção RmP RmH

Leste ar fogo

Sul fogo terra

Oeste água ar

Norte terra água

Israel Regardie diz que os quadrantes do RmH estão de acordo com a posição dos elementos no zodiaco. Já com relação ao RmP é feita uma alusão meio confusa referente à natureza dos ventos. Depois fala-se que os elementos vibrariam entre esses pontos, ou seja, ar entre oeste e leste, fogo entre leste e sul, água entre norte e oeste e terra entre sul e norte.

Mas como assim "entre" este e aquele?... Entre norte e oeste, por exemplo ainda existe um ponto colateral (noroeste), mas entre sul e norte não existe nada, são pontos cadeais inversos.

Alguém tem alguma informação com relação a isso?

Prezado,

93

Tente imaginar que entre um ponto e outro existe um semi-ponto por onde ecoá o timbre da pronunciação a qual esta se fazendo....não é um espaço vago.

93,93/93

Ftt:

THIAGO CARDOSO.

[:shock:] ?

A questão a respeito dos elementos já foi debatida aqui no forum, só não lembro agora em qual tópico...

E quanto a direção e elementos é importante lembrar que os elementos são formados da combinação de outras quatro características.

Seco

Úmido

Quento

Frio

Fogo - Quente e seco

Água - Fria e Úmida

Ar - Quente e Úmido

Terra - Fria e Seca

Caros,

93!

Eu notei isso também.No mais,não é nem sobre os elementos em si,mas sobre os anjos.Ja encontrei referencias diferentes que o anjo de Netzach é Haniel e não Mikhael e tal,muito divergente [:?]

93,93/93!

Creio que nao seja divergencia.

O problema é que o RmP e HmP evocam energias diferentes.

Equanto os RmP evoca energias elementais o HmP evoca energias planetarias, e isso altera muitas das correspondencias.

Ritual do Pentagrama = direção dos quatro ventos (Anemoi) e seus respectivos elementos.

Por exemplo, Zephyrus rege o oeste e é atribuído à Água.

Ritual do Hexagrama = direção dos elementos de acordo com a posição dos signos cardeais nas 13 casas do céu.

Por exemplo, o signo de Escorpião fica ao Norte e é atribuído à Água.

13 casas do céu. *

Ops, 12 Casas.

Que isso Alan, não imaginava que vc iria cair nessa baboseira de 13o signo... hehehe

Legal,... o esquema das evocações de dois tipos diferentes de energias (elementais pelo RmP e planetárias pelo RmH) é bem razóavel. Mas o lance dos elementos vibrarem entre dois pontos ainda me confundi um pouco.

Compreendo que eles mantenham relação entre si mesmo se trantando de aspectos similares porém de energias de natureza diferente. Mesmo assim continuo sem entender onde se eles encontram, quero dizer fisicamente no momento de um ritual.

No entanto, talvéz seja melhor não apegar-me tanto a este tipo de detalhes. É que eu pensei que fosse interessante que as correspondências de ambos os rituais fossem iguais. Gosto quando as coisas se encaixam e ficam "redondas". Contudo penso que o que importa seja a efetividade em sí, não necessariamente as minúcias. Se dá certo tá valendo.

Mas valeu, o mais importante foi esclarecido. [:)]

Aluvaia

Vc gosta das coisas "redondas" e está buscando as referências do quadrado. Interessante...

"a quadratura do círculo" não te sucita o conhecimento de um grande arcano, talvez um dos mais altos e complexos?

tem coisas que nem mesmo um fórum recheado de pessoas inteligentíssimas como esse é capaz de elucidar. há coisas que são transmitidas de boca à ouvido. e "quem tem ouvidos para ouvir, ouça", já disse um grande mestre.

Respeito e estima.

Kleber Antunes.'.

há coisas que são transmitidas de boca à ouvido. e "quem tem ouvidos para ouvir, ouça", já disse um grande mestre.

outras coisas nem assim, só tendo a experiência pra saber, já que ninguém pode cruzar a porta para você...

É meu caro Tibuda...

Concordo plenamente com você.

Não existe melhor prático do que aquele que aprendeu errando. Nem experiência que não se adiquira pela via da experimentação.

...Mas mesmo assim às vezes é bem legal aquele toque esperto do irmão mais velho, ainda que a gente eventualmente não siga nada do que ele falou. [:lol:]

É meu caro Tibuda...

Concordo plenamente com você.

Não existe melhor prático do que aquele que aprendeu errando. Nem experiência que não se adiquira pela via da experimentação.

...Mas mesmo assim às vezes é bem legal aquele toque esperto do irmão mais velho, ainda que a gente eventualmente não siga nada do que ele falou. [:lol:]

Com certeza.

Ritual do Pentagrama = direção dos quatro ventos (Anemoi) e seus respectivos elementos.

Por exemplo, Zephyrus rege o oeste e é atribuído à Água.

Ritual do Hexagrama = direção dos elementos de acordo com a posição dos signos cardeais nas 12 casas do céu.

Por exemplo, o signo de Escorpião fica ao Norte e é atribuído à Água.

93

Alan, poderia postar de onde vc tirou essa informação?

Att,

G.'.

Collegium ad Lux et Nox, mas se quiser uma fonte escrita, procure no In the Continuum de Soror Meral (no número 1 e num outro que não me lembro).

93

Ok. Obrigado!