[Dúvida] Retirada.

Apenas uma dúvida, ao ler as primeiras disposições da A.'.A.'. , eu li que a retirada é de espontanea vontade, e sem problemas futuros. Gostaria que aqueles que possuiem mais conhecimento, expliquem sobre isso. Como é visto a ideia. Sendo que, aquele que procura a A.'.A.'. e a galga, pode por um ponto não conseguindo mais praticar e etc, e caso decida seguir sua vida sem a mesma, quais as disposições, a maneira e etc?

Obrigado.

Caríssimo, 93!

Não vejo por que alguém se afastaria da Santa Ordem. A A.'.A.'. é uma ordem de ordálias, e algumas pessoas, como supostamente aconteceu com o Paulo Coelho, podem começar a culpar a ordem por tudo de ruim que acontece em sua vida e querer pular fora. O fato é que essas "coisas ruins", pelo menos até onde eu compreendo, são sintomas de problemas que já existiam de qualquer forma. Digamos que a A.'.A.'. apenas traga para a superfície, e dê a oportunidade de seus membros enfrentarem todos esses problemas em ritmo acelerado.

Poderia acontecer também algum caso do sujeito se ligar a alguma outra ordem, ou até ele mesmo criar tal ordem, igreja, filosofia, etc., e achar que a Santa Ordem vai contra essa sua nova percepção do universo e querer se desligar. Mas nesse caso, isso seria por vontade dele. Pela vivência que eu tenho com meu instrutor, acho que se eu dissesse a ele "Agora sou evangélico, e só Jesus salva, etc." ele diria algo como "Vai lá e depois me conta o que achou." e no que dependesse dele, eu não precisaria me desligar não. Se um ano depois eu voltasse a me comunicar, ele encararia meu um ano de práticas de cristão renascido como experiência para mim, sem preconceitos, e continuariamos normalmente.

Bom, se o cara quiser formalizar o afastamento, ele apenas comunica isso ao neófito que o introduziu, e pronto. [;)]