Mais informações...
Breve descrição DOS GUARDIÃES QLIPHÓTICOS
É preciso entender que os nomes dos Guardiães não são os Túneis em si mesmos.
1) AMPRODIAS - Guardião do 11o Túnel - ele não é um 'oposto' do Louco, mas uma distorção deste. Ao invés de estar prestes a saltar de um penhasco, como faz o Louco, Amprodias está sentado no fundo de uma cratera, na beira de um buraco, produzindo bolhas. No lugar do cão que adverte, temos alguns demônios que tocam flautas, procurando distrair e confundir. O pior de tudo é que a figura está sem cabeça.
Seu caminho é o do reverso, uma vez que 11 é o número geral para a magia e 11 é o número da Sephirá Daath na Árvore da Vida, isto é, a Sephirá da "não-existência" e o portal para o "outro lado". Amprodias também tem o número do Louco (0). O zero (o vazio) é o número que precede o Um (a Manifestação). É o nível que precede até mesmo o mais elementar nível consensual de realidade (o solipsismo e a loucura). Sua doença é a diarréia.
2) BARATCHIAL - Guardião do 12o túnel - É o cinocéfalo, a distorção do Mago (arcano I). Ao invés de portar o Caduceu de Mercúiro, ele luta desesperadamente para controlar as serpentes a sua volta. Como sua língua é deformada, ele não pode fazer uso do poder do verbo, nem da magia das letras.
3) GARGOPHIAS - Guardião do 13o Túnel - a paralela da Grande Sacerdotisa. Grant chama esse arcano de "bruxaria batraquiana", uma vez que ele se associa à deusa Hecate (a deusa da cabeça de rã). Gargophias silenciosamente observa o magista mergulhar fundo nas relações sexuais (a copulação do Caos e do Tempo). Sua magia é a da interpretação de sonhos e a clarividência. Sua doença é o mal funcionamento da menstruação.
4) DAGDAGIEL - Guardião do 14o túnel - é a equivalente da Imperatriz, porém numa oitava abaixo: degradada e prostituta. Sua magia é a de amor através dos filtros. Seus males são as doenças venéreas e as ninfomanias.
5) HEMETHTERITH - Guardião do 15o Túnel - É considerada a mãe maior. Seu dom é a astrologia. Grant diz que ela foi ameaçada de estupro por uma variante sombria do Sagrado Anjo Guardião e enquanto ela fugia deste ataque, ela caiu de costas e seus seios se tornaram as duas ânforas de Aquário. É a antítese da Imperatriz.
6) URIENS - O Guardião do 16o Túnel - a distorção do Hierofante, corresponde às crenças e convicções equivocadas (por exemplo, a crença em um salvador externo), arrogância, medo da existência e a necessidade pueril de se apegar a algo que forneça uma modo "seguro" de se viver.
7) ZAMRADIEL - o Guardião do 17o Túnel - indica o total abandono e rendição ao coito. A espada de zain penetrando a yoni (vagina) de Qulielfi; é o triunfo da libido sobre a sabedoria.
8) CHARACITH - Guardião do 18o Túnel - A distorção da Carruagem (arcano VII). Um dos poderes da magia é arte dos encantamentos e o domínio das energias que aqui fica comprometido. O perigo associado a esta sentinela é possibilidade de se tornar um vampiro.
9) TEMPHIOTH - Guardião do 19o Túnel - A antítese do Arcano da Força, se traduz por uma baixa auto-estima, pouca vitalidade, excessos emocionais, "secura" intelectual e desinteresse pelas atividades sexuais. Constituiu, na verdade, um bloqueio à manifestação das forças instintivas.
10) YAMATU - o Guardião do 26o Túnel - É quando se considera que esta forma física, este mundo material que conhecemos é como algo inerte e sem vida; considera-se que a Natureza é indiferente. Daí surge uma sensação de isolamento, de abandono, de desconexão com o todo.
11) KURGASIAX - Guardião do 21o Túnel - corresponde ao arcano X (a Roda da Fortuna), porém, ao invés de representar o Destino ou as Oportunidades, Kurgasiax indica maldição e malevolência. A carta é marcada pela incongruência de suas formas. Como exemplo, a roda deveria ser menor para que o feiticeiro pudesse segurá-la em suas mãos para que pudesse manejá-la com maestria.
A roda é a marca da besta ou Set, que em seu movimento, ativa os poderes da esfinge. A cruz é o ponto de interseção sobre o portal do Abismo (Daath). Os rabos são as 03 entradas da parte de trás que conectam Daath às Sephirot de Plutão, Júpiter e Vênus (Kether, Chesed e Netzach, respectivamente).
Kurgasiax, mais do que qualquer outro Guardião, ilustra, plenamente, como os lado luminoso e o sombrio estão intrinsecamente ligados. Esta é a mesma Roda da Fortuna, porém aqui é vista como descendente. A Roda de Kurgasiax se movimenta de cima para baixo, do dia para a noite, da vida para a morte; ao passo que a Roda da Fortuna se movimenta na direção oposta.
No entanto, a Roda de Kurgasiax é passível de ascender, pois numa relação especular, o mais baixo é o reflexo do mais alto. Assim, os raios do cetro é a arma, o poder da escolha, da liberdade no trabalho mágico. Grant afirma que para Crowley esta era a fórmula de Gomorra (número 315). Na Tradição Esotérica, Sodoma é a contraparte masculina de Gomorra.
12) LAFCURSIAX - O Guardião do 22o Túnel - é o correspondente do arcano da Justiça, porém a balança está torta e seu peso desequilibrado.
13) MALKUNOFAT - o Guardião do 23o Túnel - representa os Old Ones (Os Antigos) erguendo-se das "águas" . Seu equivalente é o Enforcado que está submerso nas águas.
14) NIANTIEL - o Guardião do 24o Túnel - Na visão de Grant, este é o caminho da sodomia, o reverso de Tipharet, o "Sol infernal no Amenta", o phallus no ânus, como distinto do Sol Interior. Grant ainda inclui o escorpião e o besouro como símbolos do "sol negro". Os mistérios que o arcano presentificam são aqueles da magia sexual e a morte mágica, bem como a "magia negra" e o vodu. Suas doenças são o câncer e atualmente a Aids. É o correspondente do arcano XIII, a Morte.
15) SAKSAKSALIM - o Guardião do 25o Túnel - também chamado de "O Zigzagging" é a distorção da alquimia na qual duas grandes bestas estão engajadas em uma batalha; o que é o inverso da alquimia tradição na qual temos a reconciliação dos opostos.
16) A'ANO'NIN - Guardião do 26o Túnel, conhecido como o Senhor dos Portais da Matéria. Sua Magia é indicada pela letra hebraica ayin que é conhecida como o "olho do mal" ou o "olho de Set" (O Diamante da Noite). Sua doença é o priapismo. Corresponde ao arcano XV - o Diabo, na Árvore da Vida.
17) PARFAXITAS - o Guardião do 27o Túnel. O "Templo Vermelho". Sua doença é a infecção das feridas.
18) TZUFLIFU - Guardião do 28o Túnel - é a sombra do Imperador. Essa consciência qliphótica simboliza o uso irracional e irrefletido da energia marcial (fúria) contra as hierarquias instituídas e valores socialmente compartilhados (padrões sociais).
19) QULIELFI - o Guardião do 29o Túnel- corresponde à Lua. É conhecido como o "Caminho dos Saltadores" (devido à sua conexão com o Universo B). Sua magia é a da produção de ilusões e de feitiçarias em geral.
20) RAFLIFU - o Guardião do 30o Túnel - Sua magia é o da aquisição de ouro e riqueza. Sua doença é o desperdício e o definhar.
21) SHALICU - o Guardião do 31o Túnel - "O que imerge nas águas" . A letra hebraica shin (c) , presente no arcano XX é aqui traduzida como "eu não abrirei", o que não vence os Arcons ou Regentes Planetários.
22) THANTIFAXATH - Guardião do 32o Túnel - No lugar da realização e da maestria do arcano XXI (o Mundo); temos aqui a limitação do ser. Representa as restrições, os medos (inclusive de magias e feitiços), amarras e apegos. Indica ainda as cristalizações que impedem o desenvolvimento, produzindo, assim, mortos-vivos (zumbis). É a deteriorização do ego.