Dúvida sobre o ritual menor do pentagrama

Sou iniciante e comecei com práticas de concentração, visualização e o ritual menor do pentagrama, creio que é basicamente a porta de entradas comum para a grande maioria.

Estou lendo o livro Golden Dawn do Israel Regardie e me deparei com a seguinte indicação do autor: Fazer o ritual do pentagrama de invocação pela manhã e ao entardecer efetuar o de banimento. Mas ao mesmo tempo eu li aqui mesmo nesse fórum que se deve fazer o ritual de invocação e logo em seguida fazer o banimento.

Qual o motivo dessa discordância em algo tão simples?

Enfim, é o meu primeiro post no fórum. Abraços!

O motivo da discordância é que magia não é ciência exata no senso de que a interpretação, efeitos e preferências são subjetivos.

Minha interpretação é que o ritual menor é usado para equilibrar as forças elementais no seu ser criando um "vácuo" onde o espírito, eu superior, verdadeiro eu, etc. possa se manifestar. Você declara ritualisticamente ser o centro do universo e que essas forças elementais são suas ferramentas. O simples ato de envolver imaginação, foco, concentração, vontade, palavras, gestos, etc. tornam-o um excelente treinamento para o novato. Sobre ele recomendo o excelente artigo de Soror Meral: https://www.hadnu.org/publicacoes/255-uma-analise-do-ritual-menor-do-pentagrama

Já os rituais maiores de invocação chamam para si essas energias elementais, e podem ser feitos para suprir energia de um elemento que está faltando ou compensar o excesso de um elemento diretamente oposto. O de banimento, para mandar excesso de uma energia embora. Pode ser utilizado desde para suprir força simpática a um ritual (ou mandar a antipática embora) ou simplesmente para um "ajuste rápido" no seu eu.

Por fim, não vejo sentido em chamar uma energia pra depois mandar embora sem usufruir. É como mandar entregar pizza na sua casa e depois chamar a empregada para jogar no lixo SEM comer a pizza. A recomendação de banir de noite deve ser para você não ficar agitado demais por excesso de energia e não dormir bem.

Resumão:
*Ritual Menor é legal de fazer com frequência para manter tudo afinado, equilibrado, e treinar várias habilidades úteis em magick.
*Ritual maior, treine para aprender a fazer ele sem consultar os livros e descobrir os efeitos que causa em você. Se já aprendeu faça quando precisar para energizar algum ritual ou fazer ajustes nas suas energias elementais.