Prezados, boa noite!
Primeiro post por aqui, peço que sejam gentis caso fale alguma besteira.
Meu nome é João, tenho 29 anos, sou atualmente M∴M∴ (jurisdicionado ao GOB-RJ - no cargo de Secr∴) e começando a trilhar os caminhos na R+C (AMORC).
Não sou thelemita, porém tenho alimentado grande interesse e curiosidade pela Magia como um todo, fato que me levou a começar a tentar estudar por conta própria algumas poucas coisas (Dion Fortune, Papus etc.). Ainda não sei qual é a minha “área de interesse”!
Tenho algumas dúvidas em relação a Thelema e a magia em geral e recorri a este fórum para tentar sanar algumas delas com a ajuda dos senhores.
OBS: sou adepto de que me “ensinem a pescar o peixe”, portanto sintam-se livres a me apontar bibliografia para encontrar estas respostas, caso a explicação não seja comportada neste fórum, ok?
Vamos lá:
1 - Todo ritual de magia cerimonial thelemita tem envolvimento com a Goetia ou essa Arte é apenas usada em operações específicas? Essa dúvida se originou pois percebo um grande entusiasmo nas poucas pessoas e conversas que ouvi de thelemitas (podcasts, artigos etc.), o que acaba por aparentar que SÓ existe uso da Goetia nos rituais OU que esta Arte ocupe grande porcentagem do cerimonial.
2 - Em relação as operações cerimoniais, com quais tipos de “seres” temos contato ou manipulamos? Existe operação em que sejam manipulados apenas “elementos”, algum tipo de “energia” ou todas as cerimônias envolvem espíritos (latu sensu)?
3 - Como disse no início, não sou “iniciado em magia” (a não ser que considerem Maçonaria como magia) e não sou thelemita, mas eu poderia utilizar os rituais e procedimentos de Thelema em outras searas? Há algum risco?
Por exemplo: poderia utilizar as consagrações às armas mágicas e outros instrumentos ensinados em Thelema em um ritual próprio criado ou até mesmo em uma gira de Umbanda (são hipóteses, apenas para entender a flexibilidade existente)?
4 - Existe alguma autonomia para criação de rituais? Até onde pode ser criado um ritual/operação (não sei qual termo mais adequado) e até aonde posso modificar os já existentes?
Galera, obrigado pela paciência e, mais uma vez, sejam gentis (ou tentem!) porque eu assumo que não entendo nada do rolé, mas gosto de aprender!
T∴F∴A∴