Dúvidas de um iniciante!

Prezados, boa noite!

Primeiro post por aqui, peço que sejam gentis caso fale alguma besteira.

Meu nome é João, tenho 29 anos, sou atualmente M∴M∴ (jurisdicionado ao GOB-RJ - no cargo de Secr∴) e começando a trilhar os caminhos na R+C (AMORC).

Não sou thelemita, porém tenho alimentado grande interesse e curiosidade pela Magia como um todo, fato que me levou a começar a tentar estudar por conta própria algumas poucas coisas (Dion Fortune, Papus etc.). Ainda não sei qual é a minha “área de interesse”!

Tenho algumas dúvidas em relação a Thelema e a magia em geral e recorri a este fórum para tentar sanar algumas delas com a ajuda dos senhores.

OBS: sou adepto de que me “ensinem a pescar o peixe”, portanto sintam-se livres a me apontar bibliografia para encontrar estas respostas, caso a explicação não seja comportada neste fórum, ok?

Vamos lá:

1 - Todo ritual de magia cerimonial thelemita tem envolvimento com a Goetia ou essa Arte é apenas usada em operações específicas? Essa dúvida se originou pois percebo um grande entusiasmo nas poucas pessoas e conversas que ouvi de thelemitas (podcasts, artigos etc.), o que acaba por aparentar que SÓ existe uso da Goetia nos rituais OU que esta Arte ocupe grande porcentagem do cerimonial.

2 - Em relação as operações cerimoniais, com quais tipos de “seres” temos contato ou manipulamos? Existe operação em que sejam manipulados apenas “elementos”, algum tipo de “energia” ou todas as cerimônias envolvem espíritos (latu sensu)?

3 - Como disse no início, não sou “iniciado em magia” (a não ser que considerem Maçonaria como magia) e não sou thelemita, mas eu poderia utilizar os rituais e procedimentos de Thelema em outras searas? Há algum risco?
Por exemplo: poderia utilizar as consagrações às armas mágicas e outros instrumentos ensinados em Thelema em um ritual próprio criado ou até mesmo em uma gira de Umbanda (são hipóteses, apenas para entender a flexibilidade existente)?

4 - Existe alguma autonomia para criação de rituais? Até onde pode ser criado um ritual/operação (não sei qual termo mais adequado) e até aonde posso modificar os já existentes?

Galera, obrigado pela paciência e, mais uma vez, sejam gentis (ou tentem!) porque eu assumo que não entendo nada do rolé, mas gosto de aprender!

T∴F∴A∴

Também não sou muito conhecedor mas acho que seria uma boa ideia ler o Liber Aba.

No meu entendimento Crowley acreditava que todas as práticas de todas as religiões tinham os mesmos objetivos.

Que os asanas por exemplo da yoga servem para ensinar sua mente a ignorar o seu corpo e assim te ajudar a ficar mais tempo em estado meditativo.

Que a recomendação de evitar praticar os pecados capitais no cristianismo serve para que a culpa não turve sua mente ao entrar em estado meditativo, o mesmo vale para os nyamas da yoga.

Que as rezas cristãs são uma tentativa de limpar a mente de pensamentos te fazendo entrar em estado meditativo.

Ele analisava essas práticas todas pela ótica do efeito que traziam a mente de quem as praticava e como isso podia ajudar na execução da magia.

Então do meu ponto de vista especificamente sobre as perguntas

1 - Não, e na realidade acho que só existe um certo entusiasmo pela Goetia no geral, mesmo fora do meio Thelemita. Eu mesmo tenho muito interesse.

2 - Não sei te responder, também sou iniciante e não estou em nenhuma ordem thelemica

3 - Sou um pouco caoista e considerando o que falei acima sobre o que acho que o Crowley parecia pensar acredito que sim, poderia usar fora dos rituais Thelêmicos

4 - Mesma resposta que da 3

TFA

1 curtida

Am∴ Ir∴,

Recomendo ler estes textos introdutórios sobre Thelema e o livro Essencial da Golden Daw do casal Cicero (que apesar do título, faz uma introdução a vários assuntos diferentes e também sugere outras bibliografias para ir se aprofundando mais). Sugiro também a leitura de A Chave de Salomão do Lon Milo DuQuette, um Ir∴ M∴ 32º e thelemita, que inclusive aborda a Goetia.

Pelo que entendi, por “rituais de Thelema” você quer dizer os rituais da Ordem da A∴A∴. Como parte do período de Estudante da A∴A∴, você é encorajado a estudar uma série de livros, dentre eles a Goetia, porém os rituais da Ordem em si se baseiam na maior parte nas fórmulas da Ordem Hermética da Golden Dawn, que trabalham mais com a força dos elementos/planetas/zodíaco em si ou com hierarquias diferentes de seres (espíritos e inteligências planetários, anjos, arcanjos, coros de anjos, nomes de diferentes aspectos da divindade, etc.).

Não há problema algum em você usar os rituais sem ser um iniciado da A∴A∴, ou de adaptá-los, ou mesmo criar os seus próprios rituais, pelo contrário. Porém, em alguns casos é como preparar um bolo… se você nunca fez um bolo, é melhor seguir a receita básica, e depois que tiver experiência, você adapta a receita ao seu gosto.

Um texto do Crowley da sua época mais cética sobre a natureza dos seres com os quais trabalhamos em uma cerimônia mágica como a da Goetia:

T∴F∴A∴

3 curtidas

Resp∴ IIrm∴, obrigado por suas contribuições!

Vou ler os artigos indicados e estudar mais para encontrar algumas respostas. Essa questão da goetia é realmente fascinante pela complexidade e mistério envolto ao assunto, porém carrego um pouco de “”“preconceito”“” ainda com o manuseio dessa arte e dos espíritos que nela habitam.

Acredito que algumas portas que abrimos podem trazer sérias consequências, além dos “moradores” do outro lado desta porta não se portarem de maneira tão gentil conosco como ignorantemente podemos imaginar.

Além disso, na minha mais ignorante compreensão deste momento (pode ser que ela mude no futuro, quem sabe), determinadas entidades cobram um valor inimaginável por seus “favores”.

Bom, esta é minha opinião, adoraria ouvir a dos senhores. Assumo que não sei nada de Goetia mesmo, preciso aprender.

T∴F∴A∴

1 curtida

Olá @jvosilverio , tudo certo?
Antes de tudo é bom separarmos alguma coisa. Thelema é uma “maneira de.encarar e viver sua vida”, baseada na aceitação da Lei de Thelema, e óbvio que ela.está corcunda de Magia. Magia é um meio tanto para se expressar como para obter resultados de acordo com a sua vontade.

Tendo esse ponto inicial, Thelemitas praticam não só rituais estilizados para estarem de acordo com a Lei de Thelema, mas também de outros lugares como da Golden Dawn, mantras indianos e o que for necessário.

Para entender melhor Thelema, procure por um conjunto de documentos que foi apelidado de Guia de transformação Thelêmico. Junto ao que o @dyulax te ensinou, vai clarificar bastante.

Vamos aos seus questionamentos.

1- Goecia é um sistema em Si. Qualquer pessoa pode usar dele. A galera curte ser trevosa.

2- Os Seres ou Energias serão os dos rituais ou linhas que propõe. Ex. rituais do pentagrama mexem com elementos, os do hexagrama com energias ou aspectos planetários, enochiano, com os anjos ou inteligências enochianas, goécia, com os 72 demônios da goécia, sigilos planetários, com as energias e espíritos dos planetas.

Perceba que propositalmente não usei nenhum ritual Thelêmico, mas sim aparatos anteriores à Thelema , mas que um thelemita usa. Thelema está no coração do porque usar cada coisa em seu lugar, junto à sua visão de vida e objetivos, mas claro, tem os rituais próprios ou adaptados considerando o viés e principalmente a Lei de Thelema.

3 - não sou um praticante da umbanda para saber do ponto de vista de lá, o que poderia fazer sentido ou não. Mas vc como magista pode usar o que lhe faz sentido. Inclusive criar seus próprios rituais, sabendo o que se quer obter e quais ferramentas casam com aquele objetivo.

4- 100% recorra ao Liber 777 para ter em mãos os elementos que irá utilizar de acordo com o objetivo. Ele é um ótimo apoio.
Modifique algo que existe levando em consideração que ele não vire uma pantomima apenas por que vc tem preconceito ou não gosta de usar, A ou B. As coisas tem que fazer sentido de acordo com o viés que está a trabalhar. Procure por exemplo o Ritual Menor do Pentagrama, estude sobre ele e veja a adaptação que Crowley fez criando o Rubi Estrela, e explore o universo dos demais rituais, assim fica fácil e interessante conhecer e entender essa questão de adaptações. No Livro Vivendo Thelema, o autor da ótimos exemplos de criações de rituais para iniciantes. Recomendo

T ∴ F ∴ A ∴

1 curtida

Mano, uma visão sobre isso. A grosso modo cada demônio da Goécia possui um atributo/finalidade. Portanto uma operação de goécia é dirigida a um objetivo claro e específico. Se não se sente bem com um sistema, procure outro que tenha recursos para alcançar o mesmo objetivo. Veja que não são operações de fazer só por fazer. Ou seja estude para que é aquela porta, e veja se ela te leva ao que quer.

Precisando, estamos por aqui.

T ∴ F ∴ A ∴