Eu recomendo pra início da porra toda:
O Caiballion - Os três Iniciados
Livro baratinho, fácil acesso, pequeno mas com uma densidade de informação federal, os autores usam uma linguagem bem tranquila. Esse livro reúne 7 princípios herméticos supostamente transmitidos por Hermes Trimegistus ou Toth no egito antigo, pra saber quem foi esse mano dá uma olhada o wikipédia.
A Cabala Mística - Dion Fortune
Livro bem tranquilão, daora, fácil de encontrar e barato. Joga um geralzão da Cabala Mística ou Hermética e adentra de maneira satisfatória para um iniciante no estudo de cada sephira, o legal é que ela se baseia nos próprios estudos e nos de seus colegas de Golden Dawn. A biográfia dela é interessante também, dá uma olhada no wikipédia.
Caso você se interesse mais pelo lance específico dos espíritos:
Livro dos Espíritos e Livro dos Médiuns - Allan Kardec
Provavelmente vão querer me bater por ter recomendado o Kardec que é extremamente dogmático, mas acho que se você tem uma mente aberta vai saber filtrar as informações bacanas das totalmente desprezíveis, e na minha opinião é o mínimo que um leitor de verdade tem que fazer. O rolê do Kardec é é cristão também no final das contas, mas a interpretação dele para os fenômenos espirituais na minha opinião é importante porque por mais que ele fosse dogmático, esse Kardec era preto no branco, só escreveu o que ele presenciou e tentou provar por todos os meios possíveis, se é que existe algum.
A magia Prática - Franz Bardon
Sensacional na minha opinião, estilo literário do cara bem conciso, sem nhénhém, sem encher linguiça, nesse livro ele não dá muitas informações teóricas mas o rolê dele é a prática para alcançar a teoria por si mesmo, o cara praticava yoga, herbalismo, alquimia, ocultismo o caralho a 4, e o que dá um tcham é que existe poucas informações a respeito da vida dele, reza a lenda que ele conseguiu fugir de um campo de concentração nazista, reza a lenda que ele é um mestre ascencionado e reza a lenda que o bichão seria a prórpia reencarnação do Hermes Trimegistus, mas na minha opinião é tudo palhaçada essas lendas, o que interessa é que a obra dele é bem bacana
Não recomendo Dogma e Ritual do Eliphas Levi, porque o rolê do Levi é bem avançado, e por mais que ele queira deixar mais simples eu não acho que ele tenha conseguido, eu pelo menos li o livro e consegui pegar pouca informação, e ali tem informação pra caralho.
Israel Regardie e Chic Cícero são bons e tranquilos, mas aí acho que o rolê deles é magia cerimonial e ocultismo ocidental e talz
Se o teu lance é um misticismo mais leve de mão direita, viva fraternidade branca e talz, recomendo que você conheça a A.M.O.R.C ou qualquer outra ordem que se denomina "Rosa Cruz", embora de Rosa Cruz elas têm muito pouco ou nada, mas é um lance espiritualista difere bastante do lance do Kardec, no caso da A.M.O.R.C tem um sistema bacana para controlar os estados mentais e alcançar seus objetivos aí pelo caminho da pomba, eu sou afiliado e recomendo.
Também no misticismo mas nem tão de leve assim, tem a Sociedade Teosófica que é bem bacana, Madame Blavatsky monstra, abriu o portal de acesso da filosofia oriental para o mundo ocidental, e eu acho a Teosofia muito daora e bem acessível.
Sobre Crowley pouco posso opinar pois eu estou começando agora no rolê de Thelêma e aqui no Hadnu tem gente muito mais capacitada pra te dar dicas aí sobre Thelêma e suas nuances
Falou