Dúvidas sobre livros

Olá pessoal. Há algum tempo atrás me indicaram um livro para estudar de nome Dogma e Ritual de Alta Magia. O problema é que eu não entendo muito de sua escrita que me parece um tanto quanto antiga. E o livro faz várias referências à coisas que ainda não entendo. Gostaria que me dessem uma luz, e me indicassem livros fáceis de estudar.

Olha, pra variar, depende em no que você está interessado. O dogma e ritual é realmente um livro dificil de ler para um iniciante. Não diria que é uma obra "avançada" mas certamente é muito dura para um iniciante.

Pense em que caminho você quer, ou acha que quer ou gostaria de seguir primeiro, o que não significa que você não possa estudar outros.

Duas opções que são bem digeríveis para todo iniciante são o livro da Dion Fortune - A Cabala Mística, e o podcast "foco de pestlência". O primeiro pode ser achado na maioria das grandes livrarias virtuais e em sebos, o segundo basta digitar o título no google.

Na minha opinião, os livros do velho Eliphas (autor do Dogma e Ritual) são arcaicos e inadequados para o estudante moderno. Nada contra lê-los para conhecer, mas tomá-los como leitura de caráter introdutório é, segundo minha própria experiência, uma perda de tempo e energia.

Lévi é um autor antigo e que trás muito de uma linguagem e pensamento ultrapassados, cheios de preconceitos e superstições. Acho uma temeridade querer compreendê-lo de forma literal, isto é, sem a capacidade de filtragem daquele que já tem uma noção sobre magia.

Deixo duas sugestões rápidas, acessíveis e de fácil compreensão:
A Magia e o Mago, de E. W. Butler;
Magia Hermética, de Israel Regardie.

O primeiro é um livro super simples e quem trás uma visão de magia bem tradicional; o segundo trás as noções básicas de magia já inseridas num contexto thelêmico.

Se você ler e entender essas duas obras, já terá uma boa base para iniciar estudos mais aprofundados e contará, inclusive, com bala na agulha para ler Lévi sem se deixar levar pelos delírios dele.

Boas leituras!

Comecei a escutar hoje o podcast no trabalho e gostei muito, ja anotei o nome dos livros para pesquisar mais tarde. E o que vocês acham dos livros de Franz Bardon?
Pesquisando ao longo de alguns dias, percebi que tenho me identificado muito com a Thelema que aborda mais a magia e menos o misticismo creio eu; misticismo esse que me fez perder um pouco do gosto pela wicca do qual eu tinha grande interesse antes.
Vocês poderiam me citar algumas diferenças entre thelema e wicca?

Eu, particularmente, não gosto do Franz Bardon, na verdade, nada contra o sistema, apenas não serve para mim, acho chato, se apega bastante ao ocultismo ortodoxo (do qual discordo em muitos pontos), faz alguns juízos de valor, e tal... mas eu não sou parâmetro, leia e tire suas próprias conclusões, seus livros são bem ricos em informação e também bastante práticos.

Com relação a essa coisa do misticismo e da magia, cabe dizer que ambos são vias para um mesmo fim; o misticismo é apenas uma via mais direta, ao passo que a magia não tem a mesma “pressa”, por assim dizer. Mas não sei a que se refere quando diz que a Wicca é mais voltada para o misticismo, pois até onde sei (e não sou especialista, mas enfim...) a Wicca é uma religião também voltada para magia, ousaria dizer que até mais do que Thelema (que nem religião não é).

Diferenças entre Wicca e Thelema existem inúmeras, mais fácil seria identificar semelhanças, que há menos do que diferenças. De toda forma vou deixar dois links para riscar a superfície quanto às diferenciações:

http://www.ordoaa.com.br/arquivos/ht/libri/libri_intro_perguntas.html
https://www.hadnu.org/discussoes/94-wicca

Há algum tempo atrás me indicaram um livro para estudar de nome Dogma e Ritual de Alta Magia. O problema é que eu não entendo muito de sua escrita que me parece um tanto quanto antiga.

Esse livro possui muita linguagem simbólica que um iniciante pode penar mesmo para entender. O livro citado acima do Israel Regardie é mais acessível. O Essencial da Golden Dawn me parece bem mais simples também para iniciantes.

E o que vocês acham dos livros de Franz Bardon?

Acho esses livros muito bons. Por serem bem práticos a parte da teoria precisa ser estuda em outras fontes. Mas me parece um caminho promissor. Porém, existem opções mais modernas nas quais ainda existe a dinâmica professor e aluno e por isso o aprendizado pode ser melhor. Um exemplo, se você lê em inglês, é esse curso aqui:

https://www.quareia.com/

Mas se tiver disciplina pode ir fundo no bardonismo.