Duvidas sobre RmP RsP RmH RsH.

RmP: Existe o banimento do elemento terra que serve como proteção das influencias qliphoticas do universo... mas quanto ao ar fogo e agua? qual sua simbologia e importancia? como pode ser util para min os outros elementos e como usa-los no dia a dia?

RsP: Qual sua simbologia e importancia? para que server?e como posso usa-los.

RmH: Qual sua simbologia e importancia? para que server?e como posso usa-los.

RsH: Qual sua simbologia e importancia? para que server?e como posso usa-los.

agradeço a quem me acender esta luz. Namastê. [:)]

Rituais do Pentagrama são voltados a microcosmos(seres, tanto vc como outras entidades) e do Hexagrama ao macrocosmo(mais voltado para energias do ambiente).

Já os rituais supremos(maiores) são mais específicos (no caso do RMP para elementos e do RMH para astros ou signos zodiacais).

Já quanto aos elementos...

Na cultura judaica da qual veio a maior parte da Cabala Hermetica só existem tres: Fogo, Agua e Ar.

A Terra é uma síntese dos outros tres e os contem de certa forma.

Já o "Espírito" ou "quinto elemento" seria a origem deles (se bem que não se resume somente a isso).

Espero que minhas informações tenham sido úteis.

Muito obrigado Lorkshem!!!

e teve uma coisa que eskecir de mencionar... qual a importancia dos espiritos equilibrador passivo e ativo Exarp Bitom e Hcoma Nanta??? quem quiser me adicionar no msn para poder termos contato agradeço: canabense@hotmail.com.

Espiritos Equilibradores? Onde vc achou esse termo?

Acho que vc se refere aos pentagramas do espírito de equilíbrio dos ativos (ar e fogo) e dos passivos (terra e agua)!

no alt

Na verdade a junção dessas quatro palavras resulta na "Placa da União" bastante usada na Magia Enochiana.

Cada uma dessas palavras corresponde a além do elemento espírito, a cada um dos quatro elementos:

EXARP ao Ar, HCOMA à Água, NANTA à Terra e HCOMA ao fogo.

A placa como um todo corresponde ao elemento do "espírito" e é a chave para a ativação das placas dos outros quatro elementos.

Pra mais informações sobre Magia Enochiana eu sugiro Liber Chanokh:

Corrigindo: BITOM ao fogo

Só mais uma observação.

É importante atentar para a pronuncia de algumas palavras tanto em Enochiano como em Hebraico. [;)]

Exemplo:

אהיה Eheieh

אגלא AGLA

EXARP Esarepêh

Nota de Frater S.R.M.D (MacGregor Mathers) quanto a pronuncia das palavras em Enochiano:

Resumidamente, no que diz respeito à pronúncia da Linguagem Angélica, você pronunciará as consoantes com a vogal que segue a nomenclatura da mesma letra do alfabeto hebraico. Por exemplo, em Bet, a voga que segue 'B' é 'E', pronunciada EI. Portanto, se 'B' em um Nome Angélico precede uma outra consoante como em 'Sobha', você poderá pronuncia-la 'Sobeh-hah'. A letra 'G' tanto pode ser Gimel ou Jimel (como os árabes a pronunciam), dependendo de ela ser forte ou suave. Esse é o uso do Egito antigo do qual o hebraico é tão somente uma cópia e, muitas vezes, uma cópia defeituosa, salvo os Nomes Divinos, e algumas outras coisas.

Tambem o 'Y' e o 'I' são similares, como tambem 'V' e 'U', dependendo se o uso indica uma vogal ou consoante. 'X' é o antido pode egípcio de Samekh; mas existem alguns Nomes Hebraicos comuns nos quais 'X' tem a pronuncia de 'Tzade'.