É necessário destruir o Livro da Lei?

Boa Tarde,
Estarei terminando o Dogma e Ritual e por isso já estava pensando na minha próxima leitura, pensei talvez no Livro da Lei, mas sempre que penso em adquirir este livro, pego-me pensando em como iria destrui-lo após a leitura, pois eu não conseguiria queima-lo ou algo do tipo. Logo, é necessário a destruição dele? Se sim, teria outras formas além do fogo?
Outro que vi foi o "Lado B da Besta" mas nunca vi ninguém comentado sobre, alguém já leu e saberia dizer se vale a pena?
93.

Cada cabeça é uma sentença, mas o Livro da Lei que eu li garanto que está intacto.

Nunca entendi bem a razão da recomendação de queimar o livro, mas dado o fato de ser uma obra altamente alegórica, não me senti em momento algum impelido a efetivar sua destruição. É claro que tem muita gente que leva à literalidade a ordem. Entretanto, afeito como sempre fui à certa desobediência, preferi me ater à parte que diz que cada um tem o direito de fazer aquilo o que quiser. Enfim…

O “Lado B da Besta” ainda não li, mas ainda assim ousaria dizer sim que vale a pena.

1 curtida

Um pouco de contexto para ajudar na sua decisão de destruir ou não a cópia:

Crowley escreveu vários comentários sobre o Livro da Lei instigado por estes versículos:

“Meu escriba Ankh-af-na-khonsu […] comentará a respeito pela sabedoria de Ra-Hoor-Khu-it. […] teu comento sobre este o Livro da Lei será impresso belamente em tinta vermelha e negra sobre belo papel feito à mão […] Mas o trabalho do comento? Aquilo é fácil; e Hadit ardendo em teu coração fará célere e segura tua pena”

De todos os comentários, o único que Crowley considerou “inspirado” mesmo foi este chamado “O Comento” que acompanha a maioria das cópias modernas do Livro da Lei e que sugere a destruição após a primeira leitura. No entanto, é prudente observar que a seção “O Comento” não faz parte do texto original recebido de Aiwass em 1904 e há quem ache que esse comentário não é inspirado, que não é canônico para os Livros Sagrados de Thelema.

Como o Aluvaia disse, tem gente que leva as coisas ao pé da letra e destrói o livro. Uma hipótese é que essa sugestão de destruir o livro após a primeira leitura seja uma salvaguarda contra o tipo de pessoa que leva a Bíblia, o Alcorão, etc. ao pé da letra, para evitar que façam o mesmo com o Livro da Lei.

Outra teoria é que Crowley escreveu este comentário curto como uma maneira de calar Charles Stansfeld Jones, Leah Hirsig e outros ex-discípulos que continuavam a disseminar Thelema de maneira independente após romper os laços com ele, assim mantendo sua posição como “fonte de Thelema”.

Enfim, existem outras explicações por aí… mas se alguém realmente quiser destruir a cópia do Livro da Lei após a primeira leitura, sugiro que leia o texto no Hadnu e depois feche e limpe o cache do navegador, assim de fato estará destruindo os arquivos do disco rígido. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Há algo no próprio Liber que sugira sua destruição? Se não encontrar nada assim então não precisa, provavelmente Crowley quis fazer alguma pegadinha ou quis dizer outra coisa que ele nunca se deu ao trabalho de esclarecer porque considerava óbvia demais.

É só uma pegadinha, amiga.
Não precisa se preocupar.
Tem o mesmo teor dos avisos no final da Bíblia, em Apocalipse 22 por exemplo. Não leve tudo ao pé da letra. Muitas vezes é só um mecanismo de defesa contra leitores indesejados como já sugeriu o @dyulax. Você pode ver esse mesmo mecanismo em Eliphas Lévi¹.
Se quer uma recomendação: não só não o destrua após a primeira leitura como passe por cima do aviso e estude o livro como ele também sugere que você não o faça. Um pouco de espírito rebelde não te fará mal.

¹: “O homem que ama suas ideias e que receia desvencilhar-se delas, aquele que teme as novas verdades e não está disposto a duvidar de tudo antes de admitir algo ao acaso deve fechar este livro, visto que seria perigoso e inútil para ele – compreenderá mal e ficará perturbado, porém ficaria muito mais se porventura chegasse a compreendê-lo bem” (p. 69 de Dogma e Ritual da Alta Magia, editora Madras, São Paulo – SP, 2022)

Gente isso de destruir o livro olha eu tive uma experiência com o livro da lei que me levou a destruí -lo.
Eu conheci a Thelema através da revista Planeta antiga que era ótima.
Depois procurando livros numa livraria achei o livro Equinócio dos Deuses de Marcelo Motta semi usado e comprei na hora pois tava doido pra ler Crowley.
Aí fui pra casa lendo o livro ,e cheguei em casa e não conseguia parar de ler (eu morava com meus tios e eles tinham viajado ).Morava na rua Canaã no alto barroca .
E fui lendo o livro até que adormeci com o livro na mão .
Aí acordei às 2:10 da manhã e eu dormi às 2 HS mais ou menos .Mas durante esse período tive uma projeção astral onde seres assustadores conversavam comigo e eu tentava acordar e não conseguia ,aqueles dez minutos pareceram horas .Aí acordei todo suado e olhei pra frente e na minha frente estava minha mala de viagem mas eu parecia que ainda estava enxergando coisas do astral ,pois,a bolsa de viagem tinha a forma de uma gargula horrível e a lua era cheia e o vento balançava as cortinas e a lua iluminava aquela face horrenda .
Aí assustado saltei algumas páginas e no final do livro dizia que se a pessoa lê se novamente o livro lhe aconteceria as piores coisas .Aí fiquei assustado fui a janela e fui rasgando o livro e jogando pela janela e não havia ninguém na rua só as árvores balançando com um vento .Fui rasgando as páginas até que joguei todo na rua .
No outro dia acordei às 2:10 novamente tendo o mesmo contato com seres assustadores e após isso eu só conseguia dormir quando amanhecia o dia .Isso se prolongou por 6 meses .Sempre o mesmo sonho ,não conseguia me mexer e seres me atormentavam,eu tentava acordar e não conseguia se mexer .
Por muito tempo não me atrevi a ler sobre Crowley mas thelema continuava a me atrair até que em grupos do Yahoo passei a ler coisas sobre Crowley e quando apareceram livros dele voltei a comprar e cessou o medo .
Nós grupos de thelema sempre havia muita discussão notava assim uma briga de egos .
Depois veio Paulo Coelho que nasceu dia 24 de agosto igual a mim e escreveu sua experiência com thelema e tive várias experiências como entrar em grupos que estudavam thelema ,Golden Dawn ,etc.
Eu tenho uma adoração pelos escritos de Crowley e hoje não tenho mais aquele temor hoje já estudo goethia que era outra coisa que eu tinha pavor até de ler .A gente vai evoluindo ,as crenças religiosas nos colocam com medo do oculto .
Mas voltando ao assunto rasguei o livro não porque dizia isso mas devido a minha experiência na época aterradora.
Acho que aquele livro estava de alguma maneira com alguma magia era usado converterá com energias de alguém que estudava e praticava thelema .