E Proteção! Não tem não?

Bem, todos aqui que sao praticamentes ou pelos menos estudioso de magick, deve conhecer varias formas de banimentos, e ate mesmo algumas de selamento (no caso de ambientes).

No "Ataque e Defesa Astral" de Motta varios aqui devem ter aprendido varias formas de se defender de influencias e forcas astralmente "hostis".

Mas...

Todos esses metodos sao momentaneos, tipo como levantar um escudo e nao como "portar uma armadura".

O que quero dizer eh que nem sempre estaremos conscientes de tais influencias, e que para que os metodos citados antes aqui surtam algum efeito eh necessario que primeiro tomemos consciencia de tal "ameaca".

No Liber 777, ha correspondencias referentes a praticamente todos os efeitos magicos, EXCETO o de protecao (pelo menos nao que eu tenha visto). E ai? O que fazer quando se necessita de protecao por um consideravel espaco de tempo ou por tempo indeterminado?

Como imbuir um "talisma de protecao" por exemplo? Uso as propriedades da linha 32?

Confesso que diante de tais situacoes, apelo para outro sistema de magia em que se eh possivel criar elementares que podem desempenhar essa funcao automatica e independentemente, necessitando apenas de algumas intrucoes especificas quando necessario.

Pode parecer paranoia minha, mas vcs devem ta se perguntando? Pra que tanta protecao, vc ta em guerra magica? nao, nao estou em guerra magica.

Mas eh comum que em um sistema de magia tenha um conjunto de propriedades referentes a protecao como tem referentes a outros objetivos como em Liber 777.

O que fazer thelemicamente falando nesse caso?

Como se proteger astral e psiquicamente por um consideravel ou indeterminado peridodo de tempo apenas com um ritual ou intervencao magica?

Confesso que já tive a mesma dúvida que você, inclusive em relação à utilização da linha 32. Realmente, as correspondências cabalísticas de "proteção" não são tão evidentes e escancaradas assim.

Mas lembre-se que a ideia do círculo mágico é intrinsecamente associada à proteção. Além dele, o próprio sinal do silencio é quase tão eficaz quanto um ritual inteiro de banimento, quando bem executado.

A magia cerimonial é altamente simbólica, mas os conceitos estão todos encaixados ali. O círculo representa a aura do operador, e também impõe um limite entre o interno e o externo. Reproduzindo aqui um trecho do Liber ABA:

"No círculo estão inscritos os Nomes Divinos; o Círculo é verde, e os nomes em escarlate flamejante, a mesma cor que o Tau. Por fora do círculo estão nove pentagramas equidistantes, no centro dos quais queima uma pequena Lâmpada; estas são as 'Fortalezas Sobre as Fronteiras do Abismo'. Veja o 11º Aethyr, Liber 418. Eles mantém afastadas aquelas forças de escuridão que poderiam de outra forma invadir. Os nomes divinos formam uma proteção adicional. O magista pode considerar quais nomes ele irá usar; mas cada nome deve, de alguma forma, simbolizar este Trabalho no seu método e realização. É impossível entrar nesse assunto por inteiro aqui; a descoberta ou construção de nomes apropriados pode ocupar o mais experiente cabalista por muitos anos. Estas nove lâmpadas eram originalmente velas feitas de gordura humana, a gordura dos inimigos assassinados pelo Magista; elas assim servem como avisos a qualquer força hostil, sobre o que pode ser esperado se causar problemas. [...] Estas velas ficam sobre os pentagramas, que simbolizam Geburah, severidade, e dão proteção; mas também representam o microcosmo, os quatro elementos coroados pelo Espírito, a Vontade do homem aperfeiçoada em sua aspiração ao Mais Elevado. Elas são postas fora do círculo para atrair as forças hostis, para dar-lhes o primeiro indício da Grande Obra, que elas também precisarão executar algum dia."

Se for o caso da elaboração de algum talismã (tecnicamente um amuleto, que seria um talismã de proteção), eu acho que um pentagrama envolvido por um círculo seria o ideal. Não preciso falar do pentagrama, tenho certeza que vc, como o cara altamente estudado que é, lembra do quanto Levi "baba" pelo signo...

Eu, particularmente, quando sinto que preciso "fechar o meu círculo", costumo fazer o ritual do pentagrama com intensa atenção, cuidado e dedicação, principalmente fechando o círculo dos pentagramas e invocando os arcanjos (afinal de contas, eles são o Tetragrammaton no seu sentido elemental). Mas a parte mais importante do banimento é, depois de fechado, a visualização dos pentagramas e do círculo (não apenas aquele formado pelos pentagramas, mas do círculo mágico em si), e, mais importante ainda, fazer o sinal do silêncio e manter por algum tempo, visualizando todo o ritual, até sentir que você conseguiu "selar" no astral.

Lembrando que, sendo o RMP microcósmico e sendo o círculo a sua aura, você está blindando a si mesmo contra qualquer influência astral negativa (teoria elementar do misticismo: um vampiro só te vampiriza se você deixar - consciente ou inconscientemente).

Além disso tudo, já que estamos falando de ceremonial magick, também vale lembrar da espada mágica, e do seu significado: Ruach, seus pensamentos - a melhor forma de ser "atacado" é afrouxar a vigilância destes!

Bom, espero ter dado alguma ideia,

93, 93

Muito esclarecedora sua esplicacao.

Mas creio que eu que nao me fiz entender claramente.

Todos esses metodos sao momentaneos, tipo como levantar um escudo e nao como "portar uma armadura".

O que quero dizer eh que nem sempre estaremos conscientes de tais influencias, e que para que os metodos citados antes aqui surtam algum efeito eh necessario que primeiro tomemos consciencia de tal "ameaca".

Vou tentar ser mais especifico.

Eu, assim como a maioria dos que estudam e praticam magick, sei me proteger astralmente diante de energias hostis, sei proteger o ambiente em que me encontro e ate mesmo proteger pessoas que estao a minha volta, e sei que com pratica qualquer um de nos que conhece tais metodos pode ate mesmo se deslocar astralmente para efetuar tais metodos de protecao.

Mas o meu interesse eh ESPECIFICAMENTE para proteger alguem DISTANTE de mim sem precisar nem mesmo me projetar astralmente e nem esta mentalmente focado nela, possivelmente atraves de um talisma, com as correspondencias ESPECIFICAS!

Conheco o valor do pentagrama, mas para servir como amuleto de protecao ele preferencialmente deve estar em maos de quem o saiba usar. (ponto de vista meu!).

Minha alternatica atual diante desse problema eh a criacao de elementais artificiais para tal metodo, mas tais elementais alem de depender de consideravel quantidade de energia e de tempom para serem criados, sao meio imprevisiveis quando nao associados a pantaculos adequados, e o eventualmente precisam de energia, o que pode transforma-los em criaturas "vampiricas" se nao devidamente controlados, sem contar na possibilidade de serem absorvidos por outras criaturas ou magistas ma intencionados (o que seria mais improvavel).

Para isso eh claro creio que um pentagrama nao seria o suficiente, mesmo que carregado pelo criador do elemental, creio que um pentaculo similar aos de goetia sejam necessarios para o controle especifico de uma determinada criatura mesmo criada artificialmente, mas nao sei que simbolos e que correspondencias associar a ela.

As unicas correspondencias uteis que achei foram de dissipacao de energia hostis atraves da linha 27 e luz associada a cura da linha 30.

hmm... entendi...

bom, o que você acha das influências planetárias de marte? e, se você é familiarizado com a prática através do tarô, o quatro de paus tem um significado adequado.... se a ideia for consagrar um amuleto, acho que seria um bom canal!

mas ainda acho que não te satisfiz, porque, realmente, dentro das tabelas do 777, eu também acho que "proteção" fica complicado... harpócrates é atribuído ao 0, se você estiver abaixo do abismo, vai ficar meio abstrato pra usar na prática! hahaha

bom, o que você acha das influências planetárias de marte?

Eh justamente o que tento fazer de forma especifica atraves da linha 27 citada acima, o caminho de Peh!

Mas realmente vendo do ponto de vista de Harpocrates...

O problema eh que no taro esse caminho (presumo que seja o de Aleph) eh associado ao ar e ao conhecimento.

Mas de certa forma (vendo de um determinado angulo como vc mencionou) talvez ele possa ser associado ao cancelamento de energia gerado no sinal de banimento que leva o nome de Sinal de Hapocrates!

Sem contar que o ar tambem esta associado a "dissipar" algo.

Otima sugestao!

mas ainda sim fica a deficiencia no Liber 777.

A ideia mais proxima de "fortaleza" que encontrei foi a do Imperador! Mas ainda sim eh diferente de minha intencao!

Ja quanto ao 4 de paus, nao vi muita coerencia...