Efeito pós-RMBP

Olá Pessoal.

Estou com uma dúvida aqui, como eu sou autodidata e não tenho ninguem para ajudar as vezes fico em duvida sobre certos procedimentos, minha rotina atual está consistindo apenas de um RMBP no final da noite para encerrar o dia (normalmente costumo intercalar outras práticas, estou trabalhando com o The Magician Workbook do Donald Tyson e aqui e acolá com o Modern Magick do Donald Michael Kraig mas atualmente por uma breve questão de tempo apenas mantenho fixo o horario do RMBP) , então eis o que ocorre: ultimamente após o ritual tenho sentido arrepios e uma sensação de formigamento pelo pescoço. a parte do arrepio tudo bem, eu costumo ficar assim quando estou inspirado nas pronuncias dos nomes e nos traçados do pentagrama, é uma reação que sempre tive, agora esses formigamentos tem sido realmente estranhos, não chega a ser incomodo é apenas estranho...isso é normal?

Bom dia,

Tente fazer um teste: execute o ritual normalmente, gastando a mesma quantidade de tempo, mas não coloque intento e nem visualize nada. Só faça a parte mecânica, como se fosse um robô. Se você sentir o formigamento, provavelmente a causa é física. Se você não sentir, quer dizer que é um efeito do ritual.

Os antigos diziam que o efeito do ritual era uma "sensação de limpeza ou pureza". Isso não é muito objetivo, o que percebi é que os efeitos variam de pessoa para pessoa. Para mim é a sensação de relaxamento do corpo e da mente, mais ou menos como se os pensamentos desacelerassem por um minuto e eu tivesse saído de uma piscina de água morna. Já ouvi relatos de gente que fica com tontura, alta disposição e um até com tesão...

jc_alves, também estou com o sintoma de sentir algo no pescoço em todas as minhas meditações e alguns exercícios; conclui que o sintoma do pescoço se trata de energia, do seu manusear e o desenvolvimento necessário de equiparação, até porque quando pus minha mão em meu pescoço (daath) eu senti a plenitude energética em todo o meu corpo, senti fluxos muito altos de energia até na ponta dos dedos das minhas mãos.

Pois é jacky, eu estou começando também a ficar inclinado que possa se tratar de algo ''energético'', a sensação pós ritual é parecida com o algo que eu posso descever como ''pilhado'', o que é estranho, pois eu acho que isso deveria ocorrer em um ritual de invocação e não de banimento.
Fiz o teste que o amigo dyulax sugeriu, e acabei descobrindo que fica meio dificil fazer um rmbp sem visualizar nada depois que você pega o macete (hehe), acabei descobrindo também que o que faz o truque do arrepio e do formigamento em mim é a cruz cabalistica, justamente a parte que creio eu seja uma espécie de pré-invocação, onde você se afirma como o ponto uno do universo dentro do seu circulo(ao menos é essa a conclusão que cheguei com minha pouca experiência), acho estranho também em relação a esse negócio de invocação, é o que o método que o Donald Tyson deu no livro que estou acompanhando é simplesmente traçar o pentagrama no sentido anti-horario para banir não importando de onde voçe começe a desenhar o símbolo, e visualizar os arcanjos de costas para voçe, como que guardando a aréa do seu circulo, eu não gosto desse método, fiquei com o tradicional da GD e até onde eu vi não tinha nada de sentido anti-horário, e também, eu não consigo me sentir confortável em banir puxando o pentagrama para dentro.

Bem, se não é incomodo, é apenas "estranho", por mais que possa ser justificavél tal curiosidade, eu recomendo não perder muito tempo com isso.

E também venho ao menos lembrar do ceticismo como base para tal investigação se assim realmente o quiser, estabelecendo meios logicos como o sugerido por dyulax. Boa sorte. 93,93/93!

É verdade amigo, concordo plenamente com você.
Obrigado pelas dicas.

jc_alves, quando li sobre rmp na invocação num manual da Golden Dawn dizia que há sim o pentagrama no sentido anti-horário, mas também tinha um ludar específico para começar a desenhar; bom, eu uso o pentagrama vindo para mais perto de mim só na invocação. (também me simpatizo muito pela Golden Dawn XD).

desculpe; quis dizer lugar* específico