Ego, uma definição

O ego, na minha opinião, é algo que protege o ser humano, se seu ego é grande sua auto-estima fica elevada e você fica menos propenso a “ataques”, o que quero dizer é que a unica definição que conheço dele é essa, existem outras, por clarividencia de escrita você pode decifrar, boa sorte.

Boa noite.
Com Licença, se me permite uma opinião.

Eu também já cometi esse equívoco: confundir ego com personalidade. Hoje posso ver, são coisas diferentes.

A personalidade é a vestimenta do ego, sendo este último muito mais primitivo. Personalidade é fruto de um monte de coisas, inclusive do meio. O ego não. A personalidade é uma defesa e um instrumento do ego. O Ego, em sua essência mais pura, é sentir-se “eu”; a personalidade é mostrar-se “eu”. O Ego é pai da personalidade, e até, pode-se dizer, avô da personagem.

A personalidade não tem de ser necessariamente forte; ela tem de ser equilibrada. Forte quando preciso for, flexível quando se mostrar necessário.

A Vontade sim, esta deve ser implacável; mas Ela foge do campo do ego; a Verdadeira Vontade ao Verdadeiro Eu pertence.

93!

1 curtida

Obrigado pelo boa sorte. Desejo o mesmo.

Então, vou colocar o dedo nessa sopa também.

Interessante colocação. Isso me lembrou os conceitos da psicologia analítica (Jung), Persona, Ego, e um terceiro elemento, o Self (Tiphereth?!), que integraria esses além da Sombra (Demônios?!), Anima/Animus. Escalonando na Árvore podemos, em uma leitura rasa, relacionar a Persona a Qliphá de Malkuth, o Ego a Malkuth, e o Self ao Sol de Tiphereth. Lembrando que a Otz não é um organograma necessariamente Mágico, mas psíquico (nephesh, Ruach…), na verdade a psiqué está contida no que se convencionou chamar de Magick, e toda ideia de separação dessas coisas é ilusória.

93!

1 curtida