Aluvaia tu é um ser dotado de extrema inteligencia e conhecimento , o parabenizo e sou grato a força divina por estar aqui e poder absorver parte do teu conhecimento . Gratidão
Que isso, não é pra tanto... pra falar a verdade, minha beleza excede em muito a minha inteligência, só ficando aquém da minha modéstia. rsrsrsrs
Mas ok, vamos aproveitar que esse tópico já degringolou mesmo, e mais ninguém está falando em "elementais encarnados" (e como, na maioria das vezes acontece, por minha culpa) e vamos falar de macumba, que por sinal eu quase não gosto... ; )
Todos já sabemos que o candombé foi trazido por negros advindos da africa , entre eles se destacavam dois grupos: os bantos (que vinham de regiões como o Congo, Angola e Moçambique) e os sudaneses, que vinham da Nigéria e do Benin (e que são os iorubas, ou nagôs, e os jejes) ou seja , só ai temos 5 nações diferentes que cultuavam de maneiras diferentes com Deuses diferentes . A religião foi trazida via oral, ela foi adaptada… é muito diferente da religião em terras yoruba’s. O candomble por si só é afrobrasileiro (...)
Sim, está correto. O que hoje se aglutina sob o termo genérico de “Candomblé” não é uma religião, mas um grupo de religiões que, muito embora tenham uma raiz comum, se diferenciam entre si enormemente de nação para nação; suas divindades, seus fundamentos, suas mitologias, suas liturgias e procedimentos rituais, ainda que guardem alguma parca semelhança, são inegavelmente distintos. O candomblé, enquanto movimento religioso não é coeso, não existindo uma unidade mesmo dentro de cada nação, cada casa de santo é absolutamente autônoma e, cada pai de santo, a autoridade máxima dentro da própria casa.
Nessa religião hoje se cultua uma número variável de deuses, normalmente algo que gira em torno de doze (às vezes menos) até umas dezesseis divindades, dependendo da casa. O culto à algumas divindades que vieram da África se perdeu com o passar dos anos, outros se preservam somente em pouquíssimas casas mais tradicionais. Mas de fato é tudo muito diferente do que era antes de chegarem ao Brasil, quando cada reino, ou vila, ou família rendia homenagens a uma ou duas divindades apenas, e não a um panteão inteiro.
A umbanda por sua vez ( sendo uma religião muuito mais nova , creio eu se não estiver errado tem pouco mais de 100 anos ) , é uma mistura de Kardecismo , com Candomble e Catolicismo , ( isso eu me refiro a 1 casa umbandista do brasil em 16 de novembro de 1908, na casa do médium Zélio Fernandino ) . A Umbanda já houve sincretismo por conta da epoca dá ditadura militar , que não católicos eram perseguidos . Hoje em dia tem umbandaime , umbanda esoterica , e por ai vai assim como o candomblé possui varias linhas e vertentes diferentes , linhas essas que diferem por conta do que citei lá em cima as diferentes regioes que os escravos vinham.
Pois é, veja você, se o Candomblé que tentou se preservar da mistura virou essa miscelânea, imagine no que se transformou a Umbanda, que desde o nascimento se propôs o sincretismo e a mistura de religiões para formar uma coisa só. Não que não possa, não é isso, mas o que eu digo é que esse movimento a afasta do africanismo e a coloca muito mais próxima de outras vertentes culturais onde, ainda que existam traços do indianismo, por exemplo, o que predomina é a cultura europeia (catolicismo e kardencismo).
A sua opinião sobre o oraculo que é jogado para descobrir o ‘’santo’’ de cabeça esta corretissima , acrescentando sou da BA e tive a oportunidade de ir conhecer o templo dos orixas ODODUWA em sp , e aprendi com o professor BABÁ KING o tempo de preparação e graduação de ‘’IFÀ’’
Conheço o trabalho do King e penso que ele criou uma alternativa dentro do africanismo muito razoável e orgânica, aproximando a coisa da sua origem com a sua Religião Tradicional Iorubana (se bem me lembro é assim o nome). Acho uma religião um tanto cara, mas enfim, cada um com seus valores (frase de duplo sentido, galera). rsrsrsrs
‘’Ifá’’ é um Deus que tem ligação com a sabedoria da vida , e atraves do sistema divinatorio ele introduz o caminho de comunicação entre ele o homem e seu destino , baseado em 3 aspectos passado presente e futuro . O ifa tem 3 mecanismos divinatorios , a versão mais simplificada e a vesao mais praticada por babalorixas e yalorixas trabalhando com 16 buzios , a versao mais complexa é o ifá iki que são 16 sementes para chegar no ODU , nesse ODU vc tem 256 ODUS que tem diferentes caminhos de se interpretar e responder a vida . Na africa um babalaô e impossivel se formar com menos de 16 anos , ex um babalao de conhecimento medio teria armazenado em memoria algo que escrito daria mais de 1000 paginas.
Sim, conheço e respeito muito o Oráculo de Ifá. E quanto a isso só um ligeiro esclarecimento... O Oráculo de Ifá é manejado pelo Babalawo ou pela Iyanifa; babalorixas e yalorixas fazem uso apenas do merindilogum.
quanto a cultuar demônios juro que desconheço , queria um pouco mais de informaçoes de sua opinião sobre isso , pra poder te ajudar !
Me perdoe se eu falei alguma bobagem, de repente não sejam "demônios" no sentido mais literal da palavras, mas vamos combinar que algumas práticas, principalmente da kimbanda, são um tanto escabrosas, e algumas “entidades” tem uns nomes bem sugestivos também, tipo; exú lúcifer, exú do lodo, exú morcego... e por aí vai; isso sem falar nas imagens que se vê nas floras dos carinhas de chifre, rabo e tridente na mão. Daí você vai numa casa e vê uma “incorporação” e é igualzinho sessão de descarrego da Igreja Universal, com grunhidos e ranger de dentes, a diferença é que ali na casa os caras estão vestindo um figurino que é uma mistura de Conde Drácula com Sidney Magal dos anos 70.
Não estou dizendo que é assim em todo lugar, jamais me passaria pela cabeça generalizar, mas eu já vi exatamente o que estou lhe relatando, não estou inventando uma vírgula. Mas entendo também que moro no Rio Grande do Sul e sei que o que existe por aqui em termos de "culto afro" não é parâmetro (graças aos deuses!).
Hoje estudo varias vertentes do ocultismo , mas traçei um caminho em minha vida quanto a essa questão que iniciarei cada degrau até onde quero chegar , como forma de respeito aos meus antepassados , iniciei na Jurema/Catimbó ( culto indigena ) , hoje estou estudando umbanda e candomblé e pretendo iniciar sacerdocio de umbanda , e depois partir para xamanismo e ordens iniciadas como amorc e por ai vai dentre outras que não vem ao caso citar , o motivo é que todas lidam com magia de alguma forma ( tirando amorc ) , e acredito só em minha cabeça kk que tudo isso em algum momento me servirá muito bem .
Muito legal você ter metas já estabelecidas. Vejo que já alcançou algumas delas, outras delas ainda estão por se materializar. Desejo a você muito sucesso e que suas buscas sejam sempre muito frutíferas. Precisando de qualquer coisa, estamos ai pra agregar.
: )