Em Thelema seguimos Crowley?

Talvez seja uma pergunta um tanto besta (sem querer fazer trocadilhos), mas ao estudarmos Thelema e participarmos de estudos da linhagem da A.:A.:, naturalmente estamos seguindo as ideias de Crowley, embora não precisemos seguir o caminho de Crowley, afinal cada pessoa tem o seu caminho. No entanto, ainda assim, são ideias trazidas por Crowley. Contudo, Crowley foi uma pessoa difícil, talvez melgalomaniaca, talvez genial, talvez esquizofrênica… Difícil saber. Bem, de qualquer forma, da para se dizer que Crowley não foi um exemplo a ser seguido… Problemas com drogas, sexualidade etc.
Seguir um sistema Thelemico como a A :A.: não poderia estar nos levando a seguir um sistema “desvirtuado” pelas ideias de Crowley? Ou um sistema basicamente apoiado na visão mágica de Crowley que, talvez, o tenha levado a um final triste e infeliz?

Obrigado a aqueles que puderem deixar suas considerações sobre essa questão.

3 curtidas

Na teoria, Thelema deveria independer de Crowley tanto quanto se espera que uma lei deva independer de seu legislador. Mas na prática costuma ser diferente, as pessoas têm essa dificuldade filial de soltar a mão da mãe.

Já a A.’. A.’. é amplamente amparada em Therion, o Mestre, e desta figura se faz explícita distinção da pessoa física de Crowley, o ego. E particularmente eu acho essa uma saída sadia, já que é a única capaz de validar certas coisas, ensinamentos que, na minha opinião, são amplamente válidos.

Seja como for, Ordens – sejam elas quais forem – são caminhos que levam a uma mesma porta. E depois dela é cada um por si. Ou, ao menos, deveria ser.

5 curtidas

Eu penso nele como aquele artista que produz música genial, que eu aprecio muito, mas que na vida pessoal tem comportamentos que considero no mínimo questionáveis. E eu não me refiro aqui ao uso de substâncias químicas ou à atividade sexual dele, mas aos comportamentos machistas, racistas, xenofóbicos, egoístas, etc. que ele teve.

Olhando por outro lado, ele foi um exemplo vivo de que a experiência espiritual não tem relação nenhuma com aquela velha moralidade cristã do “ser puro” que não fuma, não bebe, não transa, não mente, etc.; que qualquer pessoa — até mesmo um boêmio como Aleister Crowley — pode atingir a consecução. Isso é um baita incentivo!

Apesar do sistema da A∴A∴ costurar de maneira genial a magia e o misticismo de vários países e épocas, pouco disso é novidade — então você pode se sentir seguro aplicando estes métodos, eles não são “do Crowley”. Até mesmo Thelema tem precedentes pré-Crowley!

A genialidade dele está em como ele fez um casamento e releitura de todos esses sistemas em um todo coerente e disse ao mundo que qualquer pessoa pode trilhar este caminho e chegar os resultados que outros místicos, profetas, líderes religiosos, etc. chegaram.

Mesmo sabendo todas as coisas erradas que ele fez, não me canso de estudar as obras dele.

8 curtidas

93
@GFauque , faço coro com @aluvaia e com o @dyulax, não tome a mensagem pelo mensageiro. Como bem dito acima, Thelema tem precedentes pré Crowley, a “Magia Thelêmica” tem bases pré O.T.O. e A∴A∴ O principal para aquele que se denomina Thelemita, sob o conjunto de coisas que convencionamos a abordar como Thelema, é aceitar e fazer valer cumprir a Lei, sendo assim, não segue nada e a ninguém senão ao mais íntimo dele mesmo, ele tem um caminho aspiracional para sua própria vida, com orientações, ferramentas e relatos que foram propostos e experimentados por outros.

Se a sua preocupação é com visibilidade pessoal/social, veja DuQuette, Eshelman, Meral, Shoemaker, Frater B, Frater Hoor, Keron-e, Q.V.I.F. (para citar nomes famosos ou de pessoas atuais que aparecem na mídia ou nos meios esotéricos ao menos) e tantos outros que não possuem a “conduta reprovável do Crowley”. Estamos em 2021, existe muita coisa acontecendo envolvendo Thelema, e muitos exemplos interessantes para focarmos do que apenas na figura de Crowley.

Em tempo, conduta reprovável no meu contexto não envolve nem a questão sexual e nem o que ele consumia ou deixou de consumir, mas atitudes que poderiam sugerir ou inferir prejuízo de/em outros.

93, 93/93

5 curtidas

Boa noite pessoal, boa noite @Kaduoliveira

Primeiro respondendo ao @aluvaia e @dyulax. A mensagem de vocês foi muito esclarecedora. A mensagem do @dyulax, então, foi perfeita para o que estava buscando e me fez enxergar de uma forma mais ampla um assunto do qual, para mim, é novo.

@Kaduoliveira … Não, minha preocupação não é com a visibilidade… O que me deixa com a pulga atrás da orelha (Nem chega a ser uma preocupação) é a possibilidade de estar me empenhando em compreender as ideias de uma pessoa que não estivesse realmente preocupada com a busca do desenvolvimento pessoal e sim com ideias de autopromoção na sociedade ocultista de sua época e, quem sabe, até com problemas psicológicos…

Quanto a questão da conduta reprovável, também não me preocupa a vida pessoal do Mestre Therion, mas que os ensinamentos Thelemicos reflitam as sua conduta exagerada e, aí sim, venham a interferir na busca de quem segue seus ensinamentos.

Como um leigo no assunto Thelema creio que seja fundamental a liberdade de questionamento para não avançar com más concepções que, mais na frente, possam prejudicar o discernimento. Por isso, agradeço imensamente as respostas imparciais aqui colocadas por vocês, pois me possibilitam formar uma opinião própria sobre o assunto.

Valeu pessoal!

3 curtidas

são ideias trazidas por Crowley. Contudo, Crowley foi uma pessoa difícil,

Para admirar o produto de uma pessoa você não precisa admirar a pessoa que o fez. Você não precisa usar drogas para professar a sua crença no Liber Al mas se você usa drogas você também é bem vindo. Todo homem e toda a mulher é uma estrela, ninguém pode ser rejeitado por seus “defeitos”.

Seguir um sistema Thelemico como a A :A.: não poderia estar nos levando a seguir um sistema “desvirtuado” pelas ideias de Crowley?

Penso que ser um thelemita significa, basicamente, assumir que a palavra da Lei é Thelema, se você assume isso então você assume que o lugar onde isso foi escrito, o Liber Al, é o seu próprio livro da lei. Nesse Liber está escrito que as provações serão dadas pelo profeta, que o leitor deve obediência ao profeta, ora, Crowley é portanto a autoridade máxima no que diz respeito aos meios de se obter o sucesso nesse sistema de magia. Além do mais, ele não foi desvirtuado mas sim tornou-se virtuoso graças ao Crowley. É uma questão de ponto de vista mas, pegue qualquer obra ocultista e compare com o Liber Aba, acredito que você irá logo perceber como Crowley foi um divisor de águas entre os escritos deixados pelos clássicos e, principalmente, entre o monte de lixo que foi escrito pelos modernos. O sistema elaborado pelo Crowley é o mais maduro, elástico e completo que existe na minha opinião.

Sobre o final triste e infeliz…está escrito:

“Tu és enfaticamente o meu escolhido; e abençoados são os olhos que tu contemplares com alegria. Mas eu te esconderei em uma máscara de sofrimento: aqueles que te verem recearão que tu és caído: mas Eu te levanto

Al 3:53

Em suma: você não precisa seguir o mesmo estilo de vida do Mestre, mas você precisa estudar e refletir sobre tudo que ele deixou. Acredito que se você não encontrar virtude, quero dizer com isso algo de valia para ti, então você não está pronto para a corrente. Mas você irá encontrar virtude, lhe garanto isso.

2 curtidas

Gostei muito da tua resposta. Tenho compreendido melhor tudo isso de acordo com que vou estudando a temática. Agradeço muito tua resposta Satturnus!

1 curtida

E eu gostei muito da sua pergunta. Finalmente perguntas boas no fórum. :wink:

2 curtidas