Escolhendo um caminho

Saudações irmãos.
Recentemente me iniciei nos estudos esotéricos, místicos e ocultos por conta própria. Porém diante da grande variedade de informações disponíveis me sinto meio perdido e com dificuldades em escolher um caminho. Gostaria que os amigos mais esclarecidos pudessem me indicar lugares onde posso ter um conhecimento básico sobre algumas escolas iniciáticas, para que, a partir de então, possa me dedicar a um caminho. Me sinto profundamente atraído pelo Hermetismo e pelos mistérios do antigo Egito, por isso tenho um certo interesse pela AMORC, apesar de ter lido várias críticas a respeito. Seguem algumas dúvidas:
- A Rosa Cruz Áurea tem um conteúdo de caráter puramente filosófico? Quais os tipos de práticas que eles passam aos estudantes?
-O Circulo Iniciático de Hermes é um bom caminho para começar? Alguém poderia relatar suas experiências?
- http://www.ordoaa.com.br/ e http://astrumargentum.org.br/ são apenas dois portais diferentes para os mesmos ensinamentos?

Enfim, qualquer dica será muito bem vinda!
Agradeço quem teve paciência para ler e mais ainda quem tiver disposição para ajudar.
Grato.

Creio que ambos os sites tratam-se da mesma ordem. Recomendo que você estude os sistemas classicos para ter uma noção geral

Também estou a procura de livros e obras para leitura. Já achei algumas pela internet mas não muito material, e tudo muito disperso. Estou com um pouco de dificuldade em achar fontes favoráveis e confiáveis. No momento estou lendo O Livro da Magia Sagrada de Abramelin o Mago. Mas também gostaria de outras fontes.
@felino, se achar algo para iniciantes, compartilhe conosco. Podemos trocar conhecimentos de obras por e-mail se quiseres.

Atenciosamente,
Gabriel

Saudações @gabrielfurka

Senti uma certa afinidade com a A.'. A.'., pretendo passar alguns meses como estudante(como eles recomendam) antes de tentar entrar na ordem. Eles sugerem uma bibliografia pra quem tem esse interesse ir se familiarizando com os conceitos e decidir se deseja mesmo entrar pra ordem. A questão é que essa bibliografia varia um pouco e eles sugerem que se procure um neófito para que ele recomende uma adaptação dessa bibliografia. Esse será meu próximo passo, encontrar alguém que possa me dar essa orientação. Acho que é um bom caminho para começar. Aproveitando o post seria interessante que alguém que já é da ordem pudesse passar essa bibliografia, ou caso não possa ser divulgada assim, passasse o contato.

Grato

Holá, entre em contato com a ordem, eles providenciarão uma pessoa para lhe ajudar, essa pessoa irá lhe passar o curriculo de estudos, e todas as demais informaçãoes nescessárias. Boa sorte! Uma vez escolhido um caminho, persista nos deveres amigo! Tudo de bom, a A.'. A.'. É uma ordem muito boa, eu estou gostando do metodo dela. Até

Saudações, companheiros de busca. Como vocês, estou nessa caminhada, procurando realizar a minha evolução espiritual e retorno à minha origem divina, sentido original da palavra religião (do latim religare, no caso religar o homem e Deus).

Acredito que há somente um caminho, pois a Verdade é única, mas sei que cada um tem uma caminhada particular, pois uma coisa é o caminho e outra é a caminhada. Por isso, como dizem, "se conselho fosse bom não se dava, se vendia". Mesmo assim, gostaria de compartilhar a minha visão própria sobre o assunto e, quem sabe, fazer mais amigos nessa jornada.

Já faz alguns anos que comecei a questionar os dogmas da religião em que fui criado desde que nasci, e acabei enveredando pelo estudo do ocultismo, esoterismo, etc. Comecei a estudar esses assuntos, em grande parte pesquisando na internet, mas logo pressenti que não existe iniciação individual, por isso comecei a procurar por ajuda, uma escola que pudesse me explicar tudo aquilo que havia encontrado nos livros e na internet. Tratei de pesquisar diversas ordens, principalmente através da internet, e desde aquela época, sempre achei incompatível com o objetivo espiritual a cobrança de mensalidades/anuidades, ficando desanimado quando via que TODOS os sites que encontrava possuíam essa cobrança.

Achava, e ainda acho, que cobrar dinheiro por um conhecimento "privilegiado" torna o acesso das pessoas mais humildes quase que impossível. Sei que as estruturas formais precisam de dinheiro para manterem-se no plano material, e hoje tenho uma opinião mais elaborada de que essa manutenção deve ser feita principalmente por aqueles que estão a mais tempo dentro dessas estruturas e a frente delas, aqueles que possuem mais responsabilidade, para proporcionarem a oportunidade a todo e qualquer buscador, independentemente de sua condição social e financeira. Acredito também que o neófito deve, aos poucos, demonstrar seu interesse e "pagar" por tudo o que usufrui dentro dessa estrutura, dispendendo sua energia em prol de seu trabalho e contribuindo com todos, mas de maneira livre e espontânea, de acordo com as suas possibilidades, não necessariamente com dinheiro, pois há diversas maneiras de doação.

Assim, eu não tinha a grana que era pedida em todos os sites de ordens que eu entrava. Talvez se eu tivesse, teria pago, na ânsia de encontrar o que buscava, como acredito que muitos fazem. Então, hoje dou graças a Deus por não ter o dinheiro necessário naquela época.

Enfim, não é o caso de contar o que se sucedeu depois, até porque nem sei se é do interesse de todos. Então, se alguém quiser saber mais, bater um papo, trocar ideias e experiências, fiquem à vontade para me mandar um e-mail: eloicuri@gmail.com, ou continuar esse papo aqui mesmo no fórum.

Fraterno abraço.