Saudações, companheiros de busca. Como vocês, estou nessa caminhada, procurando realizar a minha evolução espiritual e retorno à minha origem divina, sentido original da palavra religião (do latim religare, no caso religar o homem e Deus).
Acredito que há somente um caminho, pois a Verdade é única, mas sei que cada um tem uma caminhada particular, pois uma coisa é o caminho e outra é a caminhada. Por isso, como dizem, "se conselho fosse bom não se dava, se vendia". Mesmo assim, gostaria de compartilhar a minha visão própria sobre o assunto e, quem sabe, fazer mais amigos nessa jornada.
Já faz alguns anos que comecei a questionar os dogmas da religião em que fui criado desde que nasci, e acabei enveredando pelo estudo do ocultismo, esoterismo, etc. Comecei a estudar esses assuntos, em grande parte pesquisando na internet, mas logo pressenti que não existe iniciação individual, por isso comecei a procurar por ajuda, uma escola que pudesse me explicar tudo aquilo que havia encontrado nos livros e na internet. Tratei de pesquisar diversas ordens, principalmente através da internet, e desde aquela época, sempre achei incompatível com o objetivo espiritual a cobrança de mensalidades/anuidades, ficando desanimado quando via que TODOS os sites que encontrava possuíam essa cobrança.
Achava, e ainda acho, que cobrar dinheiro por um conhecimento "privilegiado" torna o acesso das pessoas mais humildes quase que impossível. Sei que as estruturas formais precisam de dinheiro para manterem-se no plano material, e hoje tenho uma opinião mais elaborada de que essa manutenção deve ser feita principalmente por aqueles que estão a mais tempo dentro dessas estruturas e a frente delas, aqueles que possuem mais responsabilidade, para proporcionarem a oportunidade a todo e qualquer buscador, independentemente de sua condição social e financeira. Acredito também que o neófito deve, aos poucos, demonstrar seu interesse e "pagar" por tudo o que usufrui dentro dessa estrutura, dispendendo sua energia em prol de seu trabalho e contribuindo com todos, mas de maneira livre e espontânea, de acordo com as suas possibilidades, não necessariamente com dinheiro, pois há diversas maneiras de doação.
Assim, eu não tinha a grana que era pedida em todos os sites de ordens que eu entrava. Talvez se eu tivesse, teria pago, na ânsia de encontrar o que buscava, como acredito que muitos fazem. Então, hoje dou graças a Deus por não ter o dinheiro necessário naquela época.
Enfim, não é o caso de contar o que se sucedeu depois, até porque nem sei se é do interesse de todos. Então, se alguém quiser saber mais, bater um papo, trocar ideias e experiências, fiquem à vontade para me mandar um e-mail: eloicuri@gmail.com, ou continuar esse papo aqui mesmo no fórum.
Fraterno abraço.